sábado, 13 de maio de 2017

Resenha:Jogando Xadrez Com os Anjos de Fabiane Ribeiro



Título:Jogando Xadrez Com os Anjos
Autor:Fabiane Ribeiro
Editora:Universo dos Livros
Ano de publicação no Brasil:2013
Número de páginas:400
Preço:De R$ 31,90
Paguei:R$ 00,00 -Peguei emprestado-
Nota:5/5


Se você pretende ler esse livro,pegue os lencinhos e se prepare para chorar MUITO.Anny tem 8 anos,vive na Inglaterra num período pós-guerra,e devido ao emprego dos pais,do qual era sabe pouquíssimo,ela quase não os vê.Anny só tem contato com os pais aos sábados,por isso ela os acorda bem cedo para que possam passar mais tempo juntos,inclusive,ela faz o café da manhã preferido deles:panquecas.


Anny convive mais com sua empregada Melanie e sua professora Jane do que com seus pais.Eles saem para trabalhar durante a semana,voltam no sábado,e aos domingos ficam trancados dentro do escritório,o que fez com que Anne crescesse sabendo aproveitar sua própria companhia,e sempre conseguir fazer as coisas sozinha,já que na maioria do tempo ela não tinha companhia alguma.


Seus pais,Cindy e Jefferson terão que viajar a trabalho,e para ficarem tranquilos com a educação e conforto de Anny,eles a deixam aos cuidados de sua professora Jane.Mas conforto e educação é o que Anny menos vai encontrar na nova casa.


Antes de ir embora,Jefferson diz à Anne que só voltaram em um ano,e apenas a verão uma vez ao ano a partir daquele dia.Alguns dias antes,ele havia presenteado Anny com um lindo jogo de xadrez,onde as peças pretas são tão pretas que refletem,e as peças brancas são tão transparentes que parecem cristais.Jefferson pede para que a filha pratique,para que quando eles se reencontrarem,eles possam jogar.


"Eu que tive sorte,Pepeu.Como já disse,Papai do Céu foi muito bom comigo.Apesar de eu não estar com papai e mamãe agora nem estar na minha verdadeira casa,Ele me deu você e minha flor de uma só vez." _ Página 72


Anny leva,além de suas roupas,apenas o jogo de xadrez e sua fiel companheira Tiara,uma ovelhinha de pelúcia,e apesar de querer levar todos os outros brinquedos,ela não protesta quando dizem que ela não pode.Anny ficará com Jane,que mora na casa ao lado,e inicialmente ela até pensa que poderá ser divertido viver com a professora,mas assim que chega,a realidade cai como um balde de água fria no inverno russo.


Jane deixa bem claro que Anny não tem direito à ver tv,ouvir rádio,brincar,correr ou falar de modo que a possam ouvir,não tem direito a comer junto com Jane e seu marido Hermes e que seu mundo passará a ser somente o pequeno quarto que lhe reservaram.Anny prometeu à Jefferson que não choraria,e durante TODO o livro,ela se lembra disso e é daí que ela tira forças pra seguir em frente,do amor que sente pelos pais,e principalmente,pela vida.


"Era um amor tão lindo e suave que parecia uma prece." _ Página 18


Anny tem um refúgio,um lugar especial,o Reino Xadrez em seus sonhos.Um reino onde ela é a rainha,onde o castelo,forte e imponente simboliza seu coração,e cada um de seus súditos a amam,pois ela é uma rainha boa e amiga de todas.Obviamente,tudo em seu reino é xadrez,preto e branco,mas está longe de ser um lugar simples,triste,na verdade,o Reino Xadrez,o coração de Anny,é o lugar mais feliz de seu mundo.


"Seu reino é infinito,porque assim é seu coração." _ Página 51






"Era um amor medroso e,ao mesmo tempo pleno de coragem;amargo e doce;estranho e velho conhecido;silencioso,mas que gritava aos seus ouvidos;fazia-o sentir-se o rei do mundo e,ao mesmo tempo,o maior covarde dos homens.Ele teve certeza que seria impossível fugir do amor e que tolos eram os que tentavam e passavam a vida sem viver o que há de mais pleno." _ Página 209


Anny é uma criança encantadora,não se deixa entristecer mesmo em meio ao caos,não deixa seu castelo ruir mesmo quando está sendo atacada.Anny me salvou.De verdade,da tristeza e também da raiva.Anny me salvou assim como ela salvou boa parte dos personagens do livro,ela foi minha amiga assim como foi amiga de várias pessoas.


Há alguns dias atrás uma irmã da igreja faleceu,nunca tive muito contato com ela,mas sempre que conversávamos era bom,ela era leve,a conversa com ela era gostosa.E sou colega de suas filhas,então a morte dela me impactou,e estar lendo esse livro nesse momento foi super importante.


"Tais pensamentos não trariam de volta aquilo que nunca existiu." _ Página 293


Provavelmente pelo motivo citado acima eu chorei mais do que já havia chorado em qualquer livro antes.Não pela quantidade,pois em quantidade,O Diário de Suzane para Nicholas(James Patterson) e Um Porto Seguro(Nicholas Sparks) competem em quase igualdade,mas pelo número de vezes em que chorei.Pra vocês terem uma ideia,no primeiro dia de leitura,li 2 capítulos e já chorei,e olha que isso foi antes de a irmã da igreja falecer.Não teve um dia de leitura desse livro em que eu não chorei ou fiquei com os olhos cheios d'água.


Não chorei apenas de tristeza,apesar de boa parte do livro ser triste.Mas sabe quando você lê algo tão lindo,quando algo te toca tão profundamente que sua única reação é chorar?Pois bem,foi isso que aconteceu.Em vários momentos quando Anny está conversando com um rapaz moreno de sorriso fácil e incrivelmente lindo,o assunto da conversa,e até mesmo frases que eles disseram um para o outro me fizeram chorar.


"-Você confia em mim?
-Confio,e isso significa o mundo." _ Página 83


É tudo muito lindo,muito poético.Cada verso da conversa dos dois é uma poesia cheia de amor e ternura,não há como não chorar.Há também os momentos incríveis de Anny no Reino Xadrez,os momentos em que ela,mesmo em meio ao caos decide ser forte pelos pais,decide esperar o invento chegar,pois sabe que eles a voltarão no inverno.


"...E quando a neve se for,vou lembrar de você...Faça chuva ou sol,vou sorrir ao pensar,que a levo em meu coração..." _ Página 17


O modo como Anny decide passar por cima das ameaças e castigos impostos por Jane é doce.Ela sempre consegue ver o melhor em cada pessoa,sempre tem esperança de que no fundo,todos somos bons e que às vezes fazemos coisas erradas por não estarmos tendo um dia bom,ou por algum problema do passado,mas que na verdade,somos bons.


Agora passando para a parte física do livro.A edição é econômica,provavelmente existe uma edição normal,mas com outra capa.As folhas são brancas,a fonte é pequena e infelizmente a diagramação não é das melhores,você tem que quase quebrar a lombada do livro pra conseguir ler,o que me incomodou um pouco,pois ler deitada fica quase impossível.



No final de cada capítulo,na página à esquerda temos XADREZ,os quadrados são bem pequenos,o que dá a ideia de um enorme jogo de xadrez,como se fosse um pedaço do reino de Anny.E na página à direita temos o título do capítulo que vai se iniciar e um trecho do capítulo.Sim,a edição que eu li estava bem judiada,mas como eu disse no início,eu peguei emprestado de uma prima que não teve nenhum cuidado com o livro,por isso ele ficou nesse estado deplorável.


Eu não sou daquelas que tratam livros como deuses,que não deixa ninguém pegar,que se o livro ficar sujo quase morre/mata por causa disso.Não sou do tipo que escreve/anota nos livros,mas não ligo pra pequenos rabiscos ou manchas,até porque eu geralmente como ou bebo algo enquanto leio,então acaba sujando.Fora que às vezes minhas mãos estão sujas e já ocorreu de eu terminar o livro e beijá-lo,e não lembrar de que eu estava com batom preto...Mas eu acho judiação deixar o livro nesse estado da calamidade.Dá pra ver que ela não cuidou NADA do livro.#chatiada.


"...A verdade vem apenas quando estamos prontos pra ela." _ Página 371


Existem dois públicos que com toda certeza vão amar o livro,mesmo que não curta muito essa coisa de leitura:1° cristãos;2° espíritas.A todo momento Anny ora,pede forças ao Papai do Céu,pede proteção e sabedoria para lidar com as situações pelas quais precisa passar até que a neve chegue.E "anjos" é um tema recorrente em suas conversas com seus poucos amigos,então creio que vá agradar esses dois públicos específicos.


Recomendo também à todos que,assim como eu,passou por algum momento difícil há pouco tempo,ou mesmo há muitos anos,mas que ainda carrega tristezas,mágoas ou raiva dentro de si.Esse livro é um bálsamo feito para curar almas.Ele é bem grandinho,ainda mais pelo fato de ser edição econômica,mas vale super a pena.Esse é um livro que todas as pessoas deveriam ler em algum momento da vida,e pra você que valoriza a literatura nacional,está aí uma forte recomendação.


"Nada é impossível,nada é difícil o bastante,nós que dificultamos tudo com nossas palavras amargas e nosso corações fechados." _ Página 244


Espero que a experiência de leitura de vocês sejam tão incrível quanto a minha foi.Que Anny possa entrar em seus corações e que essa história,de alguma maneira,mude a forma como você olha pro mundo,e a forma como você espera que o mundo olhe pra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário