domingo, 18 de junho de 2017

Resenha:Teleco,o Coelhinho de Murilo Rubião(Conto)




Título:Teleco,o coelhinho
Autor:Murilo Rubião
Encontra-se no livro:O Pirotécnico Zacarias / No meu caso foi no livro Contos Brasileiros 2
Ano de publicação:1981 / Mas o livro em que eu o li foi publicado em 2007
Número de páginas:8
Nota:4/5



"Três coisas me são difíceis de entender,e uma quarta eu a ignoro completamente:o caminho da água no ar,o caminho da cobra sobre a pedra,o caminho da nau no meio do mar,e o caminho do homem na sua mocidade." Provérbios 30:18-19.


O conto começa com a citação acima.E logo depois com alguém pedindo cigarros ao narrador.O narrador nega,diz que vai chamar a polícia,mas quando se vira,percebe que é um coelho que o está chamando.Como o narrador mora sozinho,resolve chamar o coelho para passar alguns dias com ele.


Teleco,o coelho,não era apenas um coelho,mas era também qualquer outro animal que quisesse ser.Muitas vezes isso era divertido,mas Teleco começou a pregar peças no narrador e o narrador não estava gostando daquilo.


"À noite serei cobra ou pombo.Não lhe importará a companhia de alguém tão instável?"

Eles inclusive brigam feio,não vou falar o motivo,pois espero que vocês leiam o conto.Foi um conto que gostei bastante,dá pra fazer várias metáforas com tudo que acontece.Por exemplo,pra mim a representação do coelho nada mais é do que alguém que inicialmente parecia fofo e inofensivo,mas que aos poucos foi mudando,assim como Teleco vai mudando de forma ao longo do conto.


Eu gostei do conto justamente porque,como eu disse,eu não pensei em Teleco como um animal em si,mas levei isso tudo como uma metáfora,e justamente por isso,eu consegui fazer várias reflexões durante a leitura rápida do conto.Me fez querer ler o livro em que ele se encontra e ver se todos os contos são tão legais quanto ele.


Bom,como é uma resenha de conto,ela é curtinha mesmo.O conto é pequeno,super legal,bem escrito e tem umas coisas bem malucas.Obviamente não é realismo,então não leve tudo muito à sério,abra a cabeça e faça reflexões sobre o que está lendo.Se você prestar atenção,tem bastante coisa legal nesse conto.

Um comentário:

  1. O AUTOR ME DECEPCIONOU,ADORO OS LIVROS DELE,MAIS,ESSE NÃO É BOM,
    ELE FALA QUE O COELHO PEDIU UM CIGARR.
    EU TENHO UMA PROVA SOBRE ESSE LIVRO, E VOU FALAR A VERDADE.ESPERO QUE DA PROXIMA VEZ ELE ESTEJA MELHOR!
    OBS:CONTINUO GOSTANDO DO AUTOR.

    ResponderExcluir