domingo, 21 de maio de 2017

Nárnia Cristã

Bem,esse post vai ser um tipo diferente de resenha.Vou falar sobre os pontos do cristianismo no mundo de As Crônicas de Nárnia,série de livros escrita pelo C.S.Lewis.Eu reli a série esse ano,e enquanto lia,eu percebi várias referências bíblicas.Sei que não consegui reconhecer todas,provavelmente tem muitas outras referências,mas vou falar aqui das referências bíblicas que eu encontrei.Vamos nos lembrar de que não sou expert na Bíblia,muito menos em Nárnia,isso é uma opinião e um breve estudo de uma leitora comum.
Legenda
Em negrito=Bíblia
Em itálico=As Crônicas de Nárnia


O SOBRINHO DO MAGO
Esse livro claramente fala sobre a criação do mundo.A criação de Nárnia e a criação defendida pela teoria do criacionismo são bastante semelhantes.
No princípio,criou Deus os céus e a terra.E a terra era sem forma e vazia...e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas._Gênesis 1:1-2
O Leão andava de um lado para o outro na terra nua._Capítulo nove,A criação de Nárnia.


Fala também sobre descobrir o Reino de Deus.Em Nárnia vemos que Digory e Polly se aventuraram por vários outros mundos antes de chegar à Nárnia,e em nenhum outro mundo eles conseguiram se sentir felizes como se sentiram em Nárnia.Como se sentiram ao estar com o Leão.Podemos citar uma passagem da Bíblia,que mostra um pouco disso.Em Lucas 15:11-32,na passagem do Filho pródigo podemos ver que o filho mais novo foi para o mundo,gastou seu dinheiro e viveu várias "aventuras",mas só se sentiu bem quando voltou para o Pai,quando estava com o Pai."Levantar-me-ei e irei ter com meu Pai"._Lucas 15:18.



O LEÃO,A FEITICEIRA E O GUARDA-ROUPA
A referência mais óbvia à Bíblia é o sacrifício de Aslam,mas não é a única.A primeira referência que notei é com Edmundo.Edmundo representa aqui não somente uma pessoa que não crê no Leão,mas uma pessoa que pode vir a crer,e por isso a Feiticeira o afasta do Leão o máximo que pode,para que ele não adore o Leão.Aqui eu não vou poder dar uma referência bíblica específica,mas isso representa batalhas espirituais.Onde Deus está de um lado,o diabo do outro,e nós no meio.Nós é quem decidimos quem vamos ouvir,muitas vezes baseado no que essas duas entidades nos dão.Por exemplo.Edmundo quis ouvir a Feiticeira por que ela o havia dado manjar turco.Em 2 Coríntios 11:14 lemos "Isso não é de admirar, pois o próprio Satanás se disfarça de anjo de luz",assim como Edmundo a Feiticeira era bela e boa à primeira vista,mas como vimos depois,a Feiticeira só lhe trouxe cada vez mais problemas.


Agora vamos ao sacrifício.Assim como Jesus,Aslam não negou o destino que lhe foi importo,não recusou a vontade de Deus."Enfrentar o poder mágico do Imperador?",Capítulo 13,Magia Profunda na Aurora do Tempo.Aslam sabe que não há nada que possa ir contra a vontade do Imperador de Além-Mar,assim como Jesus sabia que nada pode ir contra a vontade de Deus."Pai,se é possível,passe de mim este cálice;todavia,não seja como eu quero,mas como Tu queres."_Mateus 26:39.


Mais próximo ainda do sacrifício,podemos ver que assim como Jesus,Aslam também foi ferido e machucado antes de sua morte."Amarraram-lhe as quatro patas...rasgaram a sua carne de tanto esticarem as cordas...sem juba!...Ao vê-lo amordaçado e amarrado,os mais covardes ganharam ânimo...Parou junto da cabeça do Leão.O rosto...Dele sempre calmo,olhava para o céu..."_Capítulo 14,O Triunfo da Feiticeira.Sabemos que Jesus foi bastante judiado antes de morrer,e que olhou pro céu e entregou seu espírito à Deus quando morria."E,despindo-o...tecendo uma coria de espinhos,puseram-lhe na cabeça...e cuspindo Nele,tirando-lhe a cana,batiam-lhe com ela na cabeça."_Mateus 27:28-30 & "Pai,em Tuas mãos entrego o meu espírito"_Lucas 23:46.


Quando Aslam ressuscitou,coisas parecidas com a ressurreição de Cristo aconteceram.A primeira semelhança é que assim como Jesus apareceu primeiro à Maria Madalena,Aslam apareceu às meninas."Aslam!-exclamaram as meninas,espantadas,olhando para ele,ao mesmo tempo assustadas e felizes."_Capítulo 15,Magia ainda mais profunda de antes da aurora do tempo.A referência bíblica está em João 20:11-18.


Outra coisa interessante é o nome de dois capítulos citados Magia Profunda na Aurora do Tempo e Magia Ainda Mais Profunda de Antes da Aurora do Tempo.O que isso significa?Significa que antes de o TEMPO nascer,antes de haver Tempo,já havia poder.Deus já existia antes do Tempo.Há uma música chamada Ninguém explica Deus que diz "Antes que o HAJA houvesse,Ele já era Deus".


Outro ponto interessante é algo que acontece no capítulo dezesseis O Que Aconteceu Com as Estátuas.Em João 11:25 temos "Eu sou a ressurreição e a vida,aquele que crê em mim,ainda que esteja morto,viverá.".Sabemos que a feiticeira transformava as pessoas em estátuas,e ninguém sabia que o acontecia com essas estátuas.Para muitos narnianos,aqueles que foram transformados estavam mortos,e de certa maneira estavam,já que não respiravam e nem podiam se movimentar.O que acontece é que quando o Leão vence a feiticeira,as estátuas voltam ao normal,voltam à vida.
Ainda nesse assunto,podemos ver a recompensa de cada uma das pessoas.Os que escolheram acreditar em Aslam tiveram a vitória,mas os que escolheram seguir a feiticeira morreram ou foram presos,assim como no Grande Dia os justos irão para o céu (Apocalipse 14:1-5) e os que escolheram,por livre e espontânea vontade,não seguirem à Deus,vão ser lançados no lago de fogo (Apocalipse 20:5).




O CAVALO E SEU MENINO
A primeira referência que temos nesse livro,é quando Shasta descobre suas origens,que ele veio das águas e que alguém o protegeu até a morte para que ele pudesse viver.O que nos leva à Moisés,que tem a história de seu nascimento contada em Exôdo 2:1-10."E chamou o seu nome Moisés,porque das águas o tenho tirado.".


Outra boa referência é a passagem de Aravis e Shasta pelo deserto.Isso nos leva à Terra Prometida,citada em Números,Deuteronômio e Josué,mas especificamente em Josué,já que esse livro é que narra a entrada do povo ali.Aravis foi ferida,e assim como todos os outros,estavam cansada e quase sem fôlego,mas não parou,pois sabia da missão que teria que cumprir.Josué foi um bom líder,mas perdeu batalhas,deve que lidar com pessoas que não criam em sua missão,mas continuou até o fim,pois sabia da importância da missão que foi dada à ele.


O que vou falar agora não tem uma passagem bíblica específica que expresse o que vou falar,mas se você é cristão,entenderá o que estou dizendo.Shasta foi reconhecido como filho do rei,mas não foi um caminho fácil.Ele teve que viver anos e anos praticamente como escravo,foi machucado,teve que passar por um deserto terrível e o medo à todo momento se fazia presente.Ele teve que ter coragem pra enfrentar tudo aquilo,mas no final a recompensa foi ser reconhecido como filho do rei,mesmo ele não sabendo que teria uma recompensa.


A última referência que vou citar é quando esse diálogo acontece.
"-Quem é você?
-Eu mesmo." no capítulo Um Viajor Sem as Boas-vindas.Em Êxodo 3:14,Moisés pergunta a Deus quem Ele é,e Deus lhe responde "Eu sou o que sou".




PRÍNCIPE CASPIAN
No capítulo A Antiga Nárnia Em Perigo,na página 337,Caspian pede que toquem a trompa da rainha Susana para que o socorro chegue de algum lugar.Mesmo com muitos narnianos dizendo que nada iria acontecer,e as vezes até mesmo Caspian duvidando,aconteceu.A ajuda chegou,não na hora em que eles chamaram,mas na hora certa.Temos vários Salmos que podem nos ajudar a compreender essa passagem de Nárnia.Vou citar alguns exemplos.Salmo 25,Salmo 28,Salmo 35 e Salmo 40.Em alguns momentos vemos que a ajuda chegou assim que o clamor foi feito,mas muitas vezes a ajuda veio depois,mas no momento certo,no momento em que a pessoa realmente precisava da ajuda.


"Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus".Mateus 5:8.Aslam sempre falou e apareceu mais à Lúcia,como podemos ver no capítulo O Leão ruge,onde Ele é visível à Lúcia,mas não é visível aos outros.Lúcia consegue vê-Lo pois ela é inocente,tem o coração puro.


2 Coríntios 5:14 diz "Porque o amor de Cristo nos constrange".No capítulo Confusão geral,Aslam aparece à todos e vemos que alguns seres ficam com um pouco de vergonha diante Dele.Os narnianos que não acreditavam em Sua existência se sente mal,constrangidos quando o veem.Paulo diz que o amor de Jesus nos constrange porque quando nos lembramos do amor Dele,não temos coragem de fazer coisas erradas,e assim ficam os narnianos,quando expostos à Aslam.





A VIAGEM DO PEREGRINO DA ALVORADA
Já no início do livro,assim que Lúcia,Edmundo e Eustáquio entram no quadro,me lembrei do naufrágio de Paulo,em Atos 27.Porquê?Bom,as crianças entraram no Peregrino de repente,sem esperar que isso acontecesse,e assim que entraram,souberam que estava ali por uma missão.Com Paulo foi a mesma coisa,o barco naufragou,mas ele sabia que isso havia acontecido por um motivo,e procurou entender qual era sua missão.



"Seria bonito e muito próximo da verdade dizer que,dali por diante,Eustáquio mudou completamente.Para ser rigorosamente exato,começou a mudar.Às vezes tinha recaídas.Em certos dias era ainda um chato.".Mas a cura havia começado.Capítulo Como terminou a aventura.Novamente não vou deixar aqui uma citação específica da Bíblia,mas sabemos,e poder ver isso na vida dos discípulos,principalmente em Pedro,que a transformação é lenta.Não se alcança um nível de alta espiritualidade da noite pro dia,também não há como se tornar santo da noite pro dia,tudo vem de um processo lento,e às vezes,dolorido,assim como foi com Eustáquio.


No capítulo A Ilha Negra,Lúcia grita o nome de Aslam,dizendo "Aslam,Aslam,se é verdade que alguma vez nos amou,ajude-nos agora.".E logo depois o narrador disse que apesar de a escuridão não ter passado,Lúcia já se sentia melhor.Em Jeremias 33:3 temos "Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.".Sim,há vários outros versículos na Bíblia que falam sobre clamar a Deus,como por exemplo nos Salmos 18:6 e 55:16 e também em Jeremias 29:12-13.Aslam responde,não falando,mas ele livra o barco do perigo.


No capítulo As Maravilhas do Mar Derradeiro,os tripulantes do Peregrino provam de uma água doce no meio do mar,essa água os sacia,assim,eles não sentem mais sede nem fome após beber um único copo da água.João 4:7 diz "o que beber da água que eu lhe der jamais terá sede.",então entendemos que a água que os narnianos beberam,era a água da vida.


E as últimas referências bíblica que vou citar sobre o Peregrino,é o final,o último capítulo chamado O Fim do Mundo.Apocalipse 5:5 fala sobre o Leão "Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi, que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos.",e Apocalipse 5:8 diz "E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro...".Há ainda a famosa citação de João 1:29 que diz "Eis o Cordeiro de Deus,que tira o pecado do mundo".E na última página do último capítulo do Peregrino,acontece o seguinte "E,enquanto ele falava,sua brancura de neve transformou-se em ouro quente,modificando-se também sua forma.E ali estava o próprio Aslam...".Então sim,Aslam,assim como Jesus,é o Cordeiro e o Leão.


E a última citação sobre esse livro é quando Aslam conversa com as crianças.
"-Está também em nosso mundo?-perguntou Edmundo.
-Estou.Mas tenho outro nome.Têm de aprender a conhecer-me por esse nome",esse outro nome,o nome que Aslam tem em nosso mundo,é Jesus.



A CADEIRA DE PRATA
A primeira referência também aparece no livro anterior,mas vou falar sobre ela novamente.Jill está com sede,vê o Leão,mas tem medo de ir beber a água do rio,pois o Leão está perto.Então o Leão diz "Se está com sede,venha e beba".Apocalipse 22:17 diz "Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida."


No capítulo Viagem Sem Sol,alguém diz "Muitos descem até cá,mas poucos retornam às terras ensolaradas.Dizem que todos despertarão ao final do mundo.".Em 1 Tessalonicenses 4:16 temos "e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.".E percebemos que isso acaba acontecendo no final da saga dos narnianos,não desse livro,mas ao final de A Última Batalha.


No capítulo Remate de Males,é dito que Aslam tem 9 nomes."...sobre os nove nomes de Aslam e seus significados".O que novamente pode significar que um desses nomes é Jesus,mas além disso,sabemos que Deus,Jeová,tem vários nomes.Vou deixar aqui um link pra vocês verem todos os significados.


No mesmo capítulo temos uma referência ao Seio de Abraão,que é o lugar para onde vão os mortos em Cristo,onde ficam esperando o Grande Dia.Eles veem o rei Caspian,furam a pata do Leão e dela sai sangue,o sangue se espalha pelo rio e então Caspian se levanta,jovem.A referência Bíblia está em Lucas 16:19-31,na parábola do Rico e Lázaro.





A ÚLTIMA BATALHA
Mateus 24:11 diz "E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.".E um ótimo exemplo de falso profeta que temos nesse livro é o Manhoso,o macaco.Além de profetizar coisas falsas,ele ainda usou Confuso como uma arma,fazendo com que o burro se fantasiasse de leão,para que os narnianos pudesse pensar que ele era Aslam.


No capítulo Os Anões Não se Deixam Tapiar,vemos que os anões não conseguem ver que estão num lugar aberto e lindo,pois eles não creem que estão lá.Aslam diz que eles não conseguem ver porque não acreditam que aquilo possa ser verdade.Em João 11:40 temos "Se creres,verás a glória de Deus.",ou seja,somente quando acreditarmos poderemos ver a glória,assim como só podia ver a glória do lugar onde estavam,os que acreditavam em Aslam.


No final capítulo Os Anões Não se Deixem Tapiar,Aslam diz "O tempo é chegado...TEMPO!',e em Marcos 1:15 temos "O tempo é chegado",assim como em As Crônicas de Nárnia.E a última frase desse capítulo é "Então a porta se abriu",e em João 10:7,Jesus diz "Digo-lhes a verdade: Eu sou a porta das ovelhas.".Depois vemos em Nárnia o que aconteceu com os seres que passaram pela porta.


Em Apocalipse 12:4 temos "...levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra.",o mesmo acontece no capítulo Cai a Noite Sobre Nárnia."As estrelas começaram a cair ao redor deles",só que não era um dragão que jogava as estrelas na terra,como narra a Bíblia,mas sim o Pai Tempo.


Agora vou falar sobre duas referências que não estão na Bíblia propriamente dita,mas creio que os cristãos vão entender.Emeth adorava a Tash,o que podemos considerar como sendo o diabo,já que ele era mal e todos os seus adorares também eram.Mas quando ele é jogado pelo estábulo,ele consegue ver Aslam e todo o lugar.Depois quando todos se encontram,Aslam diz "Se qualquer homem jurar em nome de Tash e guardar o juramento por amor a sua palavra,na verdade jurou em meu nome,mesmo sem saber,e eu o recompensarei.E se algum homem cometer alguma crueldade em meu nome...é a Tash que está servindo.".Ou seja,Aslam diz que quem é bom,está adorando a Deus mesmo saber,e quem é mal está adorando o diabo,mesmo que jure pelo nome de Deus.


E também quero falar de algo que não encontrei o lugar exato onde é citado no livro,mas sei que é nos últimos capítulos.Fala sobre a lua de sangue,assim como em Apocalipse 6.E uma última coisa que quero falar é que,pelo menos no último livro,Pedro é uma representação de Jesus enquanto Aslam não está por perto,pois no livro dizem que Pedro é rei acima dos outros reis,assim como Jesus é Rei dos Reis.



Bom,eu espero que vocês tenham gostado desse post,dessa espécie de resenha.Eu demorei cerca de 3 semanas pra completar todas as pesquisas e encontrar as referências nos livros,pois eu havia me esquecido de anotar em qual capítulo elas estavam...enfim,apesar do trabalho,creio que ficou legal e que vai ser legal pra quem gosta de Nárnia e é cristão,ou para o que não tinham certeza que Nárnia é inspirada na Bíblia,aliás o próprio C.S.Lewis era cristão,tem vários livros sobre isso,e já disse que Nárnia é um reconto da Bíblia de uma forma que fica mais fácil para as crianças entenderem.É isso,beijo grande pra vocês!






Nenhum comentário:

Postar um comentário