quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Resenha: Pareceres de Machado de Assis


























Título: Pareceres
Autor: Machado de Assis
Editora: Domínio Público
Ano de publicação no Brasil: 1862 à 1864
Número de páginas: 12
Onde encontrarDomínio Público / Machado de Assis (MEC)
Nota: 4/5


Pareceres é justamente um compilado de pareceres que o Machado de Assis fez entre 1862 e 1864. Como parecerista, seu dever era dizer se as peças de teatro que chegavam até o Teatro Nacional podiam ser aprovadas ou não, dando justificativas para a aprovação ou não aprovação da peça. Como o Machado já fazia críticas às peças da época em um periódico, muito do que está reunido em Pareceres não me é novo. Não por serem as mesmas peças, mas por eu já conhecer várias das justificativas que ele dá.

Confesso que meus pareceres favoritos foram aqueles em que a peça não foi aprovada. Em todas as não aprovadas é possível tonar um tom de raiva na escrita, como se ele estivesse irritado por ter que precisar falar que a peça é ruim, como se já fosse algo de conhecimento geral. Ele também aprova traduções - ou não - traduções, o que também é legal, já que ele precisa ver ou ler a peça em sua língua original primeiro para depois ler a tradução e dar seu parecer. 

"Uma simples e ligeira comparação entre o original  e a tradução que tenho presente basta para ver quanto é infiel, e como o tradutor suprimiu as dificuldades que não pôde vencer" _ página 5.

Eu gostei especialmente um parecer negativo, onde ele realmente fala muito mal da peça. Se chama "A Mulher que o mundo respeita", e eu gostaria de ter acesso à ela. Ainda não fiz isso, porém irei procurá-la na internet, sem muitas esperanças, já que é antiga e sequer foi aprovada, mas talvez eu a encontre. Eu já não gostei do título, e entendo que pode ser um título irônico, mas ironias nos títulos, se tratando deste assunto não eram comuns naquela época, então...

"A comédia A Mulher que o mundo respeita não está no caso de obter a licença pedida para subir à cena. É um episódio imoral, sem princípio nem fim. Pelo que respeita às condições literárias, ser-me-á dispensada qualquer apreciação: é uma baboseira, passe o termo" _ página 8.

Ele aprova várias peças e não economiza elogios às peças que realmente gostou. E algo que eu acho muito bom, é que em alguns pareceres ele elogia bastante a peça, e fala o que ele não gostou e poderia ser melhorado, fazendo com que a pessoa possa melhorar de fato, sabendo em que deve dar uma mexidinha ali e outra mexidinha aqui.

Resumindo, gostei da leitura, principalmente da leitura dos pareceres negativos, pois me pareceram mais engraçados. É difícil imaginar Machado de Assis nervoso com algo, e nos pareceres negativos é possível sentir um pouco disso, por isso gostei tanto. Porém recomendo a leitura somente aos que trabalham com pareceres, pois creio que isso vai ajudar a melhorar o trabalho; aos que estão escrevendo alguma coisa, seja uma peça, novela ou romance; e aos que querem ler tudo que o Machado de Assis escreveu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário