sexta-feira, 24 de abril de 2015

Resenha:Dom Casmurro

♥ ♥ ♥ ♥ 
Título Original:Dom Casmurro
Editora:Bestbolso
Páginas:250
Ano de publicação no Brasil:1899
Preço:R$ 20,00
Comprei por:R$ -----


"O narrador Bentinho, apelidado Dom Casmurro por viver recluso e solitário, conta fatos de sua infância na casa da mãe viúva, dona Glória, e também passagens de sua vida adulta ao lado de Capitu, que suspeita ser adúltera. Se a figura fascinante de Capitu, que prende a atenção do leitor, transforma a questão do adultério no ponto central do romance, não podemos nos esquecer de que a obra oferece também um rico painel da sociedade brasileira da época, revelando-nos as relações de classe e os meios de ascensão social, a influência da Igreja na vida cotidiana, além de observações desencantadas do narrador sobre a condição humana."

Betinho,o próprio Dom Casmurro é quem narra a história.Ele narra sua infância,as promessas,a passagem pelo seminário,as amizades,as brigas e intrigas de sua vida.Bentinho tem uma imaginação muito fértil,e faz questão de lembrar isso ao leitor várias vezes durante o livro,fazendo com que o leitor não saiba quais partes são verdades ou pura imaginação no nosso narrador.


OPINIÕES
O que dizer de Dom Casmurro?Esse deve ser um dos livros mais odiados da literatura brasileira.Eu,assim como tantos outros,fui obrigada a lê-lo pra trabalhos de escola,mas como vocês já perceberam,eu gostei do livro.Tenho certeza de que 90% das pessoas que odeiam Dom Casmurro,o odeiam por ter sido uma leitura obrigatória.Ele é um livro importantíssimo da literatura brasileira,e é normal as escola obrigarem os alunos a lerem o livro,e como os jovens de hoje em dia - não me incluam nisso! - não gostam de ler,eles simplesmente não aproveitam a leitura.
Enfim,vamos às minhas opiniões.Eu gostei sim do livro.Pra mim,ele é nada mais do que o diário de um esquizofrênico,narrando coisas que acontecem na juventude dele.Sim,pra mim,Bentinho tem esquizofrenia.Porquê?Porque,ele mesmo diz que sua imaginação é super fértil.Ok,isso não é motivo pra achar ele esquizofrênico,eu sei.Mas ele imagina coisas que não tem como estar acontecendo durante o livro.E fica nítido em várias partes que aquilo é só imaginação dele...pelo menos pra mim isso fica nítido.
Eu e alguns amigos fizemos uma discussão sobre o livro na sala de aula,e todos nós concordamos que ele tem probleminhas de cabeça.
Sei que Dom Casmurro é um livro que levanta várias teorias,de várias formas e em todos os lugares do Brasil.Por isso,não vou falar aqui que a minha opinião é a certa e que todos os outros estão errados.A única pessoa que talvez pudesse explicar o livro,é o Machado,e ele infelizmente já morreu.
Gostaria de ter uma conversa com o Machado.Ele criou um livro 'legal' de ser lido.Digo legal no sentido de ser um livro bom de se ler,não no sentido de ser divertido.Admito que fiquei morrendo de raiva ao terminar o livro.Raiva do Bentinho.E depois pensei "Que livro genial!".São poucos os livros que a gente gosta,mesmo ficando com muita raiva de um personagem.
Desculpa se ficou confuso,é que,bem Dom Casmurro é confuso.A Gabi também vai fazer uma resenha sobre Dom Casmurro acho então,aguardem.

Quotes
Quote1 / Quote2 / Quote3 / Quote4 / Quote5


"Eis meus gestos,eis minha essência" _ Página 135

~Kiss

Nenhum comentário:

Postar um comentário