domingo, 24 de março de 2019

Leitura todo dia #93



Mais uma semana se inicia, e com ela mais uma semana de leitura todo dia! Na semana anterior eu consegui ler todos os dias, o que vem acontecendo constantemente aqui no projeto, então estou muito feliz por isso! O projeto foi criado pela Nine Stecanella, para que a leitura se torne um hábito para os participantes. Apesar do projeto não ter uma meta fixa de páginas, em 2019 eu decidi que irei colocar como meta 35 páginas diárias. Essa semana irá começar no sábado (16/03) e irá até o próximo sábado (23/06), então a meta para essa semana é ler 280 páginas.

Vocês verão abaixo a lista de livros que quero ler, e verão que quero ler mais páginas do que a média proposta, porém não pretendo concluir todos estes livros, e se eu alcançar a meta de páginas, mesmo que não consiga concluir todos os livros, estarei feliz.



Inspirações do Claustro - 198 páginas restantes
O Culto do Dever - 317 páginas restantes
Jonathan - 41 páginas restantes
Educação Popular na Atualidade - 14 páginas restantes
Educação Popular e Ensino Superior em Paulo Freire - 19 páginas
Saberes Populares e Cientificismo na Estratégia Saúde da Família - 10 páginas restantes


Como podem ver, coloquei na meta três artigos para o meu TCC, e eles sempre vão aparecer por aqui, por que colocá-los na meta de leitura vai me lembrar de lê-los. Porém, não vou contar os artigos como um livro lido. Eles vão entrar aqui como leitura concluída, porém não vão estar na página de livros lidos em 2019.













No dia dezesseis eu li 41 páginas (dez poemas) de Inspirações do Claustro do Junqueira Freire. Estou gostando bastante da leitura, apesar de já ter achado algumas coisas que me irritam, como o fanatismo religiosos, que ele usa pra dizer que os jesuítas fizeram bem em catequizar os indígenas, por que apenas o Deus dele é o Deus verdadeiro. Eu nunca vou acreditar que forçar alguém a crer em algo é algo certo, então não gosto disso. Acredito que a melhor forma de evangelizar é sendo uma boa pessoa, a ponto de as pessoas quererem saber sobre o Deus que te faz ser tão bom assim, e por meio de você e da sua vida, conhecerem o seu Deus.

E  li também 19 páginas de Educação Popular e Ensino Superior em Paulo Freire, mais um artigo para o TCC. É muito interessante, não apenas pelo fato de que Paulo Freire é um dos teóricos mais importantes na área da educação, mas também por causa das explicações históricas sobre a educação popular no Brasil. Recomendo aos que tem interesse na área.



No dia dezessete eu li 27 páginas (quatro capítulos) de Plenitude do Ser. É um ebook sobre como ter uma vida mais plena espiritualmente, que vai fazer com que tudo na sua vida seja melhor. Não espiritualidade de uma forma religiosa, mas apenas falando sobre coisas ligadas à meditação, homeopatia, alimentação correta e coisas do tipo.

Eu também li 18 páginas (um poema) de Inspirações do Claustro. O poma ter sido enorme me fez ficar um pouco desanimada, e juntando com o sono que eu já estava sentindo, acabou resultado em pouca leitura. Sinceramente não gostei tanto desde poema por que ele é religioso. E quem acompanha o blog sabe que não gosto de religiosidade. Amo trabalhar minha espiritualidade, inclusive pela perspectiva da minha religião (cristã), mas não gosto de escritos que forcem isso.



Nos dias dezoito e dezenove eu não li nada. No dia vinte eu li 22 páginas (dois capítulos e meio) de Plenitude do Ser. Estou gostando do ebook, porém ele é bem mal escrito. As dicas são válidas, mas a escrita é uma bosta. E também li 4 páginas (um poema) de Inspirações do Claustro. Gostaria de já ter concluído essa leitura, li esse poema quando acordei, mas acabei ficando ocupada o dia inteiro e não rolou.



No dia vinte e um eu li 44 páginas (cinco poemas) de Inspirações do Claustro. Sinceramente não estou mais aproveitando tanto a leitura deste livro. Os poemas passaram a ser apenas sobre religião, e não digo nem que são sobre Deus, mas sobre religião mesmo. Exaltação de jesuítas catequizando indígenas, falando mau dos ateus, dizendo que as mães morrem de desgosto quando os filhos não seguem a religião "certa", umas coisas bem nada a ver. Então não estou mais gostando da leitura, mas como ainda continua sendo um tipo de leitura rápida, e eu preciso ler para o Projeto Machado de Assis, seguirei lendo.

E li 21 páginas (três capítulos e meio) de Plenitude do Ser e concluí a leitura do livro. O livro tem vários erros, como já disse anteriormente. Erros de português mesmo, em níveis que dá sim pra atrapalhar a leitura de leitores ávidos. Entendo que pessoas que não tem o hábito de ler sempre provavelmente não irão se importar com os erros deste ebook, principalmente se já estão acostumados com a linguagem da internet, onde as pessoas costumam escrever errado mesmo, inclusive propositalmente. Mas acho que quando você vai escrever um livro que tem como premissa ajudar as pessoas a melhorarem suas vidas, uma escrita correta é essencial.



No dia vinte e dois eu fiquei um pouco preocupada com o fato de ainda estar longe da minha meta semanal e resolvi entrar numa maratona de leitura, com o objetivo de ler 100 páginas por dia, que vai durar do dia 22/04 até o dia 24/04, que já vai ser o primeiro dia da semana 94 do Leitura todo dia.

Consegui ler 14 páginas de Educação Popular na Atualidade, um artigo maravilhoso sobre como a educação popular serviu como base para que Paulo Freire pudesse criar suas teorias sobre a educação e consegui dicas ótimas de autores para procurar posteriormente.

Li incríveis 41 páginas (onze capítulos) de Jonathan e concluí o livro. É um conto um pouco maior do que a maioria dos contos que vemos por aí, que tem o foco na vingança que a personagem principal, Alícia, quer fazer em memória de seu amado Jonathan. Eu adorei a leitura. É o segundo ebook da Nana Barcellos que leio neste mês, o primeiro eu li na semana da mulher, e tem vlog disso no canal! A escrita da Nana é bem fluida, o conto me prendeu e o li super rápido. Não achei o conto perfeito, o último capítulo não me agradou por parecer uma solução fácil demais às coisas que aconteceram, e encontrei alguns erros de revisão, mas no geral é um ebook ótimo, e recomendo muitíssimo!

E por fim, li 27 páginas (sete capítulos) de Inspirações do Claustro. Sei que não consegui ler as 100 páginas que me propus, mas cheguei bem perto, e consegui dar andamento nessa leitura, que espero concluir ainda nesta semana. Eu fui ao teatro nesse dia, vi a peça A Sós, e recomendo que procurem.



E finalmente, no dia vinte e três, eu li 64 páginas (quinze? capítulos) de Inspirações do Claustro e concluí a leitura desse livro! Estou feliz por tê-lo concluído. Acho que posso dividir o livro em três partes facilmente. A primeira parte contém os poemas de amor, a segunda parte (e a maior de todas) contém os poemas religiosos e a última parte contém poemas fúnebres, dedicados à amigos que morreram. Eu gostei do livro, a nota final dele é três estrelas e meia, e creio que outras pessoas também gostarão, mesmo sendo uma linguagem super antiga e contendo coisas que eu já disse aqui que não gostei tanto. Fica a recomendação. Não li mais nada nesse dia por que fui ao aniversário de uma amiga. Final de semana cheio!



Nesta semana li 342 páginas, o que dá uma média diária de 42,7 páginas! Li mais do que a média, e concluí algumas leituras, então estou super feliz com o rendimento da semana. Na próxima semana eu pretendo ler um pouco mais, pra conseguir dar conta de tudo que coloquei na meta de março, porém seguirei sempre com o pensamento de que não vale a pena eu ler várias coisas se eu não estiver realmente com vontade de lê-las. Vou ter algumas leituras acadêmicas também, então não sei se vou conseguir realmente ler tudo que coloquei na meta, mas já estou muito feliz por tudo que li neste mês! E consegui concluir todas as leituras que comecei ou dei continuidade nesta semana! Espero que a semana de vocês tenha sido incrível!


Plenitude do Ser - 70 páginas lidas Concluído
Jonathan - 41 páginas lidas Concluído
Inspirações do Claustro - 198 páginas lidas Concluído
Educação Popular e Ensino Superior em Paulo Freire - 19 páginas lidas Concluído
Educação Popular na Atualidade - 14 páginas lidas Concluído









Nenhum comentário:

Postar um comentário