quinta-feira, 14 de março de 2019

Resenha: Ao Acaso de Machado de Assis



























Título: Ao Acaso
Autor: Machado de Assis
Editora: Domínio Público
Ano de publicação no Brasil: 1864-1865
Número de páginas: 114 páginas
Onde encontrarMinistério da Educação / Skoob
Nota: 3 / 5



Ao Acaso é uma coletânea de crônicas de Machado de Assis. Já fiz várias resenhas de títulos que são um grande compilado de crônicas do Machado e elas acabam ficando bem repetitivas pelo fato de que os assuntos abordados são sempre os mesmos: política, personalidades/celebridades da época, teatro e literatura. É algo que eu particularmente acho interessante, e creio que quem cursa jornalismo vai simplesmente amar ler isso, por que todas elas foram retiradas de jornais da época. E claro, como era o início do jornal, quando ele ainda era uma novidade, também é um ótimo recorte histórico do que se coloca nos jornais antigos.

Hoje em dia não se vê mais cronistas comentando com tanta audácia sobre políticos e a política no Brasil quanto Machado de Assis faz em Ao Acaso e em todas as outras coletâneas. Machado simplesmente diz, sem rodeios, que não gosta de tal político por que ele não faz nada, ou por que tal político é contra a opinião da maioria da população e por aí vai. O que ele fazia naquela época era mostrar sua revolta diante do descaso, algo que ainda fazemos hoje, mas que ocupa muito mais a internet do que os jornais. Até por que hoje em dia existe a questão de poder perder patrocínios, leitores e tudo mais, o que não era uma preocupação na época em que o jornal estava começando. Então para estudantes da área, é um prato cheio!

"Meu caso, é que eu reduzo a missão do folhetim a isto: atirar semanalmente aos leitores um punhado de rosas... sem quebrar-lhes os espinhos"

Eu estudo biologia, então para a minha área existem poucas coisas realmente empolgantes, apenas alguns casos de morte um pouco mais emocionantes ou doenças. O que não torna a coletânea algo chato, é apenas algo que vai funcionar melhor para algumas pessoas do que para outras, assim como tudo na vida. Dei três estrelas por que achei algumas das crônicas muito legais (principalmente aquelas que continham uma opinião forte sobre política, por que dá pra perceber que nossa política brasileira sempre foi uma bagunça, e também conseguir perceber pontos que nos trouxeram até aqui, e que começaram há séculos), mas não foi uma leitura animadora, com vários pontos altos, justamente por que não são histórias, são apenas comentários sobre a vida real. É como ler matérias do G1, por exemplo, só que nem sempre a matéria vai ser algo que você quer ler, são escolhidas por uma outra pessoa.

Recomendo, novamente, para estudantes de jornalismo, até mesmo para estudantes de letras, por que o recorte histórico que podemos fazer lendo Ao Acaso é bem bacana. Recomendo fortemente para pessoas que cursam História, e ciências sociais no geral, por que com toda certeza vai ser super interessante ver como estava a política no século XIX. Creio que estudantes de direito também podem gostar, principalmente se estão envolvidos de alguma forma com a política, por que dá pra saber o que o povo já não gostava desde muito antes, além de ler sobre pensamentos que permanecem e os que já mudaram.



Nenhum comentário:

Postar um comentário