quarta-feira, 28 de junho de 2017

Resenha:Natal na barca de Lygia Fagundes Telles



Título:Natal na barca
Autor:Lygia Fagundes Telles
Encontra-se no livro:Antes do Baile Verde
Ano de publicação:1999
Número de páginas:6
Nota:4/5




A narradora está numa barca atravessando um rio com mais algumas outras pessoas.Um velho,uma mulher com uma criança,e ela.É noite e a água está gelada.A narradora passa boa parte do tempo em silêncio,mas quando diz em voz alta que a água está gelada,a mulher responde dizendo que de manhã ele é quente.


Então elas começam a conversar.Não é uma conversa boa,no sentindo de que não há coisas felizes na conversa.É uma conversa triste,nua e crua,realidade de muitas pessoas.A narradora claramente se sente desconfortável com a conversa,e esse é um ponto que achei interessante nesse conto.


A mulher leva uma criança doente nos braços e precisa chegar até o outro lado do rio para levá-la ao médico.Essa criança vai ter um papel importante nos últimos parágrafos do conto.Cheguei a achar esse conto meio macabro,não somente pelo cenário apresentado,mas pelos acontecimentos.E além de tudo,é bem triste.


"Então,bom Natal!-disse ela,enfiado a sacola no braço."


Uma coisa que contribui bastante pra que o tom de tristeza e melancolia seja passado à quem lê é o fato de tudo se passar no natal.Natal nos livros geralmente é retratado como um dia super feliz de festas e alegria,e ver um conto com um contraste tão grande ao tradicional pode ser estranho,mas certamente é incrível.


Foi meu primeiro contato com a Lygia Fagundes Telles,e me fez querer ler outras coisas dela.Espero que vocês procurem esse conto,e que leiam o restante do livro também.O livro é pequeno,o conto é pequeno,então se você achar ruim,vai passar tão pouco tempo lendo-os,que não vai dar tempo de ficar nervoso por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário