domingo, 4 de novembro de 2018

Resenha: Josué (Bíblia)




























Título: Josué
Autor: Josué
Editora: Editora Luz e Vida
Ano de publicação no Brasil: 1998
Número de páginas: 17 páginas
Onde encontrarBíblia Online
Nota: 3/5

Essa resenha não tem responsabilidade espiritual de fortalecimento ou qualquer coisa do tipo. Li o livro como uma leitora comum leria quaisquer outros livros, e essa resenha contém parte do enredo e minhas opiniões.

Josué foi o líder escolhido por Deus para levar o povo até a Terra Prometida após a morte de Moisés. Os primeiros capítulos narra o momento em que ele é escolhido e comunica ao povo que a partir daquele momento, ele seria o líder no lugar de Moisés. Antes da morte de Moisés, Josué já era bem ativo e se mostrava disposto a fazer o que Deus mandasse, então já era esperado que Josué assumisse o lugar de Moisés.

Como seu primeiro ato, Josué envia espiões para Jericó, para saber qual seria o melhor momento para atacar a cidade. Lá eles precisam ficar em algum lugar seguro. Ficam então na casa de Raabe, uma mulher que os esconde enquanto eles estão em Jericó. Ela pede em troca apenas que quando a cidade por invadida, ela e sua família sejam poupados, e para que fique bem claro, os espiões pedem que ela amarre uma corda vermelha na janela da casa, para que todos saibam que não poderão tocar em nenhum dos moradores.

Então começam os preparativos para a chegada em Jericó. Josué prepara um exército, e leva consigo todo o povo, para que eles possam entrar, finalmente, na terra que Deus havia lhes prometido como herança. À frente do povo está indo a Arca da Aliança, que pode ser carregada apenas pelos sacerdotes. Em um certo momento, os sacerdotes entram com a Arca no rio Jordão, e água para de correr, fazendo com que o rio fique seco e as pessoas possam atravessá-lo sem problemas. Assim que a Arca sai do rio, ele volta a correr.

Jericó é conquistada e a partir daí começam guerras contra várias outras cidades. Com a liderança de Josué, o povo consegue aumentar muito o território, conquistando espaço suficiente para constituírem um grande país. Os territórios, depois de conquistados, são divididos entre as doze tribos. (Rúben, Simeão, Judá, Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali, Benjamim, Manassés e Efraim.) Lembrando que as doze tribos possuem os nomes dos filhos de Jacó, que tem seu nome mudado para Israel (por isso são as doze tribos de Israel), e nomes dos filhos de José.

É importante frisar que em vários momentos existem orações a Deus, pedindo ajuda e agradecendo pela ajuda. As orações partem de Josué e até mesmo do próprio povo. O livro termina narrando a morte de Josué. 



























Josué foi uma leitura muito boa no início, mas confesso que a partir do momento em que o livro estava falando somente das batalhas, eu fui ficando desinteressada. Em um livro de guerras escrito nos últimos séculos isso não teria me irritado ou me deixado desanimada com a leitura, por que o que faz eu gostar do livro, além do enredo, são as descrições, e na Bíblia, principalmente em livros que falam sobre guerras, não há tantas descrições. Basicamente é falado sobre onde ocorreu a guerra, quem venceu e o que foi feito em comemoração à vitória. 

Como não existe a descrição das batalhas de fato, eu não consegui gostar dessas partes. E após isso, há também o momento de repartição das terras, que para mim também não foi nada animador. Ele cita os nomes de todos os locais conquistados e depois vai dividindo. Como muitos daqueles lugares nem existem mais, é difícil conseguir imaginar essa divisão.

Não é um livro ruim, é apenas um tipo de livro que eu pessoalmente não gosto, por não ser tão descritivo. Se eu estivesse estudando a Bíblia a fundo, indo atrás de mapas e procurando os motivos pelos quais cada uma daquelas cidades foi conquistada, eu provavelmente teria achado esse livro mais interessante, mas como eu já disse, meu objetivo não é estudar a Bíblia, é apenas ler como eu leio qualquer outro livro.

Recomendo para pessoas que realmente gostam de história de guerras e conquistas de territórios, e para os que tem pretensão de estudar a Bíblia e entender como e por que certas terras foram tomadas e outras não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário