segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Leitura todo dia #129



Mais uma semana de leitura! O projeto Leitura todo dia foi criado pela Nine Stecanella há alguns anos, pra que a gente se una nesse propósito de ler diariamente. Minha meta pessoal para este ano de 2020 é ler 30 páginas por dia, MAS como estou participando da Maratona Literária de Verão, do Victor Almeida, minha meta é 60 páginas por dia. Vamos lá!


No dia dezesseis eu li 54 páginas (cinco capítulos) de Tempo Ruim da Anita Ganeri e concluí a leitura do livro! É um livro que fala sobre fenômenos meteorológicos, de uma forma bem didática pras crianças. Eu amei muito o livro e aprendi muito sobre furacões, ciclones, tempestades e coisas do tipo. Inclusive aprendi que raios fazem bem para a saúde do solo, então por isso depois de grandes tempestades as plantas crescem mais saudáveis e rápido! Li também 28 páginas (cinco capítulo) de Psicopata Americano.
















No dia dezessete eu li 63 páginas (cinco capítulos) de Psicopata Americano. No dia dezoito eu li 81 páginas (nove capítulos) de Psicopata Americano. É um livro que não recomendo se você for sensível. Tem muita coisa bem sinistra, ao nível de o protagonista ter colocado queijo dentro da vagina de uma mulher, e soltado uma ratazana lá dentro pro animal comer os órgãos internos da mulher. E isso é uma das coisas mais leves que tem no livro.


E no dia dezenove eu li 10 de páginas (um capítulo) de Psicopata Americano. E li também 36 páginas (dois capítulos) de Vagina - Uma Biografia. Como o título já diz, é um livro que fala sobre Vagina, e por enquanto está sendo uma abordagem mais científica, explicando sobre nervos e como isso atua no corpo feminino cis. Algo que achei importante é que a autora, Naomi Wolf, deixa claro que ela vai falar pelo ponto de vista científico e social de mulher cis hétero. Vivências de mulheres trans, lésbicas e bi merecem um livro inteiro pra elas, e ela não é a melhor mulher pra falar dessas outras vivências. Achei isso bem sincero, e fica claro que a autora considera outras vivências além da que ela descreve no livro.



No dia vinte eu li 13 páginas (um capítulo) de Vagina. E li 10 páginas (dois capítulos) de Psicopata Americano. Li bem pouco, estava meio desanimada no dia, mas não queria ficar sem ler, então li um pouquinho de cada livro!



Já no dia vinte e um eu li 124 páginas (vinte e dois capítulos) de Psicopata Americano e concluí a leitura do livro! Foi uma leitura bem pesada, que não recomendo pra qualquer pessoa. Só recomendo se você acha que consegue ler o livro MESMO, de boa. A maioria das vítimas do protagonistas são mulheres, o livro é bem detalhado sobre a tortura e a morte delas, então não recomendo que você leia se for uma pessoa sensível.

Também li 21 páginas (meio capítulo) de Vagina. E segue tendo bastante conteúdo científico, mesclado com experiências da autora com a sexualidade. Algo interessante que o livro aborda é falar que mulheres que estão bem com a vida sexual ficam mais felizes, e mostrar biologicamente que isso realmente acontece, por causa do hormônio chamado dopamina, que é liberado quando fazemos atividades felizes, sendo que o sexo é uma dessas atividades felizes.


No dia vinte e dois eu li 15 páginas do ebook Guia do Lettering. Foi meio decepcionante. A autora do ebook é Marina Viabone, que manda super bem no leterring, que é a arte de desenhar com palavras. Eu esperava encontrar dicas de como fazer lettering legais, já que eu uso isso na faculdade, no meu bullet journal e em alguns desenhos meus, mas encontrei folhas com aquilo de "passe por cima". Sabe quando você é criança e compra caderno com a forma das letras já escritas, só pra você passar por cima? É isso que tem no ebook. Páginas de dicas tem umas 5 só, e são basicamente falando sobre cada tipo de letra que existe formalmente, e que elas são a base para o lettering, algo meio óbvio, por que a menos que você invente um alfabeto, você tem que usar uma letra/fonte como base pro lettering. Ok, foi um ebook gratuito, pra divulgar o curso que ela vai dar, e até tem uma ou duas dicas legais, mas foi bem decepcionante pra mim.

E li 9 páginas (continuei o capítulo) de Vagina, que foi uma leitura bem melhor.


E finalmente, no dia vinte e três eu li 24 páginas (meio capítulo + meio capítulo) de Vagina. Estou gostando bastante do livro, apesar de achar que ele tem muita informação técnica demais, que apenas pessoas mais estudadas vão entender. Pessoas mais estudadas em biológicas, claro, já que é um livro que mistura biologia e sociologia. Tem muitos termos técnicos de biologia que nem eu, que faço graduação em biologia sei, então eu sei que muitas pessoas podem ter dificuldade com isso. Mas acho que é um livro bem válido, junta várias ideias de vários cientistas, o que torna o acesso à essas informações mais facilitado.

Li 7 páginas de Comunicação Não Violenta em Sala de Aula, que é um ebook curtíssimo sobre como devemos nos comunicar com alunos, focando em crianças. São coisas bem básicas, do tipo: não julgar, procurar entender o aluno, ser gentil; mas a gente precisa ler que PRECISA fazer isso, de vez em quando. É como a maioria dos livros de auto ajuda. Quando a gente lê, parece mais real e palpável, né?

E por fim, li 21 páginas de Como se Manter em Equilíbrio em Uma Sociedade Catatótica. Que é um ebook rapidinho de auto ajuda. As dicas não são super inovadoras, mas são coisas que vieram no momento certo: criar laços mais fortes com a espiritualidade, entender mais sobre quem eu sou à partir da espiritualidade. Sei que não é uma coisa que ateus vão gostar, ne? Mas como eu amo Jesus acima de todas as coisas, ler que preciso me esforçar pra manter laços com Ele, é bom. 



Li 516 páginas nessa semana, o que dá uma média diária de 64,5 páginas. Foi uma semana incrível de leituras, mesmo eu tendo lendo pouco em alguns dias. Em comparação com a semana anterior, eu li -36 páginas, o que é super ok, considerando que semana passada eu li muito. E já aviso que provavelmente na última semana do ano eu vou ler mais ou menos essas 500 páginas, ou até menos, e tá tudo bem. Eu li bastante nos últimos dias por que estou participando da Maratona Literária de Verão, organizada pelo Geek Freak. Em dias normais, minha meta é ler 30 páginas por dia mesmo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário