quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Resenha: Carta ao Sr. Bispo do RJ de Machado de Assis


























Título: Carta ao Sr. Bispo do RJ
Autor: Machado de Assis
Editora: Domínio Público
Ano de publicação no Brasil: 1862
Número de páginas: 3
Onde encontrar Domínio Público / Machado de Assis (MEC)
Nota: 4/5


Como o próprio título já diz, é uma carta destinada ao bispo do Rio de Janeiro. Nessa carta Machado faz duras críticas ao modo como o clero está se relacionando com a política. Diz que não é contra pessoas do clero também estarem envolvidas em movimentos e partidos políticos, mas que o modo como o clero está se envolvendo está manchando a imagem da igreja, a imagem dos cristãos e a imagem do próprio Deus.

Essa carta é um pedido para que o bispo pare de representar os cristãos de maneira errada, pois ele não está ajudando a igreja, e sim atrapalhando. A igreja consegue chegar à mais lugares e ter mais poder, mas as pessoas não gostam dela de fato. Essa carta pode ser facilmente relacionada com os dias atuais. Estamos vivendo uma época em que o que sai da boca dos cristãos, principalmente dos que são detentores de grande poder e status, não são nada do que Cristo dizia.

Gostei bastante por que o Machado era cristão, e ouvir um cristão consciente, falando sobre os problemas que outros cristãos aproveitadores estão causando, é reconfortante de certa forma. Nos faz ver que nem tudo está perdido, ainda há algumas pessoas que sabem quem foi Cristo e o que ele queria de nós. Existem muitas pessoas ruins que vão se utilizar de qualquer religião para fazer o mal, mas o nosso papel enquanto cidadãos é desmascará-las e fazer com que elas percebam o quão erradas elas estavam.

Além disso tudo, essas pessoas ruins influenciam muitas pessoas, e as pessoas influenciadas acabam repetindo tudo que ouviram, fazendo com que o ciclo de ódio e mentiras não termine. Temos que fazer com que essas mentiras não consigam circular com facilidade, e que a verdade prevaleça sempre.

Recomendo à todos, principalmente por causa do período histórico que o Brasil está vivendo. Não é de hoje que um homem religioso faz coisas horríveis em nome da religião e todos acreditam que ele é a salvação. É bom ler essa carta para que possamos entender isso e nos tornar cidadãos melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário