terça-feira, 7 de março de 2017

Resenha:A Grande Rainha de Marion Zimmer Bradley



Título:A Grande Rainha
Título original:The Mists of Avalon #2
Autor:Marion Zimmber Bradley
Editora:Imago Editora
Publicado em:1982
Ano de publicação no Brasil:2008 (nessa editora)
Número de páginas:232
Preço:R$ 47,00 (cada livro)
Paguei:R$ 24,90 pelo kit com os 4 livros
Nota:5/5


Esse post é sobre o SEGUNDO livro da série As Brumas de Avalon,contém spoilers do primeiro livro.Se procura a resenha do primeiro livro,clique aqui.Resenha do terceiro livro,O Gamo-Rei.


O livro começa um tempo depois de onde o primeiro terminou.Morgana sai de Avalon e vai para a casa de Morgause.Fica lá até que seu filho Gwydion completa 2 ou 3 anos.O nome do menino foi algo que achei curiosos,pois é o mesmo nome de Arthur/Artur se não me engano.Me desculpem se eu estiver enganada,mas outra pessoa no livro também tem esse nome.A estória desse livro não é tão focada em Morgana,mas ela está em quase todas as cenas.


Como eu disse,esse livro não é focado em Morgana,mas sim em Gwenhwyfar(galês)/Guinevere(inglês),esposa de Artur.Eu vou chamá-la de Gwen durante a resenha,pois nessa edição o nome galês é o mais usado.Gwen é cristã filha de um rei,portanto,esposa perfeita para Artur.É uma moça linda,adorável,mas muito medrosa e muito religiosa,o que vai fazer com que ela repudie Avalon e sua magia.Igraine é encarregada de ir buscar a futura esposa do rei,e quando chega até ela vê uma menina muito frágil,nada acostumada a viagens e extremamente medrosa.Gwen tem medo de basicamente tudo,o que me irritou um pouco.O presente de casamento do pai de Gwen para o casal é uma enorme mesa redonda,a Távola Redonda.


Assim que Gwen chega ao castelo é super bem recebida por Artur e por boa parte dos cidadãos.O casamento aconteceria logo,ela precisava descansar,conhecer o castelo e escolher suas criadas.O casamento acontece,é uma cerimônia longa,com a presença do padre e de t,o que não agrada Gwen,pois como cristã,ela considera Merlin uma pessoa demoníaca,mas Artur não liga para isso,pois conhece Merlin desde que nasceu e sabe como o velhinho é bom e sábio,inclusive diz que não abriria mão dele em seu casamento.Morgana também aparece na cerimônia,e é lá que ela conhece Gwen.


Como sabem,Artur é o pai do filho de Morgana,e os dois carregam nas costas e na alma um grande peso por terem cometido esse pecado.Apesar de Morgana repetir para si mesma que eles fizeram o que a deusa os mandou fazer,ela sempre se culpa por ter feito.Ela é escolhida como uma das damas de Gwen,e passará a viver no castelo.


Morgana vê Lancelote e todas as lembranças do dia em que subiram o Tor juntos voltam à sua mente.Ela quer,deseja ter algo com Lancelote por dois motivos:se ela tivesse Lancelote,poderia realizar seu antigo desejo e se desviar da culpa por ter tido um filho com seu próprio irmão,e porque percebeu que Gwen nutria sentimentos por Lancelote,e não por Artur.Ela tenta seduzir Lance com a desculpa que de estaria fazendo algo bom para Artur,e consequentemente,para o reino.


Lancelote sorriu.E aquele sorriso pareceu tocar o mais profundo da alma da moça. _ Página 52.


Morgana tenta,por várias vezes seduzir Lancelote,em algumas vezes até funciona,mas ela sabe que ele não a ama de verdade e que ama Gwen,e que se os dois pudessem,ficariam juntos,só não o fazem pois seria traição ao rei e primo de Lancelote.Apesar de Lancelote se sentir atraído fisicamente por Morgana,eles acabam nunca tendo "aquele" tipo de contato físico,e quando Lancelote disse motivo eu fiquei boquiaberta.


Gwen tem dificuldade para engravidar,durante anos de casamento ela só engravidou duas vezes e perdeu o bebê nessas duas vezes.Geralmente as rainhas tem filhos logo no primeiro ano de casamento,mas os anos vão passando e Gwen simplesmente não consegue dar um filho à Artur.Nos primeiros anos isso não é algo preocupante para o rei,mas aos poucos ele também começa a se preocupar.A guerra que Taliesin tinha previsto parece estar cada vez mais próxima e Artur teme não deixar herdeiros para o trono.



Vou contar apenas até aí,o legal desse livro é ser surpreendido pelos personagens,e acredite,você será surpreendido por TODOS eles.Vamos ver a verdadeira face de muitos deles,alguns vão fazer coisas que contradizem completamente as coisas que eles disseram e prometeram no primeiro livro da série.Inclusive Artur faz uma coisa que eu fiquei chocada,é algo grave e pode comprometer o desfecho da estória(ainda não sei porque ainda não aconteceu o que deve -ou não- acontecer),mas eu fiquei chocada porque é algo que moralmente eu não esperava dele.


Taliesin aparece menos nesse livro,pois a maior parte do livro não se passa em Avalon e sim na corte de Artur,então o Merlin só aparece quando Arthur o chama,mas toda vez que ele aparece ele diz coisas simplesmente incríveis,nem os padres conseguem discutir com ele.Um aspecto interessante de As Brumas de Avalon,até agora,é que os padres são MUITO conservadores,acham que TUDO é pecado e são super preconceituosos.Merlin é o oposto disso,ele acredita que cada pessoa é livre para fazer o que quiser,servir ao deus que quiser,da maneira que achar melhor.Merlin é um personagem incrível,depois da Morgana,é meu personagem preferido da série.


Também eu acredito ser a vontade de Deus que todos os homens devam procurar a sabedoria em si mesmos,e não recebê-la de outra pessoa. _ Página 33.


Morgana ficou bem diferente nesse livro,amadureceu,mas continuou com muitas das inseguranças antigas.Ela sempre quer voltar para Avalon,mas tem medo do que a deusa vai falar e fazer se ela fizer isso.Quer estar com Lancelote,mas sabe que seria algo puramente físico pra ele,pois ele só tem olhos para Gwen.Quer ver o filho,mas segundos depois diz que fez bem o deixando na corte de Morgause para ser criado como filho dela.Eu sabia que algo assim ia acontecer,mas fiquei triste ao saber que ela tinha escolhido deixar Gwydion com Morgause,afinal,ela é a mãe da criança.Eu pensei que ela o levaria para Avalon,mas depois de ter fugido de lá,ela fica receosa em voltar e acaba deixando o menino com Morgause.


Achei o triângulo amoroso meio blé.Todos na corte reparam que Gwen e Lance se gostam,mas aparentemente Artur não vê isso.Isso me pareceu muito YA e esse foi o principal motivo pelo qual não gostei muito disso.Outro motivo é que Gwen e Lance se apaixonaram a primeira vista e continuaram apaixonados depois de anos,o que me incomodou nisso é que o sentimento deveria ter esfriado ou ter sido esquecido,ainda mais por motivos de o Lance ser primo do marido dela.Ela tinha um marido,deveria dar toda atenção à ele,não aos outros homens da corte.E o que mais me irritou nisso tudo é que quando eles têm a oportunidade de fazer algo,mesmo que escondido,eles não fazem porque vão sentir culpa.Acho que se eles se sentiam culpados pelo sentimento deveriam ter pelo menos tentado esquecer.Isso de eles quererem fazer,mas se sentirem culpados e "reprimirem" o sentimento me pareceu muito adolescente.


Gwen,no geral,é uma personagem que me irritou.Não significa que não gostei dela,é uma personagem importante pra estória e importante na vida dos outros personagens,mas achei ela irritante.Ela julga muito Morgana por ela não ser cristã e a considera uma feiticeira,mas ela mesma não se acha uma boa cristã,por desejar um outro homem.Não entendo como uma pessoa pode ser tão cara de pau a ponto de julgar alguém por uma coisa que também não consegue fazer.Fora que ela a todo momento diz que a feitiçaria de Morgana é alto terrível,mas sempre pensa em pedir que Morgana lhe dê algo que faça com que engravide.Entenderam?Ela fala que algo é errado,mas faz.O fato dela considerar Morgana uma feiticeira e não uma sacerdotisa é irritante porque acaba influenciando Artur a começar a não gostar tanto de Avalon como gostava antes de se casar.


Eu amei o livro porque além de me acrescentar MUITO como pessoa,como leitora me acrescentou milhares de coisas.Fora que é um livro sobre uma lenda de um período histórico.Artur tendo existido ou não,Avalon tendo existido ou não,a estória é fascinante e vai sim te fazer aprender um pouco sobre História,sobre o período em que supostamente a estória se passa.Até aqui,recomendo essa série à todos que têm a mente aberta,pessoas de mente fechadas e/ou muito religiosas passem longe.Existem vários rituais pagãos no livro,várias demonstrações de fé super diferente das que estamos acostumados e existem também muitas retaliações à religiões diferentes,por isso devemos ler essa série com a mente aberta e preparados para ver todo tipo de ritual.


Que todos sejam livres para servir ao deus que quiserem. _ Página 181.


É um livro que recomendo para leitores maduros,não no sentido de ser alguém mais velho,mas no sentido de já ter lido muitos outros livros.Nosso gosto literário,nossa percepção e o modo como encaramos cada leitura amadurece.Tentei ler As Brumas de Avalon com 15 anos e não funcionou MESMO.Hoje tenho 18,não que tenha dado um super tempo,mas esses anos foram suficientes para me fazer amadurecer.Com 15 eu não tinha maturidade para "aceitar" o que havia nos rituais,então abandonei a leitura,hoje em dia acho,pelo menos os dois primeiros livros,que foram os que eu li até agora,uns dos melhores livros que já li.

Nenhum comentário:

Postar um comentário