quarta-feira, 6 de março de 2019

Saber de onde você veio


Saber de onde nós viemos é essencial. Desde sempre nós temos esse desejo, de descobrir como viemos parar onde estamos, tanto na ciência quanto na metafísica, e até mesmo historicamente. É comum as pessoas se orgulharem por serem descendente de italianos, alemães, ingleses, japoneses ou australianos. Mas perceba que raramente há orgulho envolvido quando somos descendentes de países onde a maioria da população é negra.

Quantas pessoas ao seu redor são gratas e amam ser descendentes de angolanos? Nigerianos? Isso por que todo o passado de escravidão aqui no Brasil nos fez esquecer por um tempo que antes de tudo isso, nossos antepassados eram reis e rainhas em seus países. Esquecem de que somos descendentes de guerreiros, que lutaram por seus povos e corpos até o último momento.

E saber de onde viemos é muito importante para que tenhamos orgulho disso. E quando digo "saber" é realmente pesquisar os costumes dos povos que vieram para o Brasil, pesquisar sobre as viagens, sobre de quais países os negros foram tirados. A maioria dos documentos dos negros, contendo seus países de origem, foram queimados, porém se pesquisarmos poderemos ter uma ideia da probabilidade de descendermos do país X.

Eu sou descendente de negros e de indígenas. Comecei um resgate histórico e espiritual negro na minha vida em 2015, e desde lá venho estudando a história, os costumes e as religiões afro-brasileiras, já que entender a história dos negros no Brasil é um passo importante para me entender, e me situar enquanto mulher negra na sociedade.

Há pouco menos de um ano eu comecei a me interessar também no resgate histórico e espiritual indígena. É algo que faz parte de mim, então por que não resgatar isso? Quero deixar bem claro que  sou negra, nunca abrirei mão de me declarar negra, mas quero sim entender também minha descendência pataxó. Isso faz parte da história da minha família. Minha avó é pataxó, mas por motivos X ela não viveu na aldeia por muito tempo, e nem conviveu com seus parentes por muito tempo, então nossa família perdeu totalmente qualquer oportunidade de ouvir e aprender sobre a cultura de negros e indígenas.

Muito do que eu sei vem de vivência e estudos, e como não tive uma vivência na aldeia, e nem mesmo como indígena urbana, sei que "perdi" muita coisa. E no momento estou trabalhando para resgatar tudo isso que foi perdido. Creio que evoluirei muitíssimo com o resgate da minha história, entendendo quem eu sou, e quem meus antepassados foram. Que essa jornada seja sempre iluminada por Deus!

Entender de onde viemos é tão importante quanto saber para onde iremos. E sim, o correto é pensarmos apenas no momento presente, sem viver o passado, nem tentar viver um futuro fora da hora, mas devemos ter planos, perspectivas sobre o nosso futuro enquanto raça/etnia. Entender como tudo começou nos faz entender como chegamos aqui hoje, e como iremos melhorar para que nossos filhos não precisem passar pelas mesmas coisas que passamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário