terça-feira, 28 de março de 2017

Resenha:Demian de Hermann Hesse



Título:Demian
Título original:Demian
Autor:Hermann Hesse
Editora:Editora Record
Ano de publicação:1919
Ano de publicação no Brasil:1983
Número de páginas:196
Preço:R$ 39,90
Paguei:R$ 00,00
Nota:4/5


O protagonista  e narrador do livro se chama Emil Sincliar.Um dia ele percebe que o modo como sua família vive não responde às perguntas que ele se faz todos os dias,de onde viemos e para onde vamos?Ele então resolve ir explorar o mundo,pois acredita que assim encontrará as respostas que procura.


Ele conhece então um menino chamado Max Demian,um colega de classe,bem misterioso por sinal e se encanta por ele.Um menino misterioso,de quem ninguém sabe e até mesmo parecem ignorar a existência.


Tem uma cena bem estranha onde um mosquito meio que anda pela mão ou rosto do Demian,não me lembro bem,me desculpem,e é uma das cenas mais estranhas do livro.Não só pela reação de Demian,mas pela reação do Sincliar à reação do Demian.


"A ave sai do ovo.O ovo é o mundo.Quem quiser nascer tem que destruir um mundo." _ Página 83


Demian não é bem a melhor pessoa do mundo.Leva Sincliar às tabernas e eles passam a beber e fumar em quantidades absurdas,e não sei bem se eles param de ir às aulas,mas quase não temos mais cenas que se passam nesse ambiente.


Demian meio que vira um deus pra Sincliar,ele o adora como se fosse um santo,uma divindade,e ignora todos os erros que Demian já cometeu e que o faz cometer.


Num desses momentos de filosofia,Demian fala sobre Abraxas para Sincliar.O que é Abraxas?Não procurem no google imagens caso tenham medo de demônios ou coisas parecidas,tá avisado.Abraxas é uma entidade,considerado um deus para alguns,o deus que criou tudo,que é o princípio de todas as coisas,e apesar de também ser conhecido como um mortal que foi importante em algumas regiões,Demian apresenta Abraxas como um deus para Sincliar.


"Vem cá.Vamos praticar um pouco de filosofia,ou seja,calar a boca,deitar-nos sobre o ventre e pensar" _ Página 93


É um livro bem filosófico,mas muito estranho também.Causa estranhamento em todos os capítulos e apesar de Sincliar narrar e se dizer protagonista de história,no final,acabamos acompanhando mais o que Demian faz do que o que Sincliar faz,pois tudo que Sincliar faz está ligado à Demian de alguma forma.Até nos sonhos Demian aparece.







Achei Demian um perfeito vilão,apesar de ele não ser um vilão na história.Pensem bem,um cara que tem o poder de convencer as pessoas sem que elas tenham vontade de questionar,ou sem que elas tenham sobre o que questionar.Seria um perfeito serial killer.Agora saindo da análise psicológica,Demian é bem estranho e é ele que faz o estranhamento durar o livro inteiro.


Sincliar é meio que o coadjuvante da próxima história.Ele não fala tanto dele no livro,temos sim aqueles momentos em que ele para pra pensar na vida e nas novas coisas que aprende nos lugares mais "sujos",mas qualquer linha de pensamento sempre leva ao Demian.Ele coloca o Demian numa posição de superioridade,num pedestal,como se o Demian fosse a melhor coisa que já tivesse acontecido na vida dele.E uma coisa que me irritou um pouco é que ele aceita tudo que o Demian faz e diz,ele não questiona muito,como se fosse um pecado questionar o que o Demian faz.Então sim,ele transforma Demian num deus.


"Não creio que se possam considerar homens todos esses bípedes que caminham pelas ruas,simplesmente porque andam eretos ou levem nove meses para vir à luz.Sabes muito bem que muitos deles não passam de peixes ou de ovelhas,vermes ou sanguessugas,formigas ou vespas." _ Página 96


Esse livro com toda certeza é um livro estranho,e como,apesar de ser a obra prima do autor,não é muito conhecido,eu provavelmente nunca leria se não fosse obrigatório pra escola.Esse estranhamento fez com que 90% da sala odiasse o livro e alguns nem terminaram de lê-lo.Só três alunos acharam o livro interessante,e claro,estou incluída nesse número.


Gosto de livros que me causam estranhamento e mesmo assim continuam me fazendo ficar curiosa pra saber o que vêm pela frente.Livros que me causam estranhamento,mas não me prendem eu acabo nem lendo até o final,mas como eu disse,esse foi diferente.


No final do livro eu senti que conhecia o Demian menos ainda do que no começo.E meus colegas também disseram isso.É um livro estranho e confuso,não recomendo pra qualquer um,porque,como eu disse,faz referência à Abraxas como deus e isso pode deixar algumas pessoas com raiva,então se você é daquelas pessoas super religiosas,não leia,sério.


"O novo se anuncia e há de ser terrível para aqueles que permanecerem ligados ao antigo." _ Página 140


Sim,eu sou cristã,mas não sou religiosa.Como?Meu centro é Cristo,não as doutrinas e tradições da religião.Eu vivo e prego Cristo,não prego religião,afinal,até mesmo dentro do cristianismo existem várias vertentes.Eu não me incomodo quando colocam outras entidades como centro da vida de personagens,afinal,cada homem é livre para escolher servir ao deus que quiser.Me incomodo quando é um livro que tenta te converter à determinada religião,por isso eu evito até mesmo ler livros de pessoas que se dizem cristãs e tentam enfiar Cristo pela goela dos outros.Como esse livro não tentou me converter,não ficou dizendo que era melhor seguir o deus deles do que o meu Deus,não me incomodou em nada,mas provavelmente vai incomodar os religiosos,pessoas que defendem Deus mesmo sabendo que Ele é o juiz e não precisa de advogados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário