sexta-feira, 3 de março de 2017

Resenha:Belleville de Felipe Colbert



Título:Belleville
Título original:Belleville
Autor:Felipe Colbert
Editora:Novo Conceito
Ano de publicação no Brasil:2014
Número de páginas:302
Preço:R$ 34,90
Paguei:R$ 20,00
Nota:4/5

Primeiramente quero dizer que esse livro é um dos motivos pelos quais eu acredito na nossa literatura.Existem muitos livros bons no Brasil,e nós acabamos nem percebendo isso.Esse livro provavelmente é diferente de qualquer outro livro que você já leu,e ele merece uma chance na sua fila de livros pra ler.

Ele se passa no Brasil,e tem muito de História nele.Fala sobre épocas antigas e atuais.Tem romance,tem brigas,conflitos familiares,aquela famosa crise dos 20 e...viagem no tempo.Mas não da forma em que estamos acostumados a ver em filmes e livros.A viagem no tempo aqui é abordada de uma maneira única.

[2014] Lucius se muda para Campos do Jordão para começar as aulas de Matemática na faculdade.Ele não conhece muito bem as pessoas de seu bairro,nem se esforça muito pra conhecer.Da faculdade,só conhece,basicamente,os caras que ficam zoando ele e um ou outro professor.Ou seja,nada de sair com os amigos.Ele nem tem.

Ele aluga um casarão antigo,super grande,com alguns probleminhas,mas nada que uma boa reforma não resolva.No quintal da casa,existe uma construção de madeira inacabada,que ele não sabe muito bem o que é,mas também não se incomoda com isso.Um dia ele entra na biblioteca da casa (Oh meu sonho) e encontra uma foto,de uma menina linda.Logo depois ele vai até o quintal ver a construção e encontra uma caixa enterrada,nela havia uma carta e essa carta explica o que é a construção no quintal.

[1964] Anabelle tem o sonho de ter uma montanha-russa no quintal de casa,e seu pai lhe promete que realizará esse sonho,mas infelizmente seu pai morre e não consegue terminar a construção.Anabelle então escreve uma carta,pedindo para que o próximo morador de sua casa termine a construção.Mesmo que ela não esteja mais viva para ver,é seu sonho e o sonho de seu pai,e ela quer que ele se realize.

Como seu pai faleceu,um tio vai morar com ela.Pensem na pior pessoa que possa existir nesse mundo,é o tio dela.Ele obriga ela a fazer todas as tarefas de casa sozinha,do jeito que ele quer e na hora que ele quer.Ela não pode sair do quarto,e tem que obedecer à todas as duas ordens.Ou seja,a reincarnação do bicho ruim.



Com esta carta,entrego Belleville nas mãos do destino e do tempo,entrego Belleville em suas mãos._Página 6.

[2014 - 1964] Lucius lê a carta,que o convida a terminar de construir Belleville,a montanha-russa.Ele se comove com a carta e resolve escrever uma outra,pra que o próximo morador daquela casa possa terminar a construção.

O que ele não esperava,é que dias depois,quando ele olha na caixa novamente,ele encontra outra carta.Uma resposta à que ele escreveu,e quem respondeu for Anabelle,com a data de janeiro de 1964.Ele acha que é brincadeira,e continua trocando cartas com essa pessoa que ele não sabe quem é,e inclusive não gosta tanto,porque acha que sua casa está sendo invadida durante a noite.

Anabella também não gosta nada disso.Ela fica vigiando o quintal durante a noite,de sua janela,mas ela não vê ninguém entrando,ninguém saindo.Aos poucos ela passa a acreditar que as cartas estão viajando no tempo,e a partir daí,uma história de amizade muito bonita vai nascer.

Pensem comigo.Duas pessoas que vivem em épocas totalmente diferentes se comunicam apenas por cartas e se tornam amigos.Que?

Talvez essa tenha sido a sua reação,mas vai por mim,é exatamente isso,e é perfeitamente bonito.Além de falar muito da cidade e da época,também fala muito das aulas de matemática e física que o Lucius tem na faculdade,quem gosta dessas matérias vai adorar o livro.

É um romance incrível!Tem de tudo nesse livro,e confesso que eu quase chorei em muitas partes.A vida da Anabella não é fácil.Ela não tem dinheiro,seu pai faleceu,ela tem que morar com o tio,o sonho dela (Belleville) parece ser uma coisa impossível e o pior:o menino que ela ama ainda nem nasceu.

Só mesmo estando dentro do furacão para saber a devastação que ele causa._Página 260.

É uma coisa de louco esse livro.Eu amei,não dei 5 estrelas por que apesar de ter amado os personagens e a estória,por eu ter lido esse livro por obrigação,eu não consegui aproveitar tanto a leitura,e isso atrapalhou um pouco no final.O bom foi que como todos da turma leram,eu pude conversar sobre esse livro com todo mundo,falar mal e bem dos personagens e de suas atitudes.É incrível poder compartilhar nossas impressões de leituras com os outros,e é por isso que eu não desisto do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário