quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Dicas para fotos!


Bom,como sabem,eu amo fotografar. Não sou profissional, sequer tenho uma câmera boa, mas acho que a prática leva à perfeição, e mesmo que você não tenha a melhor câmera, se você se dedicar e treinar,tu consegue tirar fotos legais. Essas dicas são coisas que funcionam para mim, não sei se são coisas corretas, nem mesmo se vai funcionar pra ti, mas não custa nada tentar!

O post vai ser dividido em duas partes: a primeira vai falar sobre selfies, e a parte final sobre fotos de paisagens, já que são os tipos de fotos que eu tiro. Mas não se preocupe, vai ser um post só, ele só vai ser dividido por temas. Por favor não retirem as fotos do blog. As fotos estão todas sem edição, pra ficar mais real.





SELFIE

1. Tire fotos na luz do dia. Ok, muitas vezes fotos com luzes artificiais, e até mesmo algumas fotos escuras ficam incríveis e legais, mas dê preferência à fotos na luz do dia. Fique de frente pra uma janela ou uma porta, mas sempre, até mesmo em espaços abertos, fique com o rosto virado para a fonte da luz, por que se você deixar a câmera virada para a fonte de luz, a foto vai ficar super estourada. Claro, se tu for profissional e souber mexer com foco e souber aproveitar um "estouro" de luz pra foto ficar bonita (várias fotos tiradas no pôr-do-sol são assim e ficam lindas!), vai com tudo. Mas caso tu não saiba mexer, nem lidar com exposição de luz, prefira fazer do modo mais simples.




















Na primeira foto eu estava de frente para a janela e ela ficou bem mais iluminada,o que é ótimo,apesar de ter me deixado bem branca.A segunda foi tirada do lado de fora da janela,não na frente dela,mas ao lado,então a luz não estava indo tão forte para o meu rosto.Nela a foto ficou bem mais escura,apesar de o tom da minha pele ter ficado quase idêntico ao que é na realidade.





--------------------------------------------------------------------------------------------------




2.Se conheça! Se tem uma coisa que eu odeio, é entrar no perfil de alguém e ver que TODAS as fotos foram tiradas do mesmo ângulo. Ok, é legal você conhecer seu melhor ângulo, o melhor lado do teu rosto e tal, mas qual é a graça de postar 200 fotos iguais onde a única coisa que muda é (às vezes) o cenário? Então a dica é: teste poses diferentes, ângulos diferentes.



Vou falar um pouco sobre minha experiência com fotos tiradas de baixo. Eu sempre achei que elas me deixavam mais gordas, mas isso acontecia pelo modo como eu tirava. Pras cacheadas, tirar foto de baixo pra cima é incrível porque parece que o cabelo tem mais volume. O truque é tirar de baixo pra cima, olhar um pouco pra baixo e não colocar a câmera tão embaixo assim, por que se ficar muito baixo com toda certeza vai mostrar um queixo duplo.


------------------------------------------------------------------------------------------------------


3.Coloque elementos que você gosta. Se você gosta de que as suas unhas apareçam na foto, procure uma pose que faça com que elas apareçam. Se tu gosta de brincos enormes, batons escuros, cabelo volumoso, delineado marcante, glitter, roupas monocromáticas, roupas super coloridas, brincos artesanais...seja lá o que for, use! E não precisa usar somente uma coisa. Por exemplo, se tu ama cabelo super volumoso, um delineado marcante e glitter, junte tudo!Só não coloque elementos que brigam muito, mas isso vai da sua percepção do mundo. Eu, por exemplo, acharia demais colocar um brinco muito grande e com brilhantes e uma maquiagem com muitos pontos com iluminador ou glittler, porque ficaria glitter demais, informação demais na foto, mas se tu gosta, se joga!O importante é a foto estar bem a sua cara.
Uma coisa que eu amo é colocar a mão no rosto, perto do rosto, ou no cabelo, mas como eu mudo o ângulo da foto e as poses, as fotos acabam ficando bem diferentes. Tudo bem ter uma marca registrada. O namorado de uma colega minha sempre tira fotos piscando o olho. Tudo bem fazer isso sempre se tu quiser, mas muda o ângulo, a composição da foto, teu cabelo, a maquiagem, as roupas, o cenário... não deixe tuas fotos ficarem muito "mais do mesmo".



-------------------------------------------------------------------------------


4.Sinta-se confortável.Não seja aquele tipo de pessoa que tira fotos apenas por que está arrumada, ou apenas por que os amigos pediram. Tire fotos quando tu estiver se sentindo bem. Fotos tiradas em dias que você está mais animado sempre ficam melhores, então evite tirar fotos por obrigação. Claro, se você é profissional, tirar fotos por obrigação é algo inevitável, mas se você é como eu, que ama fotografia, mas é amador, tire fotos quando estiver bem. E não somente bem com o seu "eu" interior, mas só tire fotos com roupas e acessórios que te façam sentir bem.


-----------------------------------------------------------------------------------------------


5.Tenha um foco.Essa dica é um contraposto à dica 3.Nessa dica eu recomendo que você deixe a foto com elementos mais neutros, e que tu dê destaque a apenas uma coisa. Por exemplo, estar com a maquiagem neutra e dar destaque ao batom bem marcante. Ou estar com um look com cores neutras e colocar algum acessório bem colorido, ou uma maquiagem bem colorida.


















Nessas fotos acima os focos são claro: o óculos na primeira, e a maquiagem na segunda. O fundo nas duas fotos é branco, as roupas não são chamativas e os acessórios também são neutros, então toda a atenção vai para o centro, que no caso, são o óculos e a maquiagem.


------------------------------------------------------------------------------------------


6.Não exagere na edição! Não seja do tipo que sai retocando o corpo e o rosto inteiro no facetune ou no photoshop. Quer parecer mais magra? Existem várias poses que conseguem dar esse feito, e tu não vai precisar perder minutos da tua vida editando uma foto. Tente não colocar efeitos demais na foto, acaba não dando pra ver direito os elementos que estão nela. Tente colocar no máximo 3 efeitos, e nunca coloque os efeitos em 100%, vá diminuindo até ficar mais natural. Os efeitos estão aí pra deixar as fotos mais bonitas,não o contrário!








FOTOS DE PAISAGENS

1.Fotografe à luz do dia. De 06:30 até 18:00 é um horário ótimo pra tirar fotos ao ar livre. Depois do pôr-do-sol, a maioria das fotos vão ficar escuras DEMAIS, acabarão precisando de edição e isso pode demorar bastante. Claro, fotos noturnas com algum ponto de luz sempre ficam lindas, mas a maioria dessas fotos só ficarão de fato bonitas se forem tiradas por um fotógrafo profissional. Um belo exemplo são fotos da lua, na maioria das câmeras e celulares a luz acaba sendo apenas uma bolinha branca, enquanto em câmeras com lentes especiais para esse tipo de foto, a lua fica incrivelmente linda. Então prefira fotografar lugares durante o dia.

As fotos de cima eu tirei por volta de 15h,vas que estão embaixo eu tirei por volta de 18h. Claramente as que foram tiradas mais cedo ficaram mais limpas, mas as que foram tiradas mais tarde também têm sua beleza, então encontre um horário bom para tirar as fotos.



-----------------------------------------------------------------------------------------



2.Não exagere.Enquanto em fotos de pessoas é bom colocar vários elementos (às vezes, e apenas se os elementos forem harmoniosos), em fotos de paisagens isso acaba atrapalhando. A pessoa que vê a foto acaba passando os olhos pela foto e não achando nada que dê um destaque, nada que prenda os olhos dela ali. Eu por exemplo tiro várias fotos de árvores, flores e céu. O que eu faço geralmente é pegar a árvore e um pedaço do céu. Como o céu é algo mais "clean", mesmo se tiver mais de uma árvore na foto, acaba não ficando informação demais. Então procure algum lugar mais "limpo" e coloque algo que chame a atenção, coloque um foco na foto. Fotos com elementos demais acabam não prendendo a pessoa que vê, há tanta informação que ela não sabe pra onde olhar.
Aqui podemos ver que na primeira foto há poucos elementos,algumas árvores,um prédio e um poste.Já na segunda,há vários elementos como carros,prédios e várias árvores.Isso faz com que a foto fique bagunçada e quem olha não consegue se prender à algo,logo,a foto não é interessante.


--------------------------------------------------------------------------------------



3.Saiba quando centralizar.Fotos centralizadas, na minha opinião, só ficam bonitas quando o foco está em apenas uma coisa. Por exemplo, uma menina com roupas pretas numa parede branca ficaria super lindo, porque não há nada que tire o foco da menina. Mas como o assunto aqui é paisagens, tente não centralizar o objeto que será o foco da foto. Por exemplo, eu adoro tirar fotos de flores, mas raramente eu pego só as pétalas. O mesmo acontece com fotos de fios de poste, eu nunca pego só eles, sempre deixo eles mais pro canto e uma boa parte da foto livre, dá uma sensação melhor à quem vê, do que se eles estivessem centralizados .Então vá testando ângulos não centralizados e veja qual é o teu preferido.

Perceba que apesar de a árvore ser o foco nas duas fotos, a primeira, em que a árvore ficou bem no canto, ficou mais bonita do que a foto em que a árvore está centralizada. Por isso, saiba quando centralizar.


--------------------------------------------------------------------------------------------



4.Tenha um estilo próprio.Eu acho lindo quando eu bato o olho em alguma fotografia e já sei quem é o fotógrafo. Ache um estilo próprio, seja com paisagens, com pessoas, com ensaio de gestante ou com fotos com composição minimalistas, vá testando várias formas de tirar fotos,até encontrar algo que seja realmente a sua cara. Não há problema em mudar de estilo às vezes. Às vezes eu gosto muito de tirar fotos com boa parte dela azul, mas às vezes eu gosto mais de fotos com mais verde, ou mais preto, vá mudando e testando coisas novas, mas que todas elas sejam a sua cara.
Essas fotos foram meio aleatórias, mas as usei para contar uma história. Minha prima se casou em abril e várias pessoas foram ao casamento, muitas delas tiraram várias fotos, mas não vi as pessoas tirando fotos dos detalhes. Essas fotos servem para dizer: tire fotos do que você, com seus belos olhos, achar interessante, mesmo que as outras pessoas não achem.





Espero que esse post tenha ajudado você de alguma forma,e que as tuas fotos melhorem a cada dia mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário