quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Resenha: Skeleton Flower, de Kim Jonghyun


























Título: Skeleton Flower: Things That Have Been Released and Set Free
Autor: Kim Jonghyun
Editora: SMTown
Ano de publicação desta edição: 2015
Número de páginas: 170
Onde encontrar: Skoob / Livro online (em inglês)
Nota: 5 / 5

Aviso: As frases citadas aqui foram traduzidas automaticamente pelo google, do inglês para o português. Eu consertei erros que percebi, mas posso ter deixado passar alguma coisa.

Skeleton Flower é um romance de Kim Jonghyun, membro do SHINee. O romance é baseado em composições musicais de Jonghyun, então todos os 12 capítulos tem o título de alguma música dele, e essa música está inserida na história seja em letra mesmo, com os personagens ouvindo a música, ou seja no enredo. Não é necessário conhecer as letras das músicas, mas conhecer as músicas com certeza trás uma experiência diferente, por que dá pra perceber a música em partes específicas da história.

Já no primeiro capítulo, o casal termina. Namoraram por cinco anos, mas perceberam que não faz mais sentido continuarem juntos. E a partir do término, ao longo do livro, a história dos dois vai sendo contada e o leitor entende como chegou àquele ponto. Também fala sobre como eles seguiram a vida depois desse término.

"O homem e a mulher pensaram em como queriam ser felizes e perceberam que, para que isso acontecesse, era hora de se deixarem ir"

A narrativa não é linear, ou seja, vai indo do passado para o presente o tempo todo, pra contar pro leitor como eles estão, e também a trajetória do casal. É um livro de romance dramático e triste, então se você gosta desse tipo de livro, tenho certeza de que Skeleton Flower vai ser uma boa leitura. O livro físico está disponível apenas em coreano, porém deixei uma tradução feita por uma fã linkada no início da resenha.

"Mas às vezes, em vez de 'animar', quero ouvir algo mais como 'Tudo bem, você pode descansar hoje, deixe o resto para amanhã', você sabe"

Eu tenho certeza de que eu ser fã do Jonghyun afeta meu relacionamento com o livro, e não vou esconder isso. O enredo é simples, e sinceramente é quase um conto, pois tem poucas palavras. Como o livro foi feito no estilo de álbum (cd) coreano, ele tem muitas fotos que o autor mesmo tirou e poucas frases por página, o que faz o livro ser mais gordinho, mas ele deve ter umas 15 mil palavras no máximo, então ele é na verdade um conto sim.

"Porque depois que ele a conheceu, o lugar que costumava ser um pântano de frustração para o homem se transformou em um parque de diversões cheio de alegria e emoção"

Conheci o Jonghyun no início de 2012, com o single Sherlock, e ao longo dos anos fui conhecendo suas composições. A minha preferida, desde o lançamento, é Symptoms, e deixarei o vídeo dela no final da resenha, pra que vocês possam apreciar a beleza dessa música. Como disse, com certeza eu já acompanhar e ser fã do trabalho dele afeta o meu relacionamento com o livro. Pra mim o livro foi super intenso e incrível, e entendo que pra algumas pessoas possa ser apenas um livro "bom". Pra mim ele é 5 estrelas e favoritado, e pra outras pessoas ele pode ser um livro 4 estrelas.

"É assim mesmo. Eu gosto da atmosfera sombria e quente. Para mim, acender as velas e ligar o toca-discos é um ritual que afirma 'este dia também terminou''

Porém devo deixar claro que a história é de extrema qualidade, principalmente se pensarmos que são, na verdade, várias histórias (várias músicas) dentro de uma só. O autor ter linkado suas composições, de forma que pareceram ter sido feitas para esse livro, quando na verdade foram músicas feitas ao longo de sua carreira, é uma coisa incrível e deve ser exaltada!

Se você é SHAWOL, recomendo de verdade que leia. Contextualizando para os que não conhecem Kim Jonghyun, é um artista completo (canta, dança, escreve e atua), que faleceu no final de 2017. Se você for procurar pelo nome dele aqui no meu blog vai encontrar mais informações sobre isso, já que nos últimos temos eu tenho evitado falar sobre a forma como ele morreu. Pra mim foi tudo muito doloroso e eu inclusive tive uma das crises de depressão mais fortes da minha vida depois disso. Enfim, para algumas pessoas pode ser doloroso ler esse livro, mas é sério, vale a pena.

"Não importa que tipo de história você cante, se a história do cantor suscitar sentimentos dentro do ouvinte, é assim que eu sei que é uma boa música. E a empatia e identidade nascidas da boa música, por sua vez, atraem o poder mais maravilhoso da música"

Você estando ainda sofrendo ou não, é um ótimo livro pra ser lido. Tem o toque e a genialidade dele em cada linha, é um livro 100% do Jonghyun, e principalmente um livro que ele fez para os fãs, então é um livro que deve ser lido sim. Claro, não se force à ler, mas tenha certeza de que não vai se arrepender com a leitura. Depois de um pouco mais de um ano sem consumir kpop, voltar a ouvir SHINee e ler esse livro foi como um banho quente depois de um dia difícil.

"E ele notou, pela primeira vez em sua vida, que som bonito é a palavra "amor". Como se isso fosse um assunto sério, o homem saboreou a palavra 'amor' várias vezes e se cobriu com o cobertor enquanto ria bobo"

Para os que não são fãs: LEIAM. É uma história gostosinha de acompanhar. Apesar de ser dramática e melancólica, é uma história bonita, não necessariamente de amor romântico, mas de autocuidado principalmente. A gente se cuidar é muito importante, por que quando a gente se cuida, aprende a cuidar de tudo ao redor, e não deixa as coisas ruírem por falta de atenção. Recomendo muito a leitura desse livro maravilhoso, e se você ler, volte aqui e me diga o que achou!











Nenhum comentário:

Postar um comentário