quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Resenha: Cinquenta Tons de Cinza de E.L. James




Título: Cinquenta Tons de Cinza
Título original: Fifty Shades of Grey
Autor: E.L. James
Editora: The Writer's Coffee Shop
Ano de publicação: 2011
Número de páginas: 514
PreçoR$157,50
Paguei: R$00,00
Nota: 4/5


Pela nota já dá pra perceber que gostei bastante do livro, né? Vou falar sobre minhas opiniões mais adiante. E já adianto que sim, vou defender o livro, por que ele não é um livro ruim. Você não gostar do livro não significa que ele é ruim, vamos entender isso.


Anatasia Steele é estudante de literatura inglesa, e divide apartamento com Kate Kavanagh, que é estudante de jornalismo. Kate precisa entrevistar Christian Grey, dono de uma das maiores empresas do continente americano, mas passa mal, e pede para que Anastasia faça a entrevista em seu lugar. Anastasia é uma menina tímida, que geralmente está com o cabelo preso e com as roupas menos chamativas possíveis, para não chamar muita atenção.

Assim que chega a Grey co., ela percebe que todas as mulheres que trabalham ali são altas, lindas e loiras, e logo já pensa que nunca se encaixaria trabalhando naquela empresa. Quando vai entrar no escritório do Sr. Grey, Anastasia tropeça e cai, e o Sr. Grey obviamente a ajuda a levantar-se.

Se já não bastasse esse constrangimento, Anastasia não teve tempo para pesquisar sobre ele no google, então esperava um homem velho, e obviamente, foi fazer a entrevista sem saber nada sobre ele ou sobre a empresa, então as perguntas acabaram sendo coisas que já estavam na internet ou perguntas do tipo "você é gay?". Sim, Kate havia anotado as perguntas, e foi elas que Anastasia leu, mas as perguntas pareciam bestas demais para o Sr. Grey, que tem em torno de 26-28 anos.

Sr. Grey se interessa por Anastasia, e até chega a oferecer uma vaga de emprego em sua empresa, mas a moça acaba recusando, afinal, ela não se encaixaria ali. Anastasia volta para a casa, com as perguntas respondidas e gravadas no gravador de voz que Kate a emprestou. Kate fica super feliz com os resultados, apesar de Ana não ter gostado muito e ter achado o Sr. Grey muito dominador, daqueles que quer tudo pronto na hora em que pedir, e que as pessoas só podem fazer tais coisas com a permissão dele.

Ana trabalha em uma loja com artigos para construção e decoração, e Christian acaba aparecendo lá, para comprar cordas e mais alguns outros artigos. Nessa loja, também trabalha Paul, que é o filho do dono do lugar, e tem uma quedinha por Ana, inclusive sempre a chama para sair. Christian percebe que Paul gosta de Ana, e faz o possível para poder continuar perto dela.

Ana diz à Christian que Kate ficaria feliz se tivesse uma foto para colocar em seu artigo, então ele se oferece para tirar algumas fotos no hotel onde está hospedado. Ana chama seu amigo José, que é fotógrafo e está prestes a fazer sua primeira exposição, para tirar as fotos, e no dia seguinte, Ana, Kate e José vão até o encontro de Grey para tirar as fotos. Depois da sessão de fotos, Grey chama Ana para tomar café e os dois conversam um pouco, mas Grey diz à Ana que ele não é o homem para ela.

Depois desse episódio, Ana e Kate vão ao bar comemorar a formatura, Ana acaba ficando bêbada e liga para Christian dizendo algumas coisas estranhas. Ela vai para fora do bar, José, que diz amá-la tenta beijá-la, mas então Christian aparece. Ele havia instalado algo no telefone dela, e assim consegue sempre saber onde ela está. Ele leva Anastasia para o hotel onde está hospedado, e dorme com ela. E apenas isso, apenas dorme.

Eles concordam em se ver novamente, e é aí que realmente começa algo entre eles. Depois de um passeio no helicóptero participar de Christian, os dois vão para o apartamento dele, ele mostra à ela o Quarto Vermelho da Dor, e depois eles têm uma conversa sobre sexo, e quando ele descobre que ela é virgem, resolve que está na hora de "resolver esse problema", e os dois têm sua primeira transa, já que sabemos que Christian não faz amor, ele fode. Forte.

Anastasia fica assina um contrato antes de Christian a levar para o Quarto Vermelho, mas depois fica sabendo que existe outro contrato que ela terá que assinar caso queira continuar vendo o Sr. Grey. Ele dá o contrato a ela, e em meio à incerteza de se vai aguentar ou não fazer tudo que está no contrato, ela precisa definir bem suas emoções por Christian, e tentar descobrir o que ele sente por ela. E claro, vai ter bastante sexo nesse meio tempo aí.



Agora, às minhas opiniões. Eu achei o livro bom, como já puderam ver pela nota que dei. Não bom do tipo "melhor livro da minha vida", mas bom do tipo "história boa". Muitas das críticas que leio e ouço sobre esse livro é que só tem sexo, mas o livro é bem mais que isso. Inclusive eu me surpreendi com isso, por que eu realmente esperava que o livro tivesse mais cenas de sexo. Outra crítica comum é que eles mal se conhecem e já transam, o que eu também não entendi, já que eles só transam depois da página 100.

Eu sinceramente achei o livro 10x melhor do que as pessoas fazem parecer que ele é. Confesso que em alguns momentos as cenas de sexo são escritas de uma forma boba demais, não todas, e nunca é a cena inteira, mas há certos momentos, certas frases que você lê e pensa "poxa, poderia ter escolhido melhor as palavras", mas nada que vá realmente incomodar o leitor. As cenas de sexo são bem normais, não no sentido de serem chatas, mas no sentido de que aquela é a forma que as cenas de sexo de qualquer outro livro são escritas. Para mim, a implicância com esse livro se deve ao fato de, simplesmente, ele ter se tornado um sucesso.

Um livro não te agradar não significa que ele é um livro ruim. Para um livro ser ruim, ele precisa não ter mensagem nenhuma ali, precisa ser mal escrito, ou seja, cenas escritas tão porcamente que você não consegue nem lê-las direito; precisa ser aquele livro que você percebe, enquanto lê e depois de lê-lo, que NINGUÉM conseguiria se identificar com aquilo. Sabe por quê? Por que talvez você não se identifique com a Ana, mas o sucesso que o livro é nos diz que tem muitas mulheres que se identificam com ela de alguma forma. Não significa que todas as pessoas que leram são sadomasoquistas/masoquistas, ou que fazem sexo em todos os lugares possíveis, muito menos que são namoradas de um milionário, mas talvez essas pessoas se sintam inseguras em alguma área da vida, talvez essas pessoas estejam apaixonadas por uma pessoa que elas julgam ser melhores que ela, talvez essas pessoas tenham vergonha de seus corpos, e esse livro, de alguma forma, as ajudou.

Na comunidade literária há uma mania de achar que por que o livro não funcionou pra você, ele é ruim, mas não é assim! Um belo exemplo é o livro Trópico de Câncer do Henry Miller. Como vocês podem ver na minha resenha, minha experiência de leitura com o livro não foi a melhor coisa do mundo. As expectativas estavam bem altas e me decepcionei feio, não me identifiquei com nada ali, achei várias cenas desnecessárias, mas entendo que é um livro bom. É bem escrito, e apesar de eu, Isabella, ter achado certas coisas desnecessárias, sei que outras pessoas gostaram daquilo, isso vai da identificação de cada um, e se vocês verem a resenha da Tatiana Feltrin, vão perceber que ela amou o livro, mas que disse que várias pessoas que leram juntamente com ela, odiaram o livro e chegaram a dizer que era uma porcaria.

Julgar um livro tendo em vista apenas sua experiência com ele, e não procurar saber sobre opiniões de pessoas que leram o livro e sentiram coisas diferentes é raso demais. Discutir com pessoas que tem as mesmas opiniões que as suas também é raso e fácil demais, além de não te levar à lugar nenhum. Então quando achar algum livro ruim, mas sabe de alguém que achou legal, veja a resenha daquela pessoa explicando por que ela gostou, e talvez isso faça você ver o livro com outros olhos antes de sair falando mal dele por aí simplesmente por que você não gostou. Julgar um livro por que tu não gostou é o mesmo que julgar alguém por que ela não foi legal contigo. Tu pode não gostar daquela pessoa, mas ela com certeza é importante pra alguém e tem pessoas que a amam, então em vez de jogar ódio gratuito por aí, dê críticas construtivas. Se não gostou da escrita da autora no livro, fale o que tu acha que poderia melhorar, é melhor do que simplesmente dizer que é ruim.



Agora vamos deixar essa discussão de lado e falar sobre meus sentimentos. Me apaixonei pelo Grey no quinto capítulo e não me orgulho disso. Lutei contra isso por alguns capítulos, por que, sinceramente, não queria fazer parte das pessoas que se apaixonaram por ele, simplesmente por que eu não achava que devia. Minha relação com ele foi estranha por que no início eu estava me apaixonando por ele, e do contrato em diante eu comecei a sentir um misto de raiva e repulsa em várias partes, por que sejamos honestos, aquele homem não é normal.

O que me fez pensar em algo que não vi outras pessoas falando sobre. Esse parágrafo eu vou deixar escrito em branco, por que contém spoilers, então se você quiser lê-lo, clique e arraste,ok? O próximo parágrafo já é sem spoiler nenhum, não se preocupe!  O assédio que ele sofreu quando tinha 15 anos. Muitas vão dizer que é ok, já que ele quis transar com a Sra. Robinson, mas de qualquer forma, ele era menor de idade na época, e sabemos que muitas das coisas que acontecem conosco quando somos adolescentes, acabando moldando e formando nosso caráter para sempre. Vi pessoas falando que achavam a Ana chata quando culpada a Sra. Robinson, mas vamos parar para pensar que a Sra. Robinson tinha cerca de 30 anos e estava transando com um menino de 15. Ana tem que culpar mesmo! Nada justifica uma adulta transar com um menor de idade, ele querendo ou não, e Ana tem toda a razão por não gostar dela, mesmo que Christian diga que a Sra. Robinson não fez nada demais.


Em vários momentos eu achei as reações da Ana muito sem sal. Ela entrou num quarto cheio de brinquedos sexuais, fora que várias das coisas que estavam ali ela não sabia nem pra que serviam, e ficou super de boa com aquilo. Viu as coisas, perguntou o que era uma ou duas coisinhas e saiu como se nada tivesse acontecido, como se ele tivesse mostrado uma piscina de 10 mil litros pra ela e nada mais. A reação dela a algumas coisas no contrato também foram muito forçadas. Não tem como uma menina virgem, que nunca se tocou, achar super normal um cara escrever num papel que ele quer enfiar mil e uma coisas na vagina e no ânus dela.


O contrato foi algo que me incomodou por que deu pra ver mais sobre essa personalidade doentia do Christian, o que foi bastante interessante, ainda mais depois que descobrimos o motivo. Eu gostei de sentir tudo o que senti pelo Christian. Pelos capítulos em que eu o achei o cara mais fofo do mundo, pelos que senti raiva, e pelos que senti repulsa. Gosto de personagens que me fazem sentir uma montanha-russa de emoções. Personagens que são escritos para nos fazer sentir apenas uma coisa do início ao fim não me interessam, acho sem graça demais.


Devo dizer também que adorei os personagens secundários, como a Kate, Elliot e José, apesar de José aparecer pouco e de suas aparições sempre serem seguidas por um mini ataque de ciúme por parte do Grey. Gostei bastante da Kate. Ela tem personalidade forte, sabe o que quer e não desiste das coisas quando coloca algo na cabeça. Também gostei bastante de José, apesar de saber que ele está ali apenas como um homem que pode fazer Grey ficar com ciúme.


Gostei do ritmo da história. Não achei acelerado, nem lento. Algumas pessoas disseram que a Ana começou um relacionamento rápido demais, mas isso vai de pessoa pra pessoa. Tem gente que antes de começar a namorar gosta de conhecer a pessoa primeiro, tem gente que começa a namorar e vai conhecendo. Eu acharia rápido demais se ela tivesse visto ele apenas uma vez e logo começassem um relacionamento, e mesmo assim, seria algo meio relativo, pois sabemos que várias pessoas transam no primeiro encontro, e que se a pessoa quer, deixa ela fazer.


Uma coisa que vi várias pessoas reclamando sobre, é a deusa interior da Ana. Eu não sei como o livro ficou em português e se a tradução atrapalhou isso, mas a deusa interior não me incomodou. É estranho, até por que alguém falar de si mesmo na terceira pessoa é bem estranho, mas não é um estranho que me fez não gostar. Não posso dizer que gostei também, se isso fosse tirado do livro com toda certeza não faria diferença nenhuma, e talvez a inutilidade dessa deusa interior é que irritou as pessoas. Não gostei, mas também não desgostei, mas nessa parte eu consigo entender por que as pessoas não gostaram.


Eu gostei do livro por que foi uma surpresa pra mim. Nossa experiências com os livros sempre vão depender da nossa expectativa. Se você começa a ler um livro já achando que ele vai ser o melhor livro da sua vida, as chances de você se decepcionar é bem maior. Por isso eu sempre tendo começar as leituras pensando apenas "vai ser um livro 3 estrelas", que no meu caso são aqueles livros que eu até gostei da história, mas não me apaguei à ninguém, ou livros em que eu até senti empatia, mas não gostei da escrita, coisas assim. Basicamente, são livros que eu não gostei tanto, mas até recomendaria. Quando eu comecei a ler Fifty Shades of Grey, eu pensava que iria odiar o livro, que o livro era mais escrito e que a história era boba, mas me surpreendi bastante com o livro, e como puderam ver, adorei a experiência de leitura.


Eu não daria 5 estrelas para esse livro, apesar de ter gostado bastante. O livro tem sim alguns problemas, exagera demais em algumas coisas, em certos detalhes, e às vezes joga umas coisas na cara do leitor que a gente não sabe nem de onde saiu. Fora que muitas vezes não fala nada sobre coisas importante da vida da Ana. Sei que o livro é focado no relacionamento dela com o Christian, mas o livro tem cenas com os pais delas, e depois que essas cenas acabaram, os pais não aparecem mais, não são citados nem em telefonemas, o que eu acho bem estranho já que ela diz que tem ligação forte com os pais e que os ama.


Mas gostei bastante do livro, me diverti, e senti vários sentimentos em relação ao Grey, e gosto de livros assim. É um livro que recomendo muito se você gosta de romances hot, ou seja, romances que tem sexo, bastante sexo. Se você não gosta do gênero, NÃO LEIA! Por que é bem melhor tu gastar teu tempo lendo algo que tu sabe que vai gostar, do que gastar uma semana lendo um livro que só lendo a sinopse você já não gostou. Se ler, volta aqui e me conta o que achou!



Nenhum comentário:

Postar um comentário