sábado, 3 de junho de 2017

Resenha:Uma Longa Jornada de Nicholas Sparks




Título:Uma Longa Jornada
Título original:The Longest Ride
Autor:Nicholas Sparks
Editora:Editora Arqueiro
Ano de publicação:2013
Ano de publicação no Brasil:2013
Número de páginas:368
Preço:De R$ 31,90
Paguei:R$ 00,00 -Peguei emprestado-
Nota:5/5



Esse livro narra duas histórias diferentes,mas que no final de entrelaçam de uma maneira incrivelmente linda,especial e emocionante.Começamos com Ira,um senhor idoso,ele perdeu a esposa há 9 anos,e para comemorar o aniversário do dia em que se conheceram,ele viaja.Eles sempre iam pra esse lugar nos aniversários que passaram juntos,e para não quebrar a tradição ele continua indo sozinho,mesmo sem sua amada esposa Ruth.

Nas primeiras páginas do livro já começam a acontecer os problemas.Ira,como eu disse,é idoso e sua vista obviamente não é das melhores.Adicione à isso o fato de estar nevando e a neve ter cobrido boa parte da estrela.Sim,ele bate o carro numa curva e acaba caindo em um barranco.Então começamos as partes emocionantes.

Ele começa a ver sua esposa do seu lado,sempre dizendo que ele não pode desistir.Que sim,ele está velho,mas ainda não é sua hora.Então eles começam a de recordar de suas aventuras do passado,de como se conheceram,dos momentos bons e alegres do namoro.Dos ótimos momentos vividos no casamento,e a todo momento sua esposa lhe diz para não desistir,pois se ele morrer,as lembranças morreram juntamente com ele.

Obviamente,como há uma tempestade de neve e o carro está parado,a neve começa a cobrir o carro.Ira começa a sentir muito frio e passa vários momentos desmaiado,mas sempre que acorda,luta para não desmaiar novamente e continuar conversando com Ruth,que parecia tão real...




Depois passamos para a história de Sofia e Luke.Sofia terminou um relacionamento há pouco tempo,e suas amigas a chamam para uma festa country para tirar o ex da cabeça e quem sabe encontrar um cara legal.Sofia não tem nada contra festas,mas não é muito o tipo de pessoa que vai à elas,então em certo momento ela prefere se afastar das pessoas e ficar um tempo pensando.

O que acontece é que nessa mesma festa,está seu namorado,Brian,ou Bryan,não me lembro como escreve,sorry.Enfim,ele não é bem a pessoa mais saudável do mundo,mentalmente falando.Ele começa a falar algumas coisas bem escrotas e chega a ameaçar a menina caso ela não queira voltar com ele.Então Luke aparece e dá umas boas porradas em Bryan/Brian.

Depois disso,Luke e Sofia ficam um tempo conversando sobre relacionamentos da vida que não deram certo,e acabam encontrando alguns pontos em comum.Luke mora em uma fazenda,e convida Sofia à dar um passeio,andar em um de seus cavalos e conhecer suas terras.Obviamente vai nascendo ali um romancezinho e a relação dos dois também é muito bonita.





Agora vamos falar de emoções e choros.Chorei?Gente,é Nicholas Sparks,obviamente chorei.Em alguns trechos do livro,eu tive que parar de ler,fechar o livro,ficar abraçada com ele,dizendo "isso não está acontecendo,tá tudo bem,na próxima página o autor vai falar que era pegadinha".E isso aconteceu várias vezes,não uma vez só.

Ruth era uma pintora,uma artista,então tem muito sobre arte no livro,o que me agradou bastante,porque não foi um romance água com açúcar sem história nenhuma,esse livro tem conteúdo.A relação do Ira com a Ruth é de longe uma das melhores de todos os livros de romance que já li.Você percebe o amor até no ar que eles respiram.Percebe que eles provam que se amam em detalhes tão pequenos,tão sensíveis,que só verdadeiros amantes conseguiriam fazer.É uma coisa do tipo,um sorrir pro outro ao acordar e isso ser a prova de que se amam,de que fizeram a escolha certa ao se casarem.

Eu me emocionei várias vezes com a história dos dois e quando o final do livro chegou,não é spoiler,fiquem tranquilos,eu chorei litros.O final do livro é uma exposição de arte,e coisas incrivelmente lindas e sensíveis acontecem ali.E fiquem tranquilos,no final eu chorei de alegria,de emoção por ver gestos tão bonitos mesmo em meio à dor.



A relação de Sofia,me desculpem se for Sophia,mas como eu não tenho mais o livro aqui comigo,não me lembro como escreve o nome dos personagens...enfim,a relação de Sofia e Luke também é muito bonita,apesar de eu ter achado sim que foi bem louco e imprudente ela ter ido conhecer a casa e a família de um cara que ela conhecia há menos de 24 horas.Mas é aquela,né?Ex namorado doido correndo atrás dela,um cara protege ela,obviamente ela se sentiria muito segura perto do Luke.

Luke é com certeza uma pessoa muito forte,uma pessoa apaixonante e boa.Não vou falar que ele é perfeito,que super me apaixonei por ele,afinal,Ira ganhou meu coração,mas ele é bom.Sempre faz de tudo pra ajudar a mãe,ama o que faz,ama cada animal e cada planta da fazenda,e é muito forte,fisicamente e emocionalmente.


Eu me apeguei bem mais ao Ira e à Ruth do que os jovenzinhos,mas confesso que a história dos dois também é linda e foi essencial pro final do livro ter sido do jeito que foi.Aqui fica uma indicação fortíssima pra você que ama romances que não são tão água com açúcar,romances com história,e também fica a indicação pra quem acha que não gosta de romances.Lendo esse livro,você provavelmente vai descobrir que ler um romance de vez em quando é ótimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário