sábado, 16 de março de 2019

Leitura todo dia #92



Mais uma semana de Leitura todo dia, projeto criado pela Nine Stecanella para incentivar os participantes a lerem mais, e lerem constantemente. O projeto em si não tem uma meta fixa, porém a minha meta para 2019 é ler 35 páginas diárias. Como essa semana irá começar na sexta-feira (08/03) e terminar na sexta-feira seguinte (15/03), a meta semanal é de 280 páginas para ler. Abaixo estão os livros que quero ler.



De Volta à Cabana - 194 páginas restantes
Inspirações do Claustro - 249 páginas restantes
O Culto do Dever - 317 páginas restantes
Educação Popular Como Resistência e Emancipação Humana - 20 páginas restantes



Como puderam ver eu coloquei alguns artigos sobre educação popular, por que é o caminho que o meu TCC vai seguir, e quero colocar eles na meta pra eu ler mesmo e não ficar enrolando em nada. Serão poucas páginas de artigos nessa semana, provavelmente em março eu lerei apenas artigos menorzinhos mesmo, mas ao longo do ano vou ir lendo livros e artigos maiores.













No dia oito eu li apenas 7 páginas (um capítulo) de De Volta à Cabana. Li pouquinho por que eu estava cansada psicologicamente. Li esse capítulo pela manhã, na sala de aula, e só. Já no dia nove eu li 29 páginas (cinco capítulos) de De Volta à Cabana. Li menos do que gostaria, mas fico feliz por que li a quantidade de capítulos que queria ler. Eu estava empolgada com a leitura, porém, como fui intercalando a leitura dos capítulos com vídeos no youtube, acabei lendo menos do que pensei que leria.



No dia dez, para compensar a pouca leitura dos dois dias anteriores, eu li 31 páginas (três capítulos de De Volta à Cabana e estou amando a leitura deste livro. É uma leitura riquíssima e super importante para os que querem entender mais sobre as simbologias por trás de A Cabana, de William P. Young. O autor fala coisas muito lindas a respeito de Deus, e como ele é um teólogo, e realmente tem formação nisso, ele tem mais credibilidade, pelo menos comigo. E ele sempre cita os versos nos quais ele se inspira para falar tal coisa. Está sendo uma leitura incrível, está me levando para mais perto de Deus.

E também li 20 páginas do artigo Educação Popular Como Resistência e Emancipação Humana, o primeiro artigo lido para o meu TCC, e acho que só pelo nome já dá pra perceber a linha que meu TCC vai seguir. Gostei muito do artigo, dá um panorama geral sobre a história da educação popular na américa-latina.



No dia onze eu li apenas 10 páginas de Os Garotos do Apartamento ao Lado, da Yasmin. Gostei bastante do conto, e é mais um título escrito por mulher! E um título erótico. Eu tendo sempre a gostar mais de coisas eróticas escritas por mulheres, por que no geral as mulheres não escrevem coisas machistas e isso me deixa mais tranquila pra ler. Recomendo para todos que gostam desse tipo de leitura, achei muito bom.



No dia doze eu li 31 páginas (cinco capítulos) de De Volta à Cabana. Eu estou amando a leitura. É bem "engraçado" ver as diferenças de pensamentos entre os estadunidenses e os brasileiros. Pelo menos aqui no Brasil, nunca vi alguém dizendo que Deus abandonou Jesus na cruz por que ele estava cheio dos nossos pecados, e pela forma como o autor coloca, é um pensamento comum onde ele vive. Gosto muito disso, por que consigo refletir sobre visões deturpadas que não necessariamente me rodeiam. E li um capítulo que diz que Salvação depende exclusivamente do nosso relacionamento com Deus, e isso me mudou, e mudou minha visão sobre muitas coisas.



No dia treze eu li 28 páginas (três capítulos) de De Volta à Cabana. Continua sendo um experiência incrível. O autor falando sobre o Espírito Santo, o relacionamento da Trindade, o relacionamento que devemos ter com a Trindade, e o fato de Jesus não ser uma religião e sim uma pessoa é algo muito incrível.

Incrível por que a maioria dos livros religiosos fala sobre Deus como algo distante, como um patrão que nós, como servos, precisamos obedecer, e o relacionamento com Deus é muito mais do que isso. Sempre acreditei que Jesus não está ligado à nenhuma religião, e que Ele não é religioso, então sei que eu estou amando tanto assim o livro por que não há uma grande oposição entre o que eu sempre pensei e o que o autor diz, mas mesmo se você for uma pessoa muito religiosa, recomendo que leia este livro e tente repensar sua vida em Cristo.



No dia quatorze eu li 68 páginas (cinco capítulos) de De Volta à Cabana e concluí a leitura do livro! Confesso que pensei que o leria mais rápido, mas o livro é tão gostoso que eu estava meio que economizando as páginas pra conseguir passar mais tempo com ele. É um livro que recomendo à todos, sejam religiosos, cristãos ou não, crentes em Deus ou não. Creio que é um livro necessário para que possamos entender a nossa forma de enxergar Deus, e o quanto essa forma de ver Deus está associada à religião, e não à verdade propriamente dita. Eu simplesmente amei este livro. Vai ter resenha e vai ter vídeo pro canal, mas não posso prometer uma data, então fiquem ligados aqui!

E também li 22 páginas (dois capítulos + um poema) de Inspirações do Claustro de Junqueira Freire. Já quis começar este livro pra não ficar tão afogada assim no dia seguinte, ir adiantando as coisas, e como eu estava na faculdade meio que sem fazer nada, resolvi começar a lê-lo.





E no dia quinze eu li 29 páginas (quatro poemas) de Inspirações do Claustro. Apesar de não ter lido um poema que tenha o nome do livro, o nome já foi citado, e acho legal quando encontro o nome do livro dentro do livro. Espero que tenha dado para entender!

Estou gostando bastante. O autor fala sobre várias coisas, principalmente ligadas à religião, mas também coisas melancólicas, como por exemplo, achar que jovens só são positivos e esperançosos por que ainda não sofreram o suficiente pra deixar a esperança de lado. Está sendo uma leitura fluida, algo que eu não havia encontrado até agora lendo para o Projeto Machado de Assis.




Nesta semana eu consegui ler 275 páginas, o que dá 34,3 páginas por dia. Apesar de ser menos do que a minha meta, eu fico feliz por que o que me deixou fora da meta foram apenas cinco páginas, que dá pra recuperar bem rapidinho na próxima semana de leituras. Espero que na próxima semana hajam mais leituras, de livros diversos, por que ainda preciso ler uns oito títulos em março (piração minha talvez?) e estou meio longe de conseguir isso ainda. Quero deixar avisado que provavelmente eu vou voltar a ler livros concomitantemente, justamente por que quero tentar ler pelo menos um pouco de tudo, mas vou fazer o possível pra que isso não aconteça, ou que aconteça por poucos dias.



De Volta à Cabana - 194 páginas lidas Concluído
Educação Popular Como Resistência e Emancipação Humana Concluído
Inspirações do Claustro - 51 páginas lidas




Nenhum comentário:

Postar um comentário