quarta-feira, 27 de maio de 2015

Resenha:Laranja Mecânica

♥ ♥ ♥ ♥ ♥
Título Original:A Clockwork Orange
Editora:Aleph
Páginas:224
Ano de publicação no Brasil:
Preço:R$ 22,90
Comprei por:R$ 22,90


"Narrada pelo protagonista, o adolescente Alex, esta brilhante e perturbadora história cria uma sociedade futurista em que a violência atinge proporções gigantescas e provoca uma reposta igualmente agressiva de um governo totalitário."

Em Laranja Mecânica,Alex,um adolescente de 15 anos,narra suas noites ao lado de seus 3 amigos Tosko,Pete e Georgie.Eles vão à escola durante o dia - ou pelo menos deveriam - e durante a noite se transformam em verdadeiros monstros.Eles matam,roubam,estupram e espancam várias pessoas ao longo do livro.Em certo momento,Alex é obrigado a passar por testes que vão deixá-lo louco e impedi-lo de fazer suas próprias escolhas.Alex e seus amigos tem uma linguagem peculiar chamada Nadsat,uma mistura de inglês e russo,que causa um certo estranhamento no leitor.


OPINIÕES
Laranja Mecânica não é pra qualquer um.Eu leio muitos livros violentos,e nesse ano especialmente,já li vários,e mesmo assim a violência desse livro me deixou desconfortável.Além disso,tem o Nadsat que torna o livro um pouco mais difícil de ser lido.Na primeira parte,eu consultava o glossário que tem no final do livro,mas depois eu acabei me acostumando com a linguagem e li o resto bem rapidinho.
As cenas violentas,apesar de não serem muito detalhadas - ele define estupro como "mergulhar" -,incomodam muito,então se você gosta de livros violentos,leia.
Adorei o modo como o autor narra a história.Como é o próprio Alex que conta a história,a gente começa a se sentir como ele,e sentir pena dele.Vocês tem noção do quão errado é sentir pena de uma pessoa que espanca,estupra,rouba e mata?Pois é,esse livro vai fazer você se sentir assim.
Esse livro é daqueles que demora pra ser digerido.Já li ele há um tempinho,e ainda me sinto meio estranha em relação àquilo tudo.Eu adorei as críticas que o livro traz.Vou falar das que eu percebi,provavelmente tem mais outras milhares.
Acho que a maior crítica do livro é a falta do livre arbítrio.No momento em que o Alex passa pelo tratamento Ludovico,que é um tratamento que supostamente faria ele sentir 'nojo' de violência,como uma pessoa normal,ele perde esse livre arbítrio.Ele não para de ser violento porque quer,e sim porque é obrigado à isso.Seria horrível perder o livre arbítrio,seria como perder quem você é ~ Who you are
Tem também o fato de o livro mostrar fortemente que existem muitos policiais corruptos.Policias que prendem quem eles querem prender e que agridem pessoas sem motivo nenhum.
E tem também aquilo que eu falei antes.A gente começa a sentir pena do Alex.Nós começamos a nos sentir parte da família.É tipo quando uma pessoa da família de alguém vai presa e a pessoa defende esse familiar,porque afinal,é família e independente do que a pessoa fez - roubo,estupro,assassinato -,a família sempre vai continuar amando aquela pessoa.Entendem o que eu quero dizer?A gente sempre julga,mas se acontecesse com a gente,a gente iria apoiar nosso familiar.
Esse livro nos faz sentir parte da família do Alex,e nós apoiamos ele muitas vezes nas coisas mais ridículas que ele faz.

Esse livro causa MUITO estranhamento,não só por causa do Nadsat,mas pelo que ele nos faz sentir.Recomendo pra quem é forte e pra quem gostou do filme.Se você não aguenta violência,nem tente ler.



Quotes


"É curioso como as cores do mundo real parecem muito mais reais quando vistas no cinema."


~Kiss

Nenhum comentário:

Postar um comentário