quarta-feira, 24 de maio de 2017

Resenha:Sentimento do Mundo de Carlos Drummond de Andrade



Título:Sentimento do Mundo
Título original:Sentimento do Mundo
Autor:Carlos Drummond de Andrade
Editora:Companhia das Letras
Ano de publicação:1940
Ano de publicação no Brasil:1940
Número de páginas:60
Preço:De R$ 13,90 a R$ 27,90
Paguei:R$ 00,00 -Peguei na biblioteca da escola-
Nota:5/5



Eu li esse livro há bastante tempo,fiz uma resenha em vídeo,mas acho que seria bom fazer uma escrita também,pois no vídeo,principalmente por estar no início do canal,eu não falei muito sobre emoções.As próximas resenhas do canal vão ser melhores,prometo,bem elaboradas e divertidas.



"Tenho apenas duas mãos 
e o sentimento do mundo
mas estou cheio de escravos,
minhas lembranças escorrem
e o corpo transige
na confluência do amor." _ fragmento de Sentimento do Mundo



Esse livro é uma coletânea de poemas que falam sobre a sociedade,sobre o sentimento de viver em sociedade,ou de como nos sentimos por nossa sociedade ser do jeito que é.Como o Drummond é mineiro,existem alguns poemas que falam sobre algumas cidades mineiras,e são incrivelmente cheios de sentimentos diversos,raiva,gratidão,amor,decepção etc.


Como Drummond viveu boa parte de sua vida no Rio de Janeiro,temos vários poemas que citam a cidade,e como eu particularmente AMO o Rio,eu amei.Nunca fui ao Rio,mas é um dos lugares que mais quero visitar de todo o mundo.Fora que amo o sotaque carioca,então...


"Teus dois cinemas,um ao pé do outro porque não se afastam
para não criar,todas as noites,o problema da opção
e evitar a humilde perplexidade dos moradores?
Ambos com a melhor artista e a bilheteria mais bela,
que tortura lançam no Meiér" _ Indecisão do Méier


Nesse livro temos também vários poemas dedicados à outros artistas e é muito bonito ver que Drummond admirava e era amigo de tantos artistas,de tantos escritores.Muitas pessoas,principalmente nos dias de hoje gostam de ser conhecidos,mas não gostam quando outras pessoas,que estão no mesmo ramo,se tornam conhecidas também.O famigerado recalque.E eu acho bonito ver amizade entre pessoas grandes do mesmo ramo.


Esse livro é um daqueles livros que você lê e se sente abraçado.Eu me senti lendo recados de amigos,se tu namorar,talvez se sinta lendo uma mensagem apaixonada da pessoa amada sobre o mundo,sobre o dia a dia,sobre os lugares.Se tu não namora,talvez se sinta lendo uma carta de um admirador secreto que quer que você vá à algum lugar.


Sabe quando você lê um livro,ou vê um filme,vai à algum lugar e fica mandando mensagens pro seu crush ou seu amigo para que ele possa ler,ver ou ir ao lugar que você tanto amou?É mais ou menos isso.Ou melhor,quando você está apaixonado por alguém e vai falar dessa pessoa amada à um amigo?Aquele modo apaixonado de falar de algo,aquele modo que faz com que as pessoas que ouvem queiram conhecer também.Drummond escreve desse jeito.É impossível ler o que ele escreve e não sentir nada.


Alguns poemas são tão lindos que dá uma certa vontadezinha de chorar.São aqueles poemas que te marcam,que ficam contigo depois de um tempo.Aqueles que,mesmo que você não saiba de cor,se você ler o primeiro verso já se lembra do resto do poema inteiro.


É sim um livro que recomendo,principalmente se você já conhece as obras do Drummond,se você ainda não conhece nada e quer começar,recomendo que comece pelo livro 100 Poemas,caso se interesse a resenha está aqui,pois é uma coletânea de 100 poemas de 19 livros do Drummond,basicamente,alguns dos melhores poemas do Drummond estão ali.Se você gostar muito de alguma parte do livro 100 poemas(cada parte é um livro),você pode depois procurar o livro inteiro e se deliciar relendo os que já conhecia e conhecendo vários outros.É um livro incrível.Assista abaixo a resenha antiga que fiz no canal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário