sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Análise de livros lidos em 2019


Vamos então àquele post de análise das minhas leituras do ano! Faço isso desde 2017, e acho que é bem esclarecedor, mostra não só a minha evolução como leitora, mas meus gostos do ano. Vou fazer uma comparação com os anos anterior, lá no final do post! Pra quem nunca viu um post desse antes, vou mostrar, em gráficos, como foram as minhas leituras. Separei as categorias "Desafios", "Idioma", "Gênero do autore", "Nacionalidade do autore", "Gênero literário" e "Subgênero literário". Vou explicar mais em cada gênero. É importante ter em mente que li 98 livros nesse ano, e que além do número exato, vou colocar a porcentagem, já que a porcentagem vai ser o mais importante pra fazermos as comparações no final.

Outra informação importante é que eu li 13.452 páginas esse ano, o que dá uma média de 36,8 páginas por dia! Isso é ótimo, já que a minha meta era ler 35 páginas por dia em 2019. Agora, vamos começar!


A primeira categoria é Desafios. E aqui separei quantos livros de cada desafio eu li, e ainda livros que não estavam dentro de desafio algum. Vocês vão perceber, se somarem, que tem mais que 98 livros ali, mas isso é por que alguns livros se repetiram dentro dos desafios. Apenas quis deixar claro quais desafios eu consegui cumprir. E claro, os livros fora dos desafios são realmente os números absolutos. O único desafio que não consegui cumprir foi o "Mulheres", por que ficou faltando ler 30 páginas de No Seu Pescoço. Como sempre, eu li mais livros de fora dos desafios. 


































A segunda categoria é Idioma. Li poucos livros em inglês, e na realidade todos foram contos. Eu até comecei (e continuei) alguns livros em inglês, mas não cheguei nem perto de terminar. Pelo menos, ao que tudo indica, se eu conseguir terminar esses livros logo, 2020 vai ter mais livros em inglês do que 2019. E não teve leitura em japonês, mas elas vão voltar em 2020!





































Terceira categoria é Gênero des autores. E aqui devo dizer que, obviamente, considerei o gênero com o qual eles se identificam. Alguns autores eu simplesmente não achei nada sobre, então não teria como obter essa informação, mas coloquei eles no gráfico também. Li mais homens do que mulheres, mas tudo bem. Li bastante livro de mulher também, e meu esforço pra 2020 vai ser tentar deixar tudo mais equilibrado nesse gráfico. Não vou dizer que vou passar a ler só mulheres, mas ler mulheres é muito importante. Principalmente pra quem é mulher.





































A quarta categoria é Nacionalidade. Estou muito feliz por que a maioria esmagadora de livros que eu li são de autores brasileiros. Não teve uma variedade tão grande assim nos outros países, mas o que importa é que li muitos autores brasileiros. Nesse gráfico não tem porcentagem, por que ficou muito bagunçado quando tentei colocar. Mas dá pra ver que 3/5 do gráfico está ocupado com o amarelo, que representa o Brasil.

































Quinta categoria é gênero literário. E aqui quero dizer gênero de narrativa, e preciso explicar algumas coisas. "Capítulos" são majoritariamente livros de curiosidades, que eu não soube bem onde encaixar e criei essa categoria. Separei os livros bíblicos, por que acho que eles não se encaixam nas outras categorias também, por que cada um tem tamanhos bem diferentes, alguns livros são cartas, estão deixei eles separados. Li muitos romances e contos, o que já era de se esperar. Eu esperava ler mais livros bíblicos e mais HQ também. Ficam aí como metas.
































E a sexta e última categoria é subgênero literário, que é o que chamamos de "romance romântico", "terror" e por aí vai. Pelo gráfico dá pra ver que eu li os gêneros bem balanceados, né? Os gêneros que fiquei em dívida foram Terror, Distopia, Biografia, Aventura, Suspense e Esotérico. São gêneros que normalmente eu realmente leio pouco, mas que vou me esforçar pra ler mais. Já em janeiro, na minha pilha de livros pra ler, tem uma biografia e um suspense, então já estamos começando 2020 mudando essas estatísticas.

























Agora fazendo as comparações com 2017 e 2018. Eu continuo lendo mais livros de fora de desafios, o que é bom, por que significa que eu sempre dou mais importância pra livros que eu QUERO ler naquele momento. Continuo lendo muitos livros em português, e vai ser assim provavelmente pelo resto da minha vida, porém pretendo ler mais livros em inglês em 2020. 

Em 2017 eu li muitos livros escritos por mulheres (45%), em 2018 isso mudou totalmente eu li muitos livros escritos por homens, chegando a mais de 70%. Já em 2019 eu consegui mudar isso um pouco, apesar de ainda não estar equilibrado como eu gostaria. Então a meta pra 2020 é ler pelo menos 2 livros escritos por mulheres por mês!

Também continuei lendo mais livros escritos por brasileiros. apesar de ter perdido um pouco de diversidade, se compararmos com 2018. Li menos livros escritos por estadunidenses e acho isso uma grande vitória, por que significa que não me sinto mais tão dependente da literatura deles como eu era até 2015. Nesse quesito, em 2020, eu quero ler bastante autores brasileiros, mas também autores de pelo menos mais 14 países.

Sobre gêneros narrativos, continuei lendo mais romance, e o segundo colocado continua sendo conto. Eu li bem menos livros bíblicos e menos teatros do que li em 2018, e quero mudar isso aí. Então, mais uma meta pra 2020, é ler mais teatro. Sei que só com o projeto Machado de Assis eu consigo ler alguns, mas vou procurar outros além desses. 

E por fim, um dos subgêneros mais lidos continua sendo romance romântico. Mas esse ano drama e ficção também surgiram bem fortes. Gostei bastante disso. Os gêneros que eu quero ler mais, pra que no gráfico de 2020 ocupe mais espaço, são Terror/Horror, Distopia e Suspense. São 3 subgêneros que eu espero ler pelo menos 8, 3 e 5 livros, respectivamente. 

Espero que tenha gostado do post, e se gostou, dá uma passada lá no meu canal. Eu falo sobre literatura e outras coisinhas mais sobre minha vida!





Nenhum comentário:

Postar um comentário