segunda-feira, 6 de novembro de 2017

600



Esse é o seiscentésimo post do blog. Eu gostaria de ter feito um poema, ou algo realmente especial para comemorar, mas acho que no momento atual da minha vida, eu não vou conseguir produzir algo decente que fale sobre felicidade. Então, nesse post, eu gostaria de fazer algumas reflexões sobre coisas que envolvem o blog e o canal.

Eu criei o blog para poder compartilhar meus pensamentos com as pessoas, e desde a criação, o blog evoluiu bastante. Minhas resenhas estão bem mais "profissionais", minha escrita está tão melhor do que antes que nem parece que era eu escrevendo em 2014. Eu amo isso, ver que eu progredi, ver que estou melhorando, mesmo que seja em algo que ainda não me traz retorno financeiro. Não criei o blog ou o canal pensando em dinheiro, eu criei para poder postar minhas opiniões em lugares onde várias pessoas pudessem ver.

Eu sempre postei o que eu queria, sempre foi e sempre vai ser assim. Não vou ser a pessoa que vai postar por que alguém pediu, ou alguém pagou para isso. Até quando autores entram em contato comigo eu sou bem sincera e digo que vou postar minhas opiniões, sejam elas positivas ou negativas. Minhas resenhas atuais me dão orgulho, mesmo! Elas estão tão completinhas agora, falando não somente sobre a minha experiência de leitura, mas com um resumo legal das primeiras páginas do livro, com detalhes sobre a diagramação, detalhes sobre a escrita do autor, e sei que minha visão, enquanto leitora, mudou bastante desde 2013.

Eu sempre escuto pessoas perguntando por que eu ainda mantenho o blog, e sempre que isso acontece, eu pergunto para mim mesma o motivo. Eu gosto daqui, gosto de escrever, eu preciso escrever, por que sem a escrita, eu enlouqueço, de verdade. Vários textos, poemas, contos, poesias que estão aqui, eu escrevi em momentos ruins, em momentos onde eu precisava desabafar, mas sabia que ninguém me escutaria, então decidi transformar em versos e postá-los. O blog me ajuda a manter a mente no lugar, a tirar de mim tudo que não for legal, a externar as emoções.


E isso não é somente sobre a escrita ou leitura, mas sobre arte em geral. Eu sempre amei desenhar, inclusive já postei um vídeo mostrando meus desenhos antigos lá no meu canal. Eu evoluí bastante nos últimos três anos, comecei a desenhar pessoas reais, a criar personagens que não são estilo anime, aprendi a amar o meu estilo de traço e a não almejar o realismo por que realismo não me representa. Aprendi a colorir pele direito, por que acreditem ou não, eu era aquelas que só fazia pele com 1 tom de lápis e era sempre aquele rosinha salmão, por que eu não sabia lidar com pele negra. Agora eu amo fazer pele negra, e apesar de ainda ter poucos desenhos com pele negra, sei que vão vir muitos.

Uma coisa que eu amei ter aprendido é a colorir o cabelo direito. Eu já fazia fio a fio, mas eu definitivamente não sabia o que estava fazendo. Fui fazer uma menina loira, e obviamente eu colori o cabelo da menina inteiro de amarelo, e fiz alguns riscos com lápis marrom no meio. Ficou horrível. Aprendi que para fazer cabelo loiro eu vou precisar de no mínimo 4 lápis diferentes, de tons diferentes, por que cabelo loiro NÃO É AMARELO! Pelo menos não na maioria dos casos. Também aprendi a fazer cachos! Antes eu fazia cachos meio que fazendo molinhas, que é como a maioria das pessoas fazem, e vendo um vídeo da Nath Araújo, minha musa inspiradora, eu aprendi a fazer cachos lindos!

Também evoluí bastante no desenho em si, agora eu prefiro não fazer muitos detalhes direto no desenho, e deixar pra fazer enquanto estiver colorindo, assim não fica tão marcado. Claro, isso por que meu estilo de desenho é assim, eu não gosto de coisas muito marcadas, apesar de que não ligo se por algum errinho meu alguma coisa ficar marcada, por que é a vida, eu sempre tento fazer com que os erros do desenho fiquem parecendo propositais no final, então acabam ficando bonitos e na maioria das vezes nem dá pra perceber.


E ainda continuando no campo das artes, também evoluí bastante em edição de vídeos! Isso fica muito óbvio se tu entra no meu canal e vê a playlist do Document Your Life, que agora está bem melhor. Lembrando que eu coloco os vídeos novos sempre no alto da playlist, então os primeiros vídeos vão ficando pro final. Eu amo editar vídeos, amo vídeos com fotografias bonitas e gosto de levar isso para os meus, apesar de nem sempre conseguir.

Acho que pra um vídeo ser agradável, ele precisa estar harmonioso, sem barulhos excessivos, com conteúdo bacana, fotografia bonita e uma edição bem feita. Claro, pro estilo de vídeos que eu gosto. Confesso que também gosto de alguns vídeos mais barulhentos, sem muita edição, mas para o tipo de vídeo que eu produzo, o melhor é um ambiente mais calmo, que dê pra ouvir minha voz sem eu estar gritando.

Isso, e minha paixão pela fotografia só foram me ajudando a melhorar. Há alguns anos eu fiz um projeto de fotografia aqui no blog, penso em fazer um projeto para 2018, aqueles de 365 dias, ou algo parecido, e publicar o resumo do mês aqui no blog com as fotos tiradas. Não sei ainda qual vai ser o projeto, mas quero fazer algo relacionado à isso. Eu amo fotografia, e apesar de não ser profissional, amo fotografar e até entendo bastante do assunto.


O blog me fez melhorar em questões psicológicas, pois aqui é meu cantinho de desabafo. O blog me fez melhorar, muito, na escrita, me fez querer ler mais e mais para que o blog sempre tenha resenhas novas. Também me fez melhorar na gravação e edição de vídeos, me fez melhorar em fotografar coisas, pessoas e paisagens. Melhorou muito minha autoestima, por agora, mesmo nos dias ruins, eu venho aqui e vejo que eu evoluí bastante em várias coisas, principalmente no campo artístico.

Mas como tudo, isso também tem um lado negativo. Eu realmente evoluí muito nessas coisas, mas quase ninguém realmente me admira pelo que eu faço. Não penso em viver de arte, em desenhar ou fotografar profissionalmente, também não penso em viver da escrita de livros. Não é que eu não queira, se acontecer vai ser ótimo, mas o objetivo da minha vida não é viver dessas coisas, não é viver para essas coisas.

As pessoas tendem a admirar a arte, mas não a apoiar a arte. Por isso tantos escritores, cantores, atores, pintores e desenhistas se suicidam: não recebem apoio. Eu sei que esse provavelmente não vai ser o meu trabalho, mas não custa nada as pessoas que estão perto de mim falarem que meu desenho ficou legal, ou que me texto foi emocionante, ou que minha foto ficou linda. Claro, têm que falar quando for verdade, mas muitas vezes eu recebo elogios de pessoas que nem conheço, e não recebo apoio de perto, então gostaria de pedir para vocês: apoiem os artistas, em todos os ramos da arte, pois não é fácil! Apoiem os artistas para que eles possam evoluir e continuar sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário