terça-feira, 21 de março de 2017

Resenha:Gelo Negro de Becca Fitzpatrick





Título:Gelo Negro
Título original:Black Ice
Autor:Becca Fitzpatrick
Editora:Intrínseca
Publicado em:2014
Ano de publicação no Brasil:2015
Número de páginas:252
Preço:R$ 31,90
Paguei:R$ 00,00 (Li em PDF)
Nota:5/5


Primeiramente quero dizer que depois de um ano de ter lido o livro,eu descobri que a Becca havia feito uma playlist pra ele.Todas são rock/pop rock e a maioria é bem gostosinha de ouvir.Claro que não amei todas elas,mas gostei da maioria,super recomendo que ouçam Arcade Fire - Neighbouhood,Taylor Swift - We Are Never Getting Back Together(que eu já conhecia,obviamente),Neon Trees - Moving in the Dark,Miley Cyrus - The Climb(que está no filme Hannah Montana) e The Neighborhood - Sweater Wheater.Não as ouvi muitas vezes,ouvi uma vez cada uma,mas essas continuaram na minha cabeça.


Agora vamos ao enredo do livro.Britt está no último ano da escola,aquele momento em que temos que decidir o que vamos fazer pelo resto de nossas vidas,ou seja,momento de muita pressão.Ela terminou há alguns meses com Calvin,irmão de sua melhor amiga Korbie,mas isso não afetou em nada a relação das duas.Como estão na última primavera em que ainda estarão na escola,as meninas decidem passar alguns dias em um chalé que a família de Korbie possui em uma floresta.Korbie,apesar de concordar em ir,não está tão animada quanto Britt.Britt que aproveitar esses dias na montanha para fazer trilhas,Korbie quer descansar.


Brit descobre que,infelizmente ou não,Calvin ficará no chalé com elas,pois os pais de Korbie acham que as meninas não vão conseguir se virar sozinhas.Britt primeiramente fica com raiva,óbvio,mas depois começa a planejar algumas vingancinhas.Enfim,Britt vai ao posto de gasolina e lá encontra Calvin.Ela faz de tudo para que ele não a veja,mas acaba sendo inevitável.Calvin é daqueles meninos que gostam de mostrar que estão melhores que os outros,mas aparentemente Britt também é,e acaba falando para Calvin que está namorando com um rapaz aleatório que também estava na lojinha do posto.

Eu detestava ainda sentir algo por ele,mesmo que fosse uma emoção tão negativa.Detestava que ele ainda tivesse o poder de me magoar.Eu tinha tantas lembranças ruins ligadas a Calvin. _ Página 26.

Para a surpresa de Britt,quando Calvin vai confirmar a estória com o rapaz,ele diz que realmente está namorando com Britt.O rapaz se chama Mason,é lindo,mas Britt não tem esperança nenhuma de revê-lo novamente.As meninas se preparam para a viajem e caem na estrada,mas a vida é aquilo né,imprevisível.Elas são atingidas por uma nevasca e acabam tendo que largar o carro na estrada e procurar ajuda com alguém.Elas encontram uma cabana e quem está nela?Mason e seu amigo Shaun.


Britt tem um mapa bem detalhado da montanha,e espera logo poder voltar ao carro e chegar até seu destino.Mason e Shaun querem sair da montanha,mas não sabem como.Seria ótimo se Britt emprestasse o mapa para que todos conseguissem sair dali o mais rápido possível,mas o mapa tem um peso sentimental pra ela,e ela acaba o escondendo de todos.Bom,qualquer coisa a mais pode ser spoiler,então vamos parar por aqui.





Eu estava super animada pra ler esse livro,primeiramente porque é da Becca,mesma autora de Hush Hush,que é uma das minhas sérias preferidas,e também porque tem o tema totalmente diferente de Hush Hush.Tem muitos autores que acabam escrevendo livros de fantasia famosos e não saem da fantasia,não que isso seja errado,por exemplo,eu geralmente escrevo estórias onde uma ou quase todas as pessoas morrem,mas acho legal os autores se aventurarem por outros temas.Hush Hush,apesar de também ser YA,é sobre anjos,é fantástico,Gelo Negro é mais pé no chão,e conta uma estória que realmente pode acontecer.


O fato de ser uma estória que pode acontecer é o que deixa o livro mais interessante a cada capítulo.Esse foi um dos poucos livros que li em 2016 e realmente não conseguia parar de ler,dormia tarde pra terminar cada capítulo,pois sempre que um acabava,eu fala a famosa frase "só mais um capítulo",e em vez de ler apenas um por dia,acabava lendo 2 ou 3.Esse livro prendeu muito a minha atenção,abriu minha mente pra algumas coisas em questão de segurança e sobrevivência e principalmente sobre confiança.


Os personagens,TODOS,me cativaram de maneiras únicas.Mason foi tipo um novo Patch pra mim,claro que o Patch tem um lugar especial no meu coração,afinal foi meu primeiro crush literário,mas o Mason foi um tiro no peito,por vários motivos que só quem leu sabe.É muito difícil ter algum livro em que eu não goste de nenhum personagem,mas é quase impossível não gostar dos personagens desse livro.Até da Korbie,que tem aquela função de amiga mimada,rica,chatinha,teve um papel importante e foi interessante durante a maioria do livro.


A escrita da Becca amadureceu muito,é quase impossível não ver isso.Não que ela tivesse uma linguagem/escrita infantil em Hush Hush,mas Hush Hush era bem óbvio que era para adolescentes e até mesmo parecia ter sido escrito por uma adolescente.Aquele lance de você estar em perigo e o cara sempre estar ali pra te salvar.Gelo negro tem uma pegada mais adulta,assuntos mais sérios e profundos e isso foram coisas  que fizeram com que eu me surpreendesse muito com o livro.


Só porque alguém morreu não quer dizer que deixou de existir. _ Página 167.


Eu não li o livro físico,mas já o folheei em livrarias e posso dizer que enquanto objeto,ele é lindo.A escolha das cores da capa tá show!Eu amo capas escuras,se você olharem minha estante é praticamente composta por livros com lombadas pretas e cinzas.Inclusive,prometo que em dezembro desse ano eu faço um bookshelf novo,tem mais livros legais pra mostrar pra vocês.Enfim,aquele tom de roxo ali no meio do branco e preto ficou incrível na capa,parabéns pra quem fez,o contraste ficou maravilhoso.


Eu obviamente amei o livro.Gostei do enredo,cheio de surpresas,plot twist a cada capítulo,personagens cativantes.Não sou muito do tipo que curte livro cheio de aventuras e tal(tirando os fantásticos),mas acho que sei escolher bem quando vou lê-los,pois até hoje,gostei da maioria.A diagramação do livro também está ótima,tem fontes de letras confortáveis,folhas amareladas,super confortável pra ler MESMO.Até pra mim que li em PDF foi super de boa.Por a letra ser grandinha,o fato de em PDF a página ser branca não me incomodou.


Espero que essa resenha tenha sido útil pra alguém,que tenha feito alguém que já leu repensar um pouco sobre o livro e sobre os assuntos que ele aborda e que tenha aguçado a curiosidade de quem sempre quis ler mas tinha um pé atrás.Leiam,vale super a pena,principalmente se você estiver naquela fase difícil da vida de estar entrando ou saindo da adolescência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário