terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Leitura todo dia #128

Mais uma semana de Leitura todo dia! O projeto foi criado pela Nine Stecanella. Se você não conhece, clique aqui para conhecer o canal da Nine e conhecer o projeto. Minha meta para esse ano é ler 30 páginas por dia, porém, como vou participar de uma maratona, quero conseguir ler ao menos 60 páginas por dia! Vamos lá!


No dia oito eu li 50 páginas de Mistérios e Práticas na Lei de Umbanda. Não anotei quantos capítulos foram. Concluí a leitura desse livro, e foi uma leitura regular. Eu não recomendaria esse livro pra pessoas que não conhecem a religião, por que ele pode dar várias ideias erradas. Umbanda é uma religião que respeita o livre arbítrio, então não vai ter essa coisa de ficar julgando o que você escolhe fazer da sua vida, desde que isso não interfira no livre arbítrio de outras pessoas. Então assim, você ser gay não te faz uma pessoa ruim, você ser do candomblé não te faz uma pessoa ruim, e você ser mulher não te faz uma pessoa ruim. E esse livro fala isso, e é o motivo pelo qual eu não consegui gostar do livro, mesmo ele tendo coisas legais sobre umbanda que realmente me ajudaram a entender melhor a religião. Esse livro foi escrito em 1962, então é compreensível essa visão retrógrada do autor, mas foi algo que me incomodou muito, então não consigo dizer que gostei realmente da leitura.

Para os que não sabem, meu TCC vai ser sobre educação na cultura afro-brasileira, e uma das coisas que quero fazer é pesquisar os terreiros, mas quero ter bastante conhecimento teórico pra isso.

Li também 22 páginas do conto The Resident Pacient do livro The Adventures and Memoirs of Sherlock Holmes. Se tudo der certo, nessa semana sai meu comentário sobre esse conto. Gostei bastante, foi um dos melhores que li até o momento.

Li 37 páginas (sete capítulos) de Moby Dick. Finalmente voltei a ler esse livro! E por fim li 20 páginas de Doce Princesa Negra, que é um livro infantil sobre negritude. Não tem bem uma história, cada página tem uma coisa diferente da cultura negra, e fica tudo "unido" por que é sempre com a mesma protagonista.

















No dia nove eu li 10 páginas (vinte capítulos) de Salmos. Eu quero realmente terminar esse livro esse mês. É um livro bíblico bem grande, ne? Mas estou amando a leitura, é muito edificante. Tem algumas coisas que eu não concordo, do tipo "oh, Senhor, mate meus inimigos". Por que nem sempre seus inimigos são pessoas ruins, às vezes a pessoa ruim é você. E acho bem ruim oração contrária, que é aquela que faz com que alguém saia prejudicado. Pra mim, Deus só escuta a sua oração e responde, se todo mundo sair bem com o seu pedido.

Li 29 páginas (cinco capítulos) de Moby Dick. Eu quero muito terminar a leitura desse livro até março. Comecei a lê-lo em 2018, li umas 100 páginas e parei. Em 2019 eu li 30 páginas e parei. Esse ano essa leitura tem que dar certo. Como eu tenho fobia de mar, e obviamente não curto muito livros que se passam nesse cenário, é difícil pra mim ler, mas já que comecei, vou terminar. Estou lendo em inglês, o que deixa a leitura mais lenta, mas tudo está indo conforme o desejado.

E por fim, li 39 páginas (um capítulo) de Psicopata Americano. O livro começou bem diferente do que pensei que seria. Aparentemente é um homem normal, rico, machista pra caramba, que trabalha numa empresa enorme, vivendo sua vida. Aguardemos os próximos capítulos. Mas algo que devo ressaltar aqui é que a primeira frase do livro é "PERCA TODA A ESPERANÇA AQUELE QUE AQUI ENTRAR", que é uma adaptação de "Deixai toda esperança, ó vós que entrais", que é uma referência ao Inferno, de Dante, primeira parte de A Divina Comédia. É simplesmente incrível que o autor tenha feito essa referência, e já prepara o leitor pra possíveis atrocidades.


No dia dez eu li 70 páginas (cinquenta e seis capítulos) de Melhores Dicas Para Emagrecer Sem Sacrifício. É um livro que parece besta? Sim, mas tem dicas de alimentos que ajudam a emagrecer, como chá de canela (é abortivo, então cuidado), chá de gengibre e fibras. Comecei a tomar chá de gengibre, por que ele aumenta o metabolismo, isso significa, resumindo, que o corpo absorve menos gordura, por que não tem tempo pra isso. E gengibre também é ótimo contra resfriados, então é sempre bom consumir, mas sem excessos!

E li também 3 páginas (onze capítulos) de Salmos.


No dia onze, início da Maratona Literária de Verão, organizada pelo Victor do Geek Frek, eu li 33 páginas (três capítulos) de Psicopata Americano. Devo dizer que o livro não é nada como eu esperava que fosse. Tem muita coisa de roupas, o protagonista é rico e sabe o nome de todas as marcas chiques, e faz questão de ficar comparando quem se veste melhor. É meio esquadrão da moda. Não me incomoda, mas não acho que adiciona algo realmente à história.


No dia doze eu li 44 páginas (seis capítulos) de Psicopata Americano. No dia treze eu li 48 páginas (seis capítulos) de Psicopata Americano e ele finalmente começou a matar. Todo o início do livro é importante por que serve como uma belíssima introdução à mente do personagem e dos motivos que o levam a matar. E assim, é bem cruel. Pessoas que tem gatilho ou sensibilidade com tortura, não leiam esse livro!

Li também o conto de terror Quarta-feira Treze, que tem 7 páginas. Eu pensei que ia ser um conto "ok", por ser pequeno, né? Mas é um conto INCRÍVEL! Eu amei essa leitura. O conto em si é bem brisado, com coisas fantásticas (no sentido de fantasia) acontecendo, mas o final dá o tom do conto. O final é o que define tudo. E quando digo o final, é realmente isso, a última frase.

E por fim, li 28 páginas do ebook Não Sol Mais Céu. Quando eu percebi o trocadilho do título eu simplesmente não acreditei no clichê haha. É um livro ótimo se você quer só ler coisas bobas, sem se esforçar, e marcar algumas frases clichês pra colocar no status quando você se apaixonar ou quando terminar com alguém.


No dia quatorze eu li 51 páginas (três capítulos e meio) de Tempo Ruim. É um livro sobre furacões, tempestades, raios e tudo que envolve chuva. Ou seja, é um livro sobre meteorologia, só que pra crianças. É bem ilustrado, tem palavras bem fáceis de entender, explica tudo muito bem explicadinho. E tem testemunhos de pessoas que passaram por esses eventos traumáticos.


No dia quinze eu li 55 páginas (dois capítulos e meio) de Tempo Ruim. É incrível, e horroroso, o que um tornado é. E gente, mesmo que pareça estranho ler um livro sobre esse assunto, eu estou adquirindo tanto conhecimento prático sobre isso, e é magnífico. Mesmo que aqui no Brasil a gente não passe por isso, é importante saber, principalmente se você tem costume de viajar para os Estados Unidos ou Ásia.

E li 6 páginas de Bote de Rapé, que é um teatro super curto do Machado de Assis, sobre, literalmente, comprar rapé. Para os que não sabem, rapé é um pó de tabaco e outras folhas. Indígenas usam muito em seus rituais, mas no caso do rapé que era vendido na época, era basicamente tabaco e folhas com propriedades alucinógenas, ou seja, seria como ir comprar cocaína hoje em dia.


Li 552 páginas, o que dá uma média de 69 páginas por dia. É uma média ótima, acima do que eu queria, e espero que continue assim pelo restante do mês! Os livros que li para a maratona, especificamente foram: Psicopata Americano e Tempo Ruim. Moby Dick também está nos meus planos, pra eu li antes de começar a maratona de fato.



Mistérios e Práticas na Lei de Umbanda - 50 páginas lidas
Quarta-feira Treze - 7 páginas lidas
Não Sol Mais Céu - 28 páginas lidas
Doce Princesa Negra - 20 páginas lidas
Melhores Dicas Para Emagrecer Sem Sacrifício - 70 páginas lidas
Bote de Rapé - 6 páginas lidas
Salmos - 13 páginas lidas
Moby Dick - 66 páginas lidas
The Adventures and Memoirs of Sherlock Holmes - 22 páginas lidas
Psicopata Americano - 164 páginas lidas
Tempo Ruim - 106 páginas lidas












Nenhum comentário:

Postar um comentário