quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Resenha: 4 Perguntas Para Organizar Sua Vida Financeira de Lúcio Santos Carvalho




























Título: 4 Perguntas Para Organizar Sua Vida Financeira
Autor: Lúcio Santos Carvalho
Editora: Publicação Independente
Ano de publicação no Brasil: ????
Número de páginas: 16 páginas
Onde encontrar: Amazon
Nota: 4 / 5


Esse ebook(livro digital) bem curtinho, contém quatro perguntas chaves pra você conseguir organizar sua vida financeira, e prometo que dá pra organizar as finanças mesmo sendo pobre! Claro, colocamos pobre aqui como pessoas de classe baixa, que ganham no máximo 1 salário mínimo e meio (em 2019, seria algo em torno de 1500) por pessoa que mora na mesma casa. Por exemplo, se você mora com mais 3 pessoas, existem 4 pessoas na sua casa, certo? Então, pra ser considerado pobre, a renda de todas as pessoas da sua casa juntas tem que somar menos de 6 mil reais.

Peguei esses dados de ações afirmativas, ou seja, cotas, que consideram pessoas de baixa renda aquelas em que a renda mensal é de até um salário mínimo e meio por pessoa que mora na mesma casa.

Bom, vamos ao livro. Irei falar das perguntas aqui, pois o livro é inteiramente sobre isso. Claro que o autor dá explicações melhores de como responder às perguntas. A primeira pergunta é: Quanto eu ganho? E é simplesmente apenas colocar qual a sua renda, ou qual a renda mensal da família (caso o dinheiro for compartilhado). 

A segunda pergunta é: Quais são meus gastos fixos? E aqui você colocar aluguel, parcela da casa, parcela do carro (e qualquer outra parcela), um número aproximado que você gasta fazendo a compra de comida do mês. Tudo que você, mensalmente, precisa pagar entra aqui. Por exemplo, se o seu cachorro é tosado mensalmente, coloque aqui também. Se mensalmente você precisa ir ao dentista, ou à qualquer tipo de médico, e vai pagar pela consulta, também faça isso. E se você tem carro, coloque o gasto com gasolina. Se você usa transporte público, coloque também o quanto você gasta mensalmente, em média.



























Algo que o livro não contempla, mas que acho legal citar, são os gastos "meio-fixos". Por exemplo, se a cada três meses você vai ao ginecologista, é um gasto fixo, mas não acontece todo mês. Então nos meses em que você precisa ir, precisa colocar isso nos gastos fixos. Ou então, colocar ele como gasto variável em todos os meses, afinal, pode até acontecer uma emergência, ne? É sempre bom deixar um dinheiro reservado pra saúde!

A terceira pergunta: Quais são meus gastos variáveis? Aqui você pode colocar lanches, passeios que não são periódicos, impressão de folhas, roupas ou acessórios que você queira comprar naquele mês, maquiagem, pomada pra cabelo. Todas as coisas que você não compra sempre, mas que nesse mês você sente necessidade, ou quer comprar.

E a última pergunta é: Quais são os meus projetos? E aqui você decide se vão ser projetos mensais ou anuais. No meu caso, eu fiz como projetos anuais. Coloquei uma viagem anual, livros e presentes de natal, que são as três coisas mais importantes pra mim. Você pode, por exemplo, colocar que no final do ano quer viajar para Angra dos Reis. 

Para fazer a viagem com conforto (passagem de avião, hospedagem e dinheiro para comer e comprar mimos), você teria que ter 3 mil reais. Então mensalmente você pode guardar 250 reais. Não fica apertado (dependendo do quanto você ganha, claro) e no final você vai poder viajar com todo o conforto que merece.

Aí você vai adaptando pra sua realidade. A minha realidade é viajar para Guarapari. Ano passado eu fiz isso, gastei 170 na passagem do ônibus, 60 reais comprando coisas que eu precisava (lanches pra viagem e protetor solar) e uns 800 reais nos dois dias que fiquei na praia. E foi super divertido! Almocei no subway nos dois dias, tomei açaí e comi muito picolé também nos dois dias, e comi bastante camarão e coisinhas que vendem na praia. Gastei cerca de 310 reais para viajar, foi super legal!

Devo dizer que fiz tudo hipoteticamente para mim, já orando pra que venha algum emprego, alguma forma de eu me manter e comprar minhas coisas. No momento não estou trabalhando, mas creio que logo, logo conseguirei meu dinheirinho! Eu fiz, com o dinheiro que eu tinha, as três primeiras perguntas e deu super certo! Confesso que sim, tirei um pouquinho de dinheiro daqui, outro pouquinho de lá, mas no final, consegui comprar o que eu precisava, e me sobrou um bom dinheiro pra me divertir!

Você, pessoa pobre, faça suas finanças! Tenha controle do que entra e do que sai, pra que você consiga ter dinheiro reserva sempre, e não fique apertado. Sente todo mês e coloque no papel tudo que vai precisar gastar. O dinheiro que sobrar você pode colocar num cofre e abrir no final do ano, vai perceber que os "restos" do mês, no final, dá um bom dinheiro, nem que seja só pra ir ao cinema no final do ano com a família.


Nenhum comentário:

Postar um comentário