domingo, 11 de junho de 2017

Resenha:Laço Eterno Renascer de Renata Melo



Título:Laço Eterno
Autor:Renata Melo
Editora:Buqui
Ano de publicação no Brasil:2017
Número de páginas:200
Preço:R$ 39,00
Paguei:R$ 00,00 - Recebi da autora-
Nota:5/5



Quero deixar bem claro,desde o início,que o fato de eu ter recebido o livro da autora não alterou em nada minha nota,e que essa será uma resenha 100% sincera do início ao fim.Aproveitem.


Ayre é uma escritora brasileira que decide ir ao Chile para fazer pesquisas para seu mais novo projeto de escrita:um livro de culinária.Mas ela não quer um livro comum,ela quer um livro que tenha algo a mais,que chame a atenção não somente por conter receitas típicas e saborosas,mas por ter sentimento e beleza.Ela quer que o livro tenha um projeto gráfico interessante e que possa,não somente ensinar receitas,mas emocionar quem estiver lendo.


Benham é filho do dono de um mercado de peixes,o Sr.Sebastian.Sempre foi bem sucedido,mas um dia percebeu que dinheiro não era tudo na vida,resolveu ir viver perto do pai.Ele ajuda no mercado sempre que pode,e tem uma pousada que,apesar de não ser a mais famosa da cidade,Viña del Mar,é uma pousada conhecida e sempre tem vários hóspedes.


"Vim direto pra sua casa.Não queria que ficasse sozinha." _ Página 93


Ayre está conhecendo melhor a cidade,e encontra Ben,que como é um homem gentil e educado,se dispõe a ajudar Ayre com pesquisas sobre chefs que poderiam contribuir para a pesquisa do livro.Apesar de sentirem atração um pelo outro desde o primeiro momento,eles tentam se manter apenas no nível de amizade.Ben quer ajudar e Ayre quer a juda dele.


Antônio,o chef sócio de Ben,é um dos primeiros chefs que Ayre conhece.Viña del Mar é conhecida por pratos com mariscos e outros tipos de frutos do mar,então boa parte dos pratos que Ayre prova,não importa onde vá,tem o gostinho do mar.Inclusive,vários dos pontos turísticos que são cenários da história ficam perto do mar.


Ayre teve,além da pesquisa para o livro,outro motivo para deixar o Brasil,tentar recomeçar,renascer.Em Viña del Mar ela conhece várias pessoas,como por exemplo,Javier,um fotógrafo.Como eu disse,Ayre quer fazer um projeto gráfico diferente pro livro,e conhece Javier num festival da cidade,e lá mesmo,como as pessoas estão comendo vários pratos dos chefs que aceitaram participar do projeto,eles começam a tirar as fotos.


Apesar de sua vida estar indo bem,de ter feito amigos que sabe que serão pra vida inteira,e estar ao lado de um homem que mostra gentileza,respeito e principalmente,paciência,Ayre sabe que precisa voltar ao Brasil para terminar algo que deixou em aberto.Ayre precisa conversar com seu ex-marido Igor,que aparentemente não aceitou bem o término do casamento,e nessa viagem ao Brasil,Ayre se mostra uma pessoa cheia de bondade e luz.


"Sei que não adianta olharmos para trás,nem ficarmos preocupados com o que virá.Então ocupei meu corpo e mente de forma a atrair o que queria para mim." _ Página 163


Ayre e Ben sabem que eles têm uma conexão forte,que o amor que eles sentem não começou ali e que não acabará ali,e por isso eles precisam ter paciência e saber respeitar não apenas o tempo um do outro,mas o tempo do universo,pois eles sabem que um pequeno erro pode fazer com que eles não se vejam por muitos e muitos anos.Eles são provavelmente um dos casais mais fofos do meio literário,pois,apesar de obviamente amarem contato físico,eles não precisam disso pra mostrar que se amam,mostram isso apenas cuidando um do outro.





Uma coisa que me ganhou nesse livro foi o fato de aqui as coisas terem acontecido mais devagar,não com enrolação,mas no tempo certo.Como vocês puderam ver,no primeiro livro,na minha opinião,algumas coisas aconteceram rápido demais,mas nesse livro não ouve isso.Os personagens sabiam que precisavam esperar um tempo,que precisavam resolver algumas coisas antes,e principalmente que precisavam respeitar o tempo um do outro e não tentar interferir em coisas que poderiam sair do controle deles.


"Quero que,quando lembrar de mim,seja com as lembranças que formamos nesse tempo em que ficamos juntos..." _ Página 149


Eu gostei do fato de eles se sentirem tão plenos,que sabem que,mesmo sendo mais gostoso e sendo do desejo deles,eles não precisam ficar o tempo todo juntos,desde que aproveitem cada segundo quando estiverem juntos e criarem memórias boas.Gostei de não ter tido ciúme desnecessário ou brigas por causa disso,mas apenas ter tido amor e paciência.


"Ben segurou na mão dela,olhando em seus olhos.Ayre sorriu,e ele entrelaçou os dedos com os dela e beijou carinhosamente sua mão ao saírem da pousada" _ Página 53 morta estou,morta estou...


Como sou a louca dos crush e sou manteiga derretida,em vários momentos eu sorria apenas por ler um trecho carinhoso,ou de ler um diálogo que parecia poesia.Esse livro não me fez ficar com raiva ou confusa como o segundo livro fez.Nesse eu sabia pra quem eu estava torcendo e sabia que as ações deles tinham motivos reais,não só um "acho que estou pronto(a)" e depois quebrar a cara pela escolha feita.Em outras palavras,achei os personagens mais maduros aqui.


Gostei do fato de,dessa vez,os dois saberem o que deveria ser feito.Vimos nos livros anteriores que o fato de apenas um saber e carregar isso consigo poderia fazer um grande estranho.E tenho que falar sobre algo que acho super interessante.Fiquei com muita vontade de comer frutos do mar,eu já amo,e agora,além de comida asiática,quero comer comida chilena.E uma coisa legal é que o livro,além de comida,nos apresenta vários pontos turísticos da cidade,e sempre que aparecia um nome novo/desconhecido,eu corria no google pra pesquisar,e me apaixonei pela cidade também.



A edição continua linda.Minha mãe adorou essa capa!Eu achei bem poético,os tons laranja do pôr-do-sol e as sombras ficaram maravilhosas.Se vocês verem esse post,ou se descerem o meu instagram(o que vai demorar,já que posto quase todos os dias e a foto é de março),vão ver que eu amo fotos com sombras,acho lindas,minimalistas e bem íntimas,não importa onde tenham sido tiradas.No momento,quero um mozão pra tirar uma foto assim também.


As páginas são brancas,o que eu particularmente não gosto,mas não me atrapalhou em nada,até porque eu não consegui largar o livro.A letra e o espaçamento são ótimos,a folha é grossinha,difícil de rasgar,mas por ser branca,ela mancha fácil,cuidado!E o desenho que separa os capítulos,dessa vez,foi totalmente diferente dos outros,achei bem "futurista",o que me fez pensar na quantidade de séculos em que se passa a trilogia...


Recomendo a trilogia à todos que gostam de ler um bom romance,com emoção,amor e cuidado,mas com um pouco de ação também.Eu devorei esse livro em menos de 55 horas,o que pra mim é bem rápido,já que ele tem 200 páginas e eu,esse ano,estou lendo 40 páginas por dia.Essa trilogia foi uma surpresa pra mim e espero que seja uma boa surpresa também à quem mais for lê-la.Garanto que não vai perder seu tempo.


3 comentários:

  1. Estou na página 91 do livro e estou amando! Li os dois livros da trilogia anteriores a este e percebo como tudo vai se encaixando, fico torcendo por Ayre e Ben para chegar no final e ver um felizes para sempre... Nesse find termino a leitura, louca para saber o final...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conseguiu terminar a leitura?O que achou?Eu sinceramente fiquei feliz com o final,deu um arzinho de esperança,e conversando com a Renata eu percebi que era realmente isso que ela queria.Se quiser saber mais sobre minhas opiniões sobre a trilogia,eu fiz um vídeo sobre https://www.youtube.com/watch?v=a32KYNUGDmY

      Excluir
  2. Já li a trilogia... amei! Linda mensagem, motivadora e inspiradora. Super recomendo!

    ResponderExcluir