sábado, 10 de junho de 2017

Resenha:Laço Eterno Luz de Renata Melo


Título:Laço Eterno Luz
Autor:Renata Melo
Editora:Buqui
Ano de publicação no Brasil:2016
Número de páginas:200
Preço:R$ 39,00
Paguei:R$ 00,00 - Recebi da autora-
Nota:5/5



Quero deixar bem claro,desde o início,que o fato de eu ter recebido o livro da autora não alterou em nada minha nota,e que essa será uma resenha 100% sincera do início ao fim.Aproveitem.




Joaquim e Bruna se conhecem no final do primeiro livro da trilogia,Laço Eterno,quando Bruna,vinda do Uruguai,desembarca em Porto Alegre,e Joaquim é quem vai levá-la ao seu destino final.Bruna saiu de seu país com a esperança de conseguir recomeçar,de escrever uma nova história pra sua vida,com a esperança de que no Brasil ela conseguiria esquecer o motivo que a fez sair de seu país.


Bruna tem olhos claros,é alta e tem o cabelo liso meio ondulado.É enóloga,ou seja,ela analisa o solo e fiscaliza tudo sobre a plantação e cultivo de uvas e sommelière,uma especialista em vinhos,e veio para o Brasil para produzir um vinho que fosse diferente dos outros.João,melhor amigo de Joaquim,a contratou para isso e ela fará tudo para conseguir fazer um bom vinho.


"Esteja sempre atento,pois nunca saberemos de tudo,apenas o essencial.Esse é o mistério da vida." _ Página 9.


Como Joaquim é o melhor amigo de João desde a infância,ele fica encarregado de buscar Bruna,que é a nova promessa da produção de um ótimo vinho.Joaquim sente uma atração muito forte por Bruna assim que a conhece,e com a desculpa de mostrar a cidade à ela,eles acabam indo almoçar juntos e conhecer alguns pontos turísticos.Eles ficam na casa que Joaquim tem em Porto Alegre,e apesar de se beijarem,não passa disso,os dois reconhecem que ter algo à mais,naquele momento,seria loucura.


Desde o início do livro sabemos que algo aconteceu com Bruna,mas ela não se sente preparada para contar à Joaquim,afinal,eles acabaram de se conhecer,certo?Apesar de sentir que em algum momento ela vai contar,ela sabe que precisa sentir mais confiança,precisa conhecê-lo melhor,para que não haja arrependimentos depois.


Joaquim é um engenheiro,mas ele é muito mais que isso.Ele é uma pessoa especial,no sentido mais puro da palavra,e ao longo da leitura vocês vão perceber isso.Joaquim,desde o momento em que tocou em Bruna,sabia que ela era o amor de sua vida,que ele já a amava e torcia para que pudessem ficar juntos.


"Aprendeu cedo que as pessoas não estavam prontas para entender o desconhecido." _ Página 43


Depois do tempo que passam juntos,Joaquim a leva até a casa de João e Sophie.Sophie e João estão juntos há anos,e são a família de Joaquim,já que seus pais não estão mais vivos.Eles são o porto seguro de Joaquim,e ver essa relação de amizade no livro foi legal,porque mostra não somente o romance,mas mostra também a importância de se ter bons amigos.


O relacionamento de Joaquim e Bruna foi mais real,mais palpável do que o relacionamento de Alan e Grenda.Motivos?Os dois trabalham,por isso não conseguem se ver todos os dias.Eu acho lindo livros em que as pessoas estão apaixonadas e se veem todos os dias,mas sabemos que isso é meio irreal.Ele é engenheiro e ela trabalha na produção de vinhos,as profissões não tem nada a ver e exigem tempos de dedicação diferentes,seria impossível eles se verem todo dia.Esse não é um livro de romance em que tudo dá certo,mas é um livro de romance que poderia acontecer com qualquer um de nós.


Pelo fato de o livro se passar no sul do país temos várias cenas em pontos turísticos,ou em restaurantes com comidas típicas,vinhos produzidos por ali e coisas assim.O clima do livro é bem o clima de um filme de romance leve na medida certa,mas real,pois nem tudo é tão leve assim.Os personagens tem vidas ocupadas,trabalham e têm alguns problemas pessoais e até mesmo no trabalho,isso deu o ar de realidade que precisávamos pra não enlouquecer quando Joaquim faz uma certa revelação.


A família de Bruna,tem uma vinícola no Uruguai.É uma família tradicional,que preza pelos valores e sempre quer a família reunida,por isso Bruna sabe que magoou os pais ao sair do país,mas também sabe que nesse momento da vida ela precisava pensar em si mesma e deixar de lado,por um tempo,a vontade dos pais.Grenda fez intercâmbios para alguns países,inclusive para o Brasil,por isso ela já sabe falar português quando chega aqui.


Há também um personagem chamado Juan.Em um dado momento,Bruna volta ao Uruguai para ver os pais e resolver alguns problemas pendentes,e reencontra Juan,seu primeiro namorado e amigo.Por já o conhecer bem,ela se sente segura perto dele,o que quase nunca acontece perto de outras pessoas,apenas perto de Joaquim,por causa de traumas que ela sofreu.Juan é um personagem super cativante e compreensível,maduro...e apaixonante.


Neste livro acompanhamos a trajetória de duas almas em busca de amor e redenção,em busca de seu porto seguro,mas que sabem que nem sempre todos os capítulos do grande livro da vida tem finais felizes.Acompanhamos a vida de pessoas palpáveis,pessoas que poderiam ser seu amigo,ou até mesmo você.Pessoas que precisam e gostam de trabalhar,gostam do que fazem,e apesar de todas as coisas ruins da vida,lutam pra conseguir seguir em frente.





Joaquim é,sem dúvidas,um dos personagens mais compreensíveis que já conheci através dos livros.Ele sabe quando precisa falar algo,sabe quando precisa ficar calado e dar espaço à pessoa,e principalmente,sabe o que deve ou não fazer para que Bruna,seu grande amor,seja feliz.Joaquim não é sufocante ou ciumento,ele sente ciumes,claro,é natural,mas não é daqueles caras que sentem ciumes de qualquer pessoa que chegue perto de sua namorada.


Bruna é uma pessoa,apesar de toda a instabilidade emocional,bem pé no chão.Ela sabe o que quer,sabe o que precisa fazer e faz,mesmo que demore um certo tempo.Ela é focada em seu trabalho,e mesmo com todas aquelas coisas acontecendo ao mesmo tempo ao seu redor,ela entrega todas as pesquisas em dia,e faz de tudo para produzir o melhor vinho.


A história dos dois é bem mais profunda do que parece ser pela resenha,mas não dei muitos detalhes porque não quero dar spoilers,mas acreditem em mim,tem muita coisa nessa história que você não vai encontrar em qualquer uma.


"O melhor que  você pode fazer não é o suficiente pra mim." _ Página 140


Além de todo o conflito dentro do relacionamento,temos conflitos na família de Bruna.O fato de ela ter saído do país de repente por um acontecimento traumático,que mudou não somente sua vida,mas também a vida de várias pessoas.Esse acontecimento é muito importante,e vai dar um toque de drama na história,e confesso que achei Bruna corajosa por ter tido coragem de resolver o que precisava ser resolvido sobre esse trauma.Muitas pessoas passam por coisas parecidas e simplesmente desistem de viver,ou começam a apenas existir e não aproveitam a vida.


A vida de Bruna,antes de conhecer Joaquim já não era fácil,principalmente por causa desse trauma,e continuou não sendo fácil depois de conhecê-lo e nem mesmo depois de voltar a conversar com Juan.Os últimos capítulos do livro são bem tristes.Acontecem duas coisas que são difíceis digerir,duas coisas muito fortes emocionalmente falando,duas coisas que deixaram um buraco no coração de Bruna por um tempo,mas ela tenta ser forte e ver bondade,ver as coisas boas em meio ao caos.


Esse livro,em termos de realidade e emoção,pra mim,foi melhor que o primeiro.Mas como vocês puderam ver na resenha de Laço Eterno,eu amei o Alan,por isso não sei dizer qual livro é meu preferido até agora.Apesar de amar o Alan,também consegui amar Joaquim,e vocês vão entender o motivo quando lerem,e consegui adorar o Juan,ele é engraçado e protetor na medida certa.Eu achei essa história mais bem desenvolvida do que a primeira,não teve tantos clichês e foi emocionante do início ao fim.





A edição continua linda.Eu adorei a capa.O tom sépia usado deu um toque mágico à capa.As pessoas também ajudaram bastante,já que são lindas,e os sorrisos são incrivelmente apaixonantes.Realmente parece que as pessoas da capa se amam,gostei disso.A folha de rosto,assim como no primeiro livro,tem a mesma imagem da capa,só que em preto e branco.


A folha é branca,mas as letras são grandes.Eu li boa parte do livro durante a noite e não me senti incomodada com o reflexo de luz.Os capítulos continuam sendo separados por um desenho fofo,mas diferente do desenho do primeiro livro.Encontrei dois erros de revisão durante a leitura,mas são quase imperceptíveis,eu só percebi porque eu estava lendo com bastante atenção.


"Procuro não pensar como será minha dor,e sim ter certeza,quando for minha hora,de que eu tenha vivido intensamente e tenha feito valer a pena cada minuto que tive." _ Página 183


Livro recomendadíssimo!Quem gosta de romances com algo a mais,vai amar.O foco é sim o romance,mas tem muito mais do que isso.Falava sobre problemas da vida adulta,sobre dedicação,seja ao emprego ou à pessoas.Fala sobre amor e amizade,sobre saber superar os obstáculos da vida e continuar tendo a esperança de que coisas boas acontecerão.Assim como o primeiro,esse tem um clima gostoso,que te faz querer ler mais e mais,sem parar.Recomendo que ouçam o album Submarine do Alex Turner enquanto estiverem lendo os livros,se puderem,vejam o filme Submarine depois.A história não tem muito a ver,mas as músicas casaram perfeitamente com o filme/livro Submarine e também com Laço Eterno.



2 comentários:

  1. É uma história de amor muito linda e ao mesmo tempo triste... Quando vai chegando no final as coisas que acontecem com o Joaquim são muito impactantes, me fizeram refletir bastantes sobre a vida, sobre superação, amor, perdão. Também me despertou vontade de viajar porque as histórias são contadas em lugares muito bonitos da serra gaucha..
    Super recomendo esse livro, vale muito a pena a leitura!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais legal do livro são as reflexões,que apesar de não serem coisas jogadas na cara,nos fazem pensar bastante.Luz é o meu preferido da trilogia justamente pelo que acontece com o Joaquim,não é o que normalmente acontecia(a menos que sejam livros do Nicholas Sparks haha),mas mesmo assim é algo bem real.Investir num relacionamento que ele sabia que não iria dar certo seria burrice,ainda mais sabendo que ele machucaria a Bruna depois.Foi um corte de relação muito brusco,de repente,não era algo que ela estava esperando que acontecesse,mas foi importante pra ela pra que ela crescesse e pudesse entrar numa frequência parecida com a dele na próxima jornada.

      Excluir