sexta-feira, 28 de julho de 2017

Resenha:Irmãos Pretos de Hannes Binder & Lisa Tetzner





Título:Irmãos Pretos
Título original:Die Schawarzen Brüder
Autor:Lisa Tetzner(escritora) & Hannes Binder(ilustrador)
Editora:Edições SM
Ano de publicação:2002 (com as ilustrações) / 1941 (sem as ilustrações)
Ano de publicação do Brasil:2006
Número de páginas:144
Preço:De R$ 12,90 à R$ 29,90
Paguei:R$ 00,00 -Ganhei-
Nota:5/5



Primeiramente devo dizer-lhes que esse livro na verdade tem três autores.Lisa escreveu esse livro junto com o marido Kurt Held,mas ele foi proibido de publicar porque ele era de origem judaica,outra coisa que preciso falar é que eles são alemães.O livro foi publicado em meio à Segunda Guerra,então é "entendível" que o marido de Lisa não pudesse publicar o livro,mesmo assim eu acho que nas edições mais novas do livro,ele poderia ter o nome escrito na cama,não somente na contra-capa.


O livro se tornou um clássico infanto-juvenil na Alemanha e na Suíça,e então,6 décadas mais tarde,o ilustrador Hannes resolveu dar mais vida e mais profundidade ao livro,ilustrando-o.O trabalho que ele fez aqui é incrível,o livro sem as ilustrações não teria peso que tem.


Quando eu comecei a leitura,pensei que os autores eram brasileiros com descendência alemã.Eu ando numa vibe de não ler as sinopses,contra-capas e orelhas dos livros,pra ser tudo uma surpresa,e só fiquei sabendo que eles eram alemães quando fui ler a ficha catalográfica e vi o título original do livro.Apesar de serem alemães,o livro se passa na Suíça e na Itália.


Um homem italiano,com uma cicatriz no rosto vê um homem e seu filho,oferece dinheiro pelo garoto.O pai do menino diz que nunca venderia seu filho,e o homem da cicatriz vai embora dizendo que no próximo ano ele não terá o mesmo pensamento.Um ano se passa,o inverno foi difícil,o verão foi seco,a mãe do menino começa a passar mal e eles não têm dinheiro para pagar consultas e possíveis tratamentos.



O homem da cicatriz retorna,oferece o dinheiro,diz que o menino estará de volta em 6 meses.O menino é vendido,apesar de não querer partir,quer ajudar a mãe e sabe que essa é a única maneira.O menino precisa sair da Suíça e ir pra Milão,na Itália,para trabalhar como limpador de chaminés.


Não vou falar sobre a viagem,porque além de serem dedicadas poucas páginas à isso,é uma parte importante e não quero dar esse spoiler pra vocês.Enfim,chegando em Milão,ele é comprado por um homem,e é levado para a casa deste.A mulher do comprador já não gosta do menino pelo preço pelo qual foi comprado,e vai gostando cada vez menos ao longo dos dias.O menino não come bem,e só come quando trabalha e traz lucro,caso contrário,ele vai para a celinha onde dorme de barriga vazia.


Como Giorgio,o menino ainda é criança,tem cerca de 12 anos,ele não sabe como limpar chaminés,afinal,morava num povoado pobre.Ele tem que começar a se acostumar com a fumaça,com o aperto das chaminés,com o fato de ficar sujo de fuligem e mesmo com a garganta ardendo,tem que ficar gritando pela rua que ele é um limpador de chaminés.Ele sabe que precisa fazer isso,sem isso ele não tem comida.



Eu me impressionei com o modo dos autores de falar sobre o tráfico de crianças.Giorgio vai por vontade própria,mesmo não sendo algo que ele realmente queira,ele vai porque quer ajudar a mãe,porque quer que a mãe fique boa logo,inclusive é ele quem vai chamar o médico,antes de partir.Mas,como tudo na vida,quando chega até o lugar e tem que lidar com a realidade nua e crua.


Além de não ser bem alimentado e dormir num lugar que faz com que tenha dores no corpo,ele tem que lidar com os problemas pulmonares,problemas de respiração de boca fechada,pois a mulher do homem que o comprou não aceita resmungos.Fora isso,ele tem que lidar com os meninos que caçoam dele,inclusive o filho do homem pra quem trabalha.


Não quero entregar o motivo do nome Irmãos Pretos.Quando eu comecei a ler,sinceramente não vi ligação nenhuma com algo que fosse parecido com isso,ou que lembrasse isso,mas algumas páginas antes da revelação do motivo do nome,já era esperado que fosse aquilo mesmo.


Eu nunca tinha lido um livro que falasse de tráfico infantil,e foi uma boa primeira experiência porque me fez pensar bastante nisso.Apesar de aqui,no continente americano no geral,não ser algo comum,sabemos que nos países Árabes,é algo que acontece,e apesar de não ser mostrado na mídia,pelo menos não na mídia internacional,é mais comum do que pensamos.Claro que esse livro foi escrito há vários anos atrás,mas não significa que isso ainda não seja uma realidade vivida.


Esse livro me fez sentir que eu preciso,de alguma forma,salvar as crianças.Sério mesmo,me deu vontade de ajudar em alguma ong que ajuda essas crianças.Vou falar a verdade pra vocês,no momento,não estou nas melhores das condições financeiras,então o máximo que consegui fazer foi apenas ter a vontade de ajudar.



As ilustrações do livro são incríveis e muitas vezes a história é contada apenas por elas,por isso,é importante prestar atenção nelas,nos detalhes delas.O livro é todo em preto e branco,e deveria mesmo ser assim.Acho que cores aqui deixariam a história mais leve,as ilustrações serem em preto e branco deu o peso que deveriam dar.Se fossem colocar cores,acho que deveriam ser em tons cinzentos,então é mais fácil fazer preto e branco mesmo.


A diagramação do livro também é ótima.Letras com tamanho bom e espaçamento duplo.O que pode incomodar são as folhas brancas,mas como eu disse anteriormente,creio que as folhas são brancas pra combinar com a estética das ilustrações,que são mais pesadas.Espero que vocês tenham entendido o que eu quis dizer.Se você gosta de artes ou de fotografia,provavelmente conseguiu pegar a vibe,espero que todos tenham conseguido.


Recomendo bastante,principalmente se tu gostou do assunto do qual o livro fala.Não é um livro leve,mas também não é muito pesado.O clima do livro é pesado,mas não tem cenas de violência explícita ou coisas assim.Não é um livro que eu recomende pra crianças,acho que pessoas com +14 são mais capazes de entender toda a história.


2 comentários:

  1. Olá,quais são os motivos pelos quais deve ler o livro Irmãos pretos e relacionar o livro com a situação das crianças do Brasil?





    ResponderExcluir
  2. Pq vc sente oq crianças negras sentem,e vê a desigualdade social no mundo

    ResponderExcluir