sábado, 24 de novembro de 2018

Leitura todo dia #77



Mais uma semana do maravilhoso projeto Leitura todo dia, criado pela Nine Stecanella com o objetivo de fazer com que os participantes adquiram o hábito de ler. Apesar de o projeto não ter uma meta fixa, eu sempre coloco uma meta pessoal, para que eu consiga realmente ler uma quantidade satisfatória. Mesmo com a meta, nos dias em que eu não posso, ou não consigo ler, não me culpo por isso, e não me forço a ler sem vontade de ler. A meta, em páginas, dessa semana, é de 400 páginas, uma meta alta, mais como a semana começa logo com o recesso de feriado e um final de semana, creio que seja possível, se eu me dedicar bastante nesses dias.

Agora a meta de livros é a seguinte

Quando os Adams Saíram de férias - 152 páginas restantes
Raízes - 102 páginas restantes
Dúvidas Universais: do blog da Veja.com - 112 páginas restantes
Revista Dramática - 53 páginas restantes
A Morte de Ivan Ilitch - 96 páginas restantes

As páginas da meta em livros ficou um pouco maior que a meta em páginas real, mas creio que seja possível ler tudo. Vou me esforçar ao máximo nos três primeiros dias da semana, pra conseguir ficar mais relaxada depois.



No dia dezesseis eu li 24 páginas (até 46% do livro) de Dúvidas Universais e li sobre alguns santos do catolicismo, sobre Jesus, sobre alguns países orientais, sobre democracias que na verdade são ditaduras, e sobre Grécia e Portugal. Como podem ver, é um livro bem diverso, então é ótimo para pessoas que gostam de conhecer um pouco sobre cada parte do mundo.

E li também 3 páginas de Raízes, um livro escrito por 20 mulheres negras. Mistura poesia, contos, poemas e crônicas. O que eu li foram crônicas de uma transsexual maravilhosa!














No dia dezessete eu li 53 páginas de Revista Dramática do Machado de Assis, que é um compilado de críticas teatrais sobre as peças da época. Eu fiquei boiando em quase todo o tempo por que nunca tive acesso àquelas peças e boa parte delas não estão disponíveis na internet, então eu não tinha nem mesmo a possibilidade de procurá-las para ler. Mas consegui fazer umas marcações legais sobre críticas.

Li também 11 páginas (meio capítulo) de Quando os Adams Saíram de Férias e li uma parte muito pesada que eu realmente não pensei que iria acontecer. As crianças chegaram à um nível de crueldade que é difícil de ler, principalmente sabendo que são crianças e adolescentes fazendo tudo aquilo.

E por fim, li 7 páginas (um capítulo) de Raízes. Estou fazendo várias anotações ao longo da leitura, e com certeza eu farei uma resenha desse livro no meu canal, e farei uma resenha aqui no blog também. Eu me sinto muito representada por tudo que li até agora no livro.



No dia dezoito eu li 35 páginas (cinco capítulos) de Raízes. Era o que eu precisava ler nesse dia, e recomendo fortemente a leitura desse livro. O livro está disponível apenas com as autoras, e vocês podem entrar em contato também com a editora Venas Abiertas pelo facebok para saber sobre a disponibilidade dos livros.




No dia dezenove eu li apenas 14 páginas (meio capítulo) de Quando os Adams Saíram de Férias, e agora cheguei num ponto da história que eu tinha medo que chegasse. O evento ainda não aconteceu de fato, mas só o fato de estarem planejando fazer essa certa coisa faz eu me sentir estranha enquanto leio. É um incômodo enorme que esse livro causa. É ótimo, mas é muito pesado.



No dia vinte eu li 40 páginas (5 capítulos) de Raízes. Agora estou na reta final do livro. Tudo que  li nesse dia me emocionou muito, é tudo muito real. É incrível ver mulheres negras escrevendo sobre suas vivências, principalmente por que no livro nós podemos encontrar contos, crônicas, poemas e poesias, e essa liberdade e esse mix são maravilhosos, por que não te deixa cansado da leitura. Mas como são coisas reais, relatos e histórias pessoais, em alguns momentos a leitura pode ser impactante demais. E esse é o motivo que me faz ler esse livro degustando ele.

E li também 25 páginas (um capítulo) de Quando os Adams Saíram de Férias e a leitura está ficando cada vez mais pesada e incômoda. Não está nem perto de ser algo ruim, mas é algo que não dá pra ler por muito tempo. Meu estômago não é forte suficiente para isso.



No dia vinte e um eu li apenas 8 páginas (um capítulo) de Raízes e a próxima leitura desse livro provavelmente vai ser a última, já que estou acabando. Tive trabalho de campo na faculdade e por causa disso tive pouco tempo pra ler. E no dia vinte e dois eu li 8 páginas (cerca de 0,3 do capítulo) de Quando os Adams Saíram de Férias. Passei mal nesse dia e não consegui ler muito, os olhos estavam doendo, a cabeça também, então li bem pouquinho, mas como todos os dias até o momento tiveram leitura, não quis quebrar esse ciclo.




Bom, na terceira semana de novembro de 2018 eu consegui ler 228 páginas, o que dá 32,5 páginas por dia em em média. Apesar de não ter conseguido ler tudo que eu queria, considero essa uma boa semana. Li em todos os dias, e dei andamento em leituras importantes, e que, se tudo der certo, terminarei na próxima semana. A próxima semana é a última de novembro, então vou ter que dar uma boa corrida com as leituras pra conseguir ler tudo que havia planejado. Me desejem boa sorte, desejo boa sorte a vocês!


Revista Dramática - 53 páginas lidas Concluído
Raízes - 93 páginas lidas
Dúvidas Universais - 24 páginas lidas
Quando dos Adams Saíram de Férias - 58 páginas lidas


Nenhum comentário:

Postar um comentário