terça-feira, 5 de março de 2019

Evolução pessoal

Hoje, dia cinco de março de 2019, completo 20 anos de vida. Gostaria de fazer um texto reflexivo sobre várias coisas, principalmente relacionadas à coisas que eu compartilho com vocês aqui no blog, sobre aprendizados e incertezas. Resolvi começar uma série sobre evolução pessoal aqui no blog, e possivelmente levarei para o canal também. Estou aprendendo bastante sobre o assunto e quero compartilhar com vocês o meu conhecimento.

Quero começar dizendo o que eu considero evolução pessoal. Para mim é olhar para trás e ver que você mudou para melhor, tendo consciência que apenas você sabe qual é o seu melhor, mas levando em consideração a época em que você vive. Por exemplo, vivemos em uma época em que, graças a Deus, sabemos que ser preconceituoso com mulheres, negros, asiáticos, indígenas, pessoas gordas, pessoas magras ou deficientes é algo extremamente errado, então leve isso em consideração na sua evolução pessoal.

Tem alguns aspectos que gosto de avaliar se tratando deste assunto: evolução interna, evolução social e evolução espiritual.

Evolução interna é aquela que talvez apenas você veja ou sinta. Por exemplo, você decidir começar seu tratamento com um terapeuta para tentar resolver seus dilemas internos é uma evolução pessoal, assim como decidir resolver esses dilemas também é evolução. É olhar para dentro de si, para as suas ações e pensamentos, detectar o que há de errado e fazer o possível para mudar isso. Por exemplo, perceber que está sendo egoísta frequentemente, gastando seu dinheiro somente com você, e não percebendo que muitas vezes, você doar R$ 5,00 para alguém pode mudar o dia daquela pessoa. Então você passa a, sempre que pode, doar seu tempo, roupas e sapatos que não usa mais e até mesmo dinheiro. Não por ego, mas por que você entende que se doar é um bom caminho para atingir a felicidade e a satisfação pessoal. Basicamente são coisas que fazem você ter orgulho de quem você é.

Evolução social é aquela que acontece junto com uma parte da sociedade, ou toda ela. Entender que odiar, ou até mesmo não gostar de alguém por ela ser gorda, preta, estrangeira, possuir alguma deficiência, ser de uma religião que você não tem afinidade, e tantas outras coisas, é ridículo e só nos faz mal. Qualquer tipo de ódio nos faz mal. Evolução social é entender seu lugar na sociedade e seus privilégios, fazendo com que você consiga se relacionar melhor com as pessoas, entendendo que a dor de todos importante, e que devemos ter empatia, ouvir e procurar ajudar as pessoas.

E a evolução espiritual é estar em contato com a espiritualidade de forma não preconceituosa. Ou seja, e você ter o seu sagrado, seus cultos e rituais, e respeitar todas as outras formas de culto existentes. É você ter uma rotina de adoração ao seu sagrado, respeitando todas as outras rotinas existentes no mundo. Eu vou me colocar como exemplo. Eu sou cristã, frequento os cultos cristãos, mas também pratico outras coisas como a meditação, peço licença para a Mãe Terra quando vou pisar na terra ou na grama, uso a lei da atração ao meu favor e acredito em todas as outras divindades. Isso não me faz ser super evoluída, nem significa que estou no meu estágio máximo de evolução, mas sim que, se comparada às minhas opiniões há 5 anos, eu evoluí bastante, respeitando sempre, e entendendo que todas as crenças e formas de viver a espiritualidade têm algo a nos ensinar e a adicionar na nossa vida espiritual.

Ninguém pode ditar o seu ritmo de evolução pessoal, pois como o nome diz, é algo pessoal, apenas você consegue saber se está evoluindo num tempo que você ache legal. Mas não se atente tanto a isso. Procure estar sempre evoluindo, mas não cronometre nada, nem coloque isso como um desafio. Certas coisas, experiências e pessoas vão te levar à um processo de evolução mais rápido, e outras coisas levarão anos para serem processadas e levarem ao início do processo de evolução. Mas entenda isso: evolução é um processo, não acaba nunca, sempre há algo em que podemos melhorar, e sempre precisaremos questionar nossos hábitos e pensamentos para sabermos se estamos num ponto satisfatório, e entender em quais aspectos precisamos melhorar.

Espero que esse post mais reflexivo sobre evolução, sobre os tipos de evolução, e sobre o quão bom é você perceber que está evoluindo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário