terça-feira, 23 de maio de 2017

Resenha:Trabalhadores do Brasil de Wander Piroli (Conto)




Título:Trabalhadores do Brasil
Autor:Wander Piroli
Encontra-se no livro:Mãe e o filho da mãe / No meu caso foi no livro Contos Brasileiros 2
Ano de publicação:1966 / Mas o livro em que eu o li foi publicado em 2007
Número de páginas:4
Nota:5/5

OBS:O homem da foto é o Wander Piroli.


Bom,como viram,vou começar a resenhar contos também.Eu tive essa ideia assim que li esse conto do Wander Piroli,eu queria falar mais sobre ele.Como é uma resenha de um conto,vai ser pequena,provavelmente não vai chegar à ter 500 palavras,até porque eu não vou contar tudo,não vai ter spoilers.


Bom,o conto fala sobre o dia-a-dia de um homem,um trabalhador brasileiro.Ele faz retratos,desenha pessoas,faz caricaturas,colorido ou em preto e branco com uma rapidez surpreendente.Apesar de todo talento,aparentemente nos últimos tempos não houve muito movimento em sua loja,então no momento em que a história se inicia,ele está apenas limpando um retrato de Getúlio Vargas.


Depois ele pega seus materiais de desenho e começa a trabalhar.Nada o distrai,nem os transeuntes nem o bonde que passa bem em frente,a única coisa que faz com que ele tire seus olhos do desenho é a chegada de uma mulher,Maria.


O conto vai narrar a conversa que os dois tiveram,e é com certeza um dos diálogos mais lindos e tocantes que já li,mesmo sendo incrivelmente simples.Mas já vou avisando que você só vai achar o diálogo lindo e tocante se tu for sensível.Eu achei,particularmente,lindo.


"-Não chega tarde não,viu,Zé.
-Chego não."


O carinho demonstrado ali,naqueles pequenos gestos e palavras tão simples não tem preço.Fez com que eu pensasse que eu gostaria de estar vivendo aquilo.Os diálogos,apesar de grande,afinal 90% do conto é apenas diálogo,é ao mesmo tempo curto,pois poucas palavras são ditas.


Esse conto fez com que eu morresse de vontade de ler o livro Mãe e o filho da mãe inteiro,pois se todos foram tão bons quanto,vale super à pena.Depois vou ver se consigo achar esse livro.Se eu ler o livro inteiro,vocês com certeza vão ficar sabendo,e talvez role outras resenhas de outros contos do autor.Vou fazer mais resenhas de contos aqui no blog,fiquem ligados.

Um comentário: