quinta-feira, 29 de junho de 2017

Resenha:Paraíso de Dante Alighieri






Título:Paraíso
Título original:Paraíso ou Céu
Autor:Dante Alighieri
Editora:Martin Claret
Ano de publicação:1308
Ano de publicação no Brasil:2002 (a minha edição)
Número de páginas:173 (a minha edição,com os três livros juntos começa na página 357 e termina na página 529)
Preço:R$ 27,20 - R$ 38,90
Paguei:R$ 00,00 - Ganhei!
Nota:5/5



A atmosfera com a qual o livro se inicia perdura por todos os cantos.Dante chega ao primeiro céu,a primeira esfera.São nove no total,mais uma outra área específica.Dante,por não entender direito as coisas que está vendo,vai fazendo perguntas à Beatriz por todo o percurso.Beatriz é sua amada,a mulher que o inspirou a escrever livros e poemas.


O primeiro céu,Lua,abriga as pessoas que foram boas em vida,mas por algum motivo não seguiram até o fim a fé cristã,que,veremos mais tarde no livro,é o único modo de se chegar ao paraíso,às partes mais perto de Deus.Provavelmente o que vou falar agora também aconteceu nos dois livros anteriores,mas não me lembro direito...aqui temos várias referências aos livros da Bíblia católica,já que o protestantismo não existia naquela época,então há várias referências ao livro de Tobias e principalmente à Macabeus.Como sou protestante,tive que procurar as referências na internet,já que nas minhas Bíblias não existem esses livros,mas achei interessante e ainda me renderam reflexões do tipo "porque esses livros não estão na Bíblia protestante" e com alguns minutos de pesquisa descobri que os protestante adotaram a versão judaica do velho testamento,pois os judeus não consideraram aqueles outros 7 livros como inspirados por Deus,e isso permaneceu no protestantismo.


"Daí vem que uma luz de outra é diferente,
Não por efeito do que é denso e raro:
Esse é foral princípio eficiente
Conforme a sua ação o turvo e o claro." _ V 49,Canto II


O segundo céu,Mercúrio,abriga pessoas que fizeram votos,promessas,juras em troca de algo e acabaram não cumprindo direito.Um exemplo pra vocês entenderem direito.Falar "Senhor,se eu conseguir esse emprego eu vou jejuar todos os dias por 8 horas" e depois não jejuar todos os dias,ou jejuar por menos horas do que foi dito na promessa.Para justificar isso,eles citam Levítico 27 "O homem que fizer voto e prometer a Deus a sua vida,dará o preço,segundo a avaliação",então as pessoas que não cumpriram os votos ficam ali.


Devemos nos lembrar de que o primeiro céu é o mais distante de Deus e que o último céu é o que está mais perto.Então podemos ver que as pessoas que,apesar de serem boas,não fizeram tudo certinho,ainda que estejam no céu,num lugar de paz,estão "longe" de Deus por causa de alguns erros que cometeram ou coisas que deixaram de fazer.


O terceiro céu,Vênus,é regido por anjos que fazem parte do coro celeste,chamados de principados.Nessa esfera,nesse céu,estão os que foram bons em amar,mas faltaram temperança.Ou seja,amavam demais,à ponto de fazer coisas erradas pelas pessoas que amavam.Em certo diálogo,as pessoas que adotaram vocações inadequadas também são condenadas.Pessoas que poderiam ensinar,mas escolheram fazer outra coisa,ou pessoas que poderiam trabalhar no clero,ajudando de alguma forma,e não quiseram.


"A vida nossa vem diretamente
De Deus,Supremo Bem,que em nós acende
Amor tal,que o deseja eternamente." _ V 48,Canto VII


No quarto céu,Sol,começamos a ver as pessoas que estão mais perto de Deus,aquelas que não são separadas pelo erro,mas pela virtude.Como diz a introdução do canto X,onde estão as almas resplandecentes,os sábios.Aqui Dante encontra várias pessoas e conversa com várias delas,sobre o lugar onde estão,o que eles fizeram em vida e sobre religião,obviamente.


O quinto céu,Marte,abriga a alma das pessoas que de alguma forma lutaram pelo cristianismo.A primeira pessoa que Dante encontra é seu progenitor,um antepassado,que fala sobre a genealogia da família e sobre o que cada um fez pelo cristianismo,então sabemos que Dante vem de uma família religiosa.Eles também conversam sobre Florença,a cidade de onde eles vêm.


"Não,por que mais ao claro em ti se veja,
Mas porque,sendo a sede revelada,
Prestada em proporção água te seja." _ V 4,Canto XVII


No sexto céu,ou esfera,Júpiter,estão os que foram justos de acordo com a escritura sagrada,como Davi e Ezequias.No sétimo céu,Saturno,estão as personificações de temperança,aqueles que serviram de exemplo às próximas gerações.O primeiro canto nessa esfera é bem interessante por discute sobre se alguém pode se salvar sem a fé cristã,e à Dante é afirmado que não,porém anteriormente vemos que houve um pagão salvo pela misericórdia de Deus...Aqui também é falado sobre o estado deplorável da igreja atual em comparação à igreja primitiva formada em Atos.


"Em um só Deus eu creio onipotente,
Eterno,que,imutável,os céus move,
No desejo e no amor sempre clemente," _ V 44,Canto XXIV


Na oitava esfera,o céu das estrelas fixas,Dante se encontra com Cristo e com a Virgem Maria e tem sua fé testada por São Pedro.O diálogo de Dante e Pedro é bem interessante,e claro,sua devoção por Cristo e por Maria também.Entramos então no nono céu,o Primum Mobile (Primeira esfera a ser movida),que é a última parte física do paraíso e de onde ele está Dante vê a essência divina,e nesse céu,tudo é rodeado por anjos cantando.Dante e Beatriz conversam sobre várias coisas,dentre elas,pregadores que desonram o púlpito,é bem interessante.


"Não disse Jesus Cristo ao seu convento:
Parti ao mundo apregoai mentira;-
Mas deu-lhes da verdade o fundamento." _ V 37,Canto XXIX





Então Dante chega ao lugar não-físico do paraíso,chamado Empíreo.Dante passa a ser acompanhado por São Bernardo,pois Beatriz vai se assentar no seu trono,que recebeu por ter sido uma boa cristã,seu galardão.São Bernardo reza à Maria e a apresenta a Dante,então Dante recebe a permissão para ver o próprio Deus,como a fé cristã crê que existem Pai,Filho e Espírito Santo,Dante vê os três,separadamente,mas na mesma essência.Então Dante sai do paraíso e volta à terra.


"E após as flores virão frutas boas." _ V 49,Canto XXVII


Agora vamos falar sobre minha experiência de leitura com Paraíso,último livro de Divina Comédia.Eu amei cada parte da leitura,assim como amei a leitura dos outros dois livros anteriores.Esse foi o que eu li mais rápido,mesmo tendo demorado uns 2-3 meses pra lê-lo.Não acho que esse livro seja um livro que deve ser lido rápido,acho que ele deve ser degustado lentamente,um ou dois cantos por dia.Há várias reflexões a serem feitas depois da leitura de cada canto,sendo você cristão ou não.


Como eu disse,sou protestante,mas acima de tudo sou cristã,não sou religiosa,apenas sigo e amo a Cristo,não ligo muito pra religião ou rituais religiosos,então eu não me incomodei pelo fato de o livro ser sobre a igreja católica,já que era a que existia na época,mas sei que pessoas religiosas,daquelas extremas,não irão gostar desse livro,então por favor,se você é um protestante que defende a religião mais do que defende à Cristo,ou que ama a religião mais do que à Cristo,não leia.


Eu adorei ver o posicionamento do Dante sobre várias coisas,e claro,ver o posicionamento das pessoas com quem ele conversou durante toda a visão,durante sua passagem pelo paraíso.Vários desses pensamentos expressos não servem pra mim,no sentido de que são contrários ao que eu penso,ou até são parecidos com o que eu penso,mas têm partes com as quais eu não concordo.Mas acho que livro nenhum vão falar tudo que você pensa do jeitinho que você pensa,a menos que você seja o autor do livro.


"A casa,de que o mal vosso nascera,
Que vos deu morte,justamente irada,
E ao feliz viver vosso fim pusera." _ V 46,Canto XVI


Se vocês repararem,as esferas têm nomes de planetas,mas não há uma Terra,o que me faz pensar que Dante acredita que não há vidas em outros planetas.Pensem bem,um dos únicos planetas que não estão ali é a terra,pois a terra de fato existe,então,se fossem nomear alguns dos círculos do paraíso com esse nome,esse círculo teria que ser parecido com o que há na terra.Nomear os círculos com nomes de outros planetas é como se ele pensasse que qualquer círculo poderia abrigar qualquer tipo de pessoa,já que nesses planetas não existe vida inteligente.Outra prova disso é que obviamente,Dante só encontra terráqueos.


Eu gostei bastante das referências aos 7 livros que não estão na Bíblia protestante,pois isso me fez conhecer mais da Bíblia dos católicos,não sei se posso falar que não vejo motivos para que esses livros não fossem incluídos,achei-os legais,cheios de coisas boas,mas sei que houveram motivos para que eles não fossem colocados ali...


Falando sobre a parte física do livro.A minha edição,especificamente,é da Martin Claret,dos tempos em que a editora só lançava livro com as capas mais horríveis do mundo e éramos obrigados à comprar porque só existia aquela edição,ou era a edição com os melhores comentários,ou era a mais barata.Sinceramente,acho essa edição de Divina Comédia barata,temos que ver que são 3 livros contidos aqui,há partes em italiano e latim que foram traduzidas e colocadas no rodapé da página,há vários comentários contextualizando tudo pra gente não se perder.Eu não conhecia nem 2% das pessoas que Dante encontra ali,e como há uma mini biografia de cada pessoa no rodapé da página em que ela aparece,não ficamos tão perdidos.


Fora que há textos de apoio no início do livro falando sobre a influência dessa obra,há textos sobre os 3 livros,e no final há textos falando sobre o que Dante lia,o que ele gostava,como começou a escrever,e na minha edição(não sei se as outras impressões do livro também contém isso) há algumas perguntas no final como "Como poderíamos justificar o título Divina Comédia?" e "Qual seria a verdadeira importância da noção do pecado para auxiliar no estabelecimento do poder da igreja católica?",que nos fazem pensar mais sobre a obra e vermos se realmente entendemos tudo que deveria ser entendido.


"Che furon come spade alle Scritture
In render torti li diritti volti." _ Rodapé,Canto XIII


As folhas são brancas e a fonte é bem pequena.Sabe aquelas Bíblias de letra grande que continuam sendo pequenas,mas maiores do que a letra da maioria?Então,esse livro é assim.Se formos comparar com outros livros,a fonte é bem pequena,mas se formos comparar com a Bíblia,a letra é grande.Ele foi escrito no mesmo formato de Salmos,e é escrito formando tercetos,ou seja,a cada 3 versos temos um "versículo",uma estrofe nova.E essas estrofes são numeradas,e a maioria dos cantos têm de 40 à 50 estrofes.E a última estrofe de cada canto tem 3 linhas.


A linguagem obviamente é difícil,pois é bem antiga,de 1300,então sim,talvez você precise de um dicionário de vez em quando,eu precisei diversas vezes,mas isso não atrapalhou minha leitura e espero que não atrapalhe a sua também.Minha tia e minha prima leram o livro em italiano,e quando viram o meu,em português,passaram o olho e aparentemente a tradução está ótima,podem confiar na edição da Martin Claret.

Nenhum comentário:

Postar um comentário