quarta-feira, 26 de julho de 2017

Resenha:A Culpa é do Mordomo e Outras Crônicas de Maicon Tenfen



Título:A Culpa é do Mordomo
Autor:Maicon Tenfen
Editora:Editora Record
Ano de publicação:2007
Número de páginas:136
Preço:De R$ 14,90
Paguei:R$ 00,00 -Ganhei-
Nota:4/5


Esse livro traz 41 crônicas sobre diversos temas.Sexo,cotidiano,viagens,fala etc.Não vou falar sobre todas as crônicas,vou dar uma pincelada nas que mais gostei e as que mais achei desnecessáriasO livro começa com uma crônica chamada A Culpa é do Mordomo.Por começar com essa,eu sinceramente pensei que mais crônicas sobre mordomos viriam,mas esqueçam,só essa crônica fala sobre isso.O autor diz que sempre  quis escrever histórias onde o mordomo fosse o culpado por crimes,mas percebe que mordomos não tem cara de malvados,portanto,eles serem os heróis faz mais sentido.


Logo depois temos a Escolinha da Professora Debie,que fala sobre o caso de Debra Lafave,que foi condenada por ter feito sexo com um aluno do oitavo ano.Aqui,e em diversas outras crônicas,a opinião do autor pode não agradar e ser considerada humor negro.Então,só peguem esse livro estando preparados para ver umas piadas pesadas demais às vezes.


O alemon e o Coba do Mundo e Broblema de Bronúncia obviamente tiram sarro de 1.estrangeiros e 2.pessoas com a língua presa,mais especificamente do modo como elas falam.Sinceramente,eu não achei graça nessas crônicas,muito menos algo que que acrescentasse,portanto,não gostei delas,mas sei que vai ter gente que vai gostar...





Continho Antigo é sobre a história de Maria Madalena,o final é surpreendente e me fez pensar,apesar de ser algo com um tom de humor.Atenção,se você é religioso,passe longe dessa crônica.Sou cristã e não me senti ofendida em momento nenhum.

"Eu sou o cara que estava na cama com ela."_ Continho Antigo.

Afrânio é um conto que me surpreendeu.Me causou uma estranheza no final,mas me fez ter um momento de reflexão.Não vou dizer o motivo,mas fiquei pensando em porque não tratamos todas as criaturas vivas igualmente,e porque achamos que nós,humanos,merecemos mais ou menos que outros animais.


O Adolescente Bóris e Minhas Férias tem um tom sexual,assim como algumas outras crônicas,mas aqui foram abordadas de forma que não cansam,e de formas bem reais,que acontecem no dia-a-dia,mesmo que algumas pessoas não gostem de admitir.


Foi bom pra você é uma crônica com final divertidinho,mas bem previsível,daquelas que só de ler o título tu já sabe onde vai parar,ou pelo menos onde não vai parar.Isso é arte? é uma que talvez incomode os artistas pelo motivo de que Maicon não entende NADA de arte e não consegue ver arte nas coisas.Claro,há casos,que ele cita inclusive,como o 'artista' que cagou num pote,intitulou de "merda de artista" e vendeu por cerca de 350 mil dólares.

"Há quantos anos não ouvia aqueles acordes,aquela melodia,aquela letra estrangeira que mesmo incompreensível,dizia-lhe tudo?" _ Aquela música.

Esses foram os que me chamaram atenção por serem bons ou ruins.Os outros estão na média.Deu 4 pontos pro livro mais pela escrita do autor,que realmente é boa e me fez querer ler algum livro dele que seja realmente uma história só.As crônicas são divertidas e legais em sua maioria,mas algumas realmente são ruins ou dispensáveis,entendem?Se tu gosta de crônicas é um livro que recomendo,caso contrário,não.





O físico do livro é bem simples.Na capa tem um mordomo.Minha mãe achou bonita,porque parece livro infantil,eu achei estranha justamente porque parece livro infantil e não é nada disso.Inclusive,não leia se tem menos de 14 anos.As folhas são brancas e as letras são bem grandes e o espaçamento é duplo,então tu lê rapidinho.Mas quando lido durante a noite pode pesar um pouco os olhos.


Recomendo pra passar o tempo,mas não esperem nada demais,nada revolucionário ou didático,é bem pra passar o tempo MESMO.

Um comentário:

  1. Sem noção uma professora de português que passa esse livro para que alunos do oitavo ano façam a leitura e um resumo. Alunos entre 12 e 14 anos...

    ResponderExcluir