terça-feira, 6 de junho de 2017

Resenha:O Menino do Portinari de Caio Riter




Título:O Menino do Portinari
Autor:Caio Riter
Editora:Escala Educacional
Ano de publicação:2008
Número de páginas:120
Preço:De R$ 30,90
Paguei:R$ 00,00 -Ganhei-
Nota:4/5



As férias estão terminando e daqui alguns dias o ano escolar vai começar.Teresa lamenta por isso,pois ela,que mora em Porto Alegre,gostaria de ficar mais em Torres com a prima Isabela,pois segundo Teresa,o calor de Porto Alegre é insuportável,e ela não consegue se refrescar dentro de casa.


No dia em que está indo embora,dentro do ônibus,recebe uma mensagem dizendo uma senha,e que ela teria que pegar uma pasta com coisas importantes dentro,mas ela sabe que aquela mensagem não é para ela,pois está escrito "Nos encontramos no lugar combinado,Nat.".Teresa foi respondendo as mensagens porque inicialmente pensou que fosse sua mãe.


"Atrás de rostos simples poderiam se esconder mistérios,desejos,maldades." _ Página 39

Teresa,15 anos,sempre foi fã de romances policiais e sempre cita o Comissário Maigret durante o livro.Com a senha recebida e o local onde deve pegar a pasta,ela se vê tentada à entrar numa aventura como detetive.Claro que ela não pensa muito no que realmente pode acontecer,ela apenas quer saber o que já dentro da pasta,pois quer viver pelo menos um dia como Maigret vivia a vida.


Ela chega ao banheiro da rodoviária e uma mulher lhe entrega a pasta assim que ela diz a senha.Ela continua conversando com a pessoa que lhe mandou as mensagens como se fosse Nat,a mulher que realmente deveria ter pego a pasta,mas não percebe que está mexendo com pessoas perigosas.


Ela vai para a casa de duas amigas gêmeas,Ana Maria e Mariana,chamam um amigo,Jotapê,e começam a tentar descobrir o que significa o conteúdo da pasta:dois jornais e um bilhete que pede para seguir as estrelas.Juntamente com as gêmeas e Jotapê,seu amigo e sua paixonite secreta,ela vai perceber que ser detetive é bem mais perigoso e sério do que pensava.




Eu amei o livro!Claro,não dei 5 estrelas porque sim,achei que as coisas aconteceram meio rápido,mas como o livro é pequeno,entendo.Eu não esperava que fosse me apegar a personagens em apenas 120 páginas,pois vou contar pra vocês,há livros que tem 500 e não consigo me apegar à ninguém.Eu até consegui me apaixonar pelo Jotapê durante o livro haha.(Me desculpem o haha,mas é que kkk fica pouco profissional)


"Mergulhou naquele olhar,sentiu que aquela história tomaria o rumo que o Jotapê quisesse." _ Página 21

No início eu pensei que fosse ser um livro bobinho,mas não é!Apesar de ser literatura infanto-juvenil e achar que sim,essa faixa etária vai gostar,adultos que gostam de investigação policial também vão amar.Claro,não espere grandes mistérios,isso não é As Aventuras de Sherlock Holmes,mas é sim uma investigação que foi gostosa de acompanhar.


Eu gostei do modo como a arte foi retratada no livro.O modo como deram uma certa importância à arte e valorizaram a arte,no sentido de ter dado um valor,um preço à ela.Outra coisa que preciso falar é dos desenhos presentes no livro.



Os personagens foram desenhados por Ricardo Cammarota,e devo dizer que ele fez um ótimo trabalho!Não é nada realista,é bem coisa de desenho,de gibi mesmo,mas é cheio de detalhes e o traço é tão diferente,grosso,brusco,achei isso legal.E os cenários foram desenhados por Rogério Borges,que já trabalhou como ilustrador de outros livros.Os desenhos dele parecem telas em aquarela e é cheio de detalhes.


A fonte tem um tamanho agradável,grande até.O espaçamento também é ótimo,a única coisa que pode incomodar o leitor são as páginas brancas,o que realmente é chato,mas não creio que atrapalhe tanto,já que além de as letras serem grandes,há várias páginas que são tomadas por desenhos.A edição está maravilhosa!Se não fossem as páginas brancas,eu diria que está perfeita.


Esse livro é o primeiro de uma série de livros policiais chamado BR.doc,ou seja,todos os livros são escritos por brasileiros e isso é que o mais me chamou a atenção.Pelo que diz na contra-capa do livro,cada livro da série se passa numa região diferente do Brasil,o que aumentou mais ainda minha vontade de lê-los.E todos são cheios de ilustrações,quero!


Além de tudo isso,teve uma referência à Capitu na página 79."Olhos dissimulados.De cigana.",eu gritei quando li haha.Fica aqui uma grande recomendação de literatura nacional de qualidade,e além disso,é literatura policial,né?Puro amor!Espero que vocês leiam e que gostem tanto quanto eu gostei.

4 comentários:

  1. Vc pode me dizer quais são as características físicas e emocional dos personagens Teresa as gêmeas e botão e pf?

    ResponderExcluir
  2. voce poderia me informal o local e a data de publicação deste livro por favor ?

    ResponderExcluir
  3. É um livro antigo, foi lançado há anos. A data e o local estão na ficha catalográfica do livro!

    ResponderExcluir