segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Diário de Leitura - Sherlock Holmes #19 - The Crooked Man




Primeiro diário de leitura de Sherlock Holmes de 2020, e eu espero que seja o ano em que eu termine de ler esse livro. Tem lindos 3 anos que estou lendo ele, e sinceramente me dá muita agonia ver esse livro não marcado como "lido" ainda. Mas vamos lá.

O último conto lido até agora foi "The Crooked Man". Um coronel importante morreu, e ninguém sabe muito bem  o que aconteceu. O que sabem é que ele estava discutindo com a esposa, que ela gritou com algum "David", e que depois ela gritou de horror. A porta estava trancada, então quando o socorro chegou, tiveram que entrar pela janela. 

Encontraram a mulher desmaiada e o coronel morto. Obviamente a mulher é tida como suspeita, mas nada na investigação faz sentido. Quem é esse David? A porta estava trancada, mas a chave não estava em lugar algum, onde está?

Para responder a maior pergunta da investigação "Quem matou?", Sherlock Holmes vai até Watson e pede ajuda para ver o caso por outros ângulos e finalmente ajudar a resolver o caso. Watson apenas vai fazendo algumas reflexões, que ao leitor parecem até bobas, mas que pra Holmes ajudam demais.

O inglês do conto não foi realmente difícil, principalmente por que já estou no final do livro, e já me acostumei com a linguagem usada, mas pra quem for ler esse conto somente, a menos que você já tenha um nível bom de inglês, você pode ter dificuldade. Mas é só ler com o dicionário ou um tradutor aberto.

Foi um conto mediano, pra mim. No final tem uma super revelação de quem realmente matou o coronel, mas eu achei meio anticlímax demais, sabe? É um conto bom se você, assim como eu, tem interesse de ler todos os contos do Arthur Conan Doyle em que o Sherlock Holmes e o Watson são protagonistas. Mas se você apenas quer ler um conto bom de Sherlock Holmes, não recomendo muito esse não. É um conto bom, mas não é nada de grandioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário