segunda-feira, 27 de março de 2017

Expectativa x Realidade

No post de hoje vou falar pra vocês sobre meu primeiro emprego que durou menos de uma semana,sobre algumas expectativas e muitas frustrações.É normal ficarmos frustrados e só eu sei quantas vezes eu esperei algo incrível e acabou nem acontecendo,ou acontecendo de uma forma que fez o momento não ter nem 1% da magia que pensei que teria.Acho que por escrever desde os 13 anos eu acabo fantasiando demais algumas coisas,mas pelo menos minhas frustrações viram poemas e contos e eu posso compartilhar isso com vocês aqui no blog.


Minha meta em 2017 era entrar na faculdade pelo sisu ou pelo prouni e conseguir um emprego pra ter dinheiro pra comprar os materiais e pagar as passagens porque perto de mim quase não existem faculdades que oferecem bolsas.Não vou dizer que sou super pobre e que sem esses programas eu nunca vou conseguir entrar na faculdade,mas sem esses programas,eu provavelmente só vou conseguir fazer faculdade à distância,inclusive até estou pensando em fazer,porque não quero perder tempo.Quero fazer biologia ou psicologia,biologia é cerca de 1200-1500 reais e psicologia é 1700-2300 reais.Vamos fazer as contas.


O salário mínimo é 930 reais,com os descontos todos que não sei o motivo por não me importar muito com leis trabalhistas apesar de querer trabalhar na polícia e dever saber dessas coisas,ou pelo menos me interessar por elas,meu salário ficaria cerca de 850.Eu teria que trabalhar dois meses pra pagar um mês de faculdade se eu fosse fazer biologia e teria que trabalhar três meses para conseguir pagar a mensalidade de psicologia.Adicione à isso as passagens de ônibus e dinheiro pra comer.Ou seja,eu teria que trabalhar por alguns meses antes de começar a faculdade.


Vamos supor que eu comecei a trabalhar em janeiro,para conseguir me matricular na faculdade e pagar a primeira mensalidade eu teria que esperar até o meio do ano,pois eu ainda não teria dinheiro suficiente para pagar tudo no início de fevereiro.Anotou?Agora vamos à minha história com meu primeiro emprego.


Fui trabalhar como caixa de supermercado,quando eu e minha mãe fomos lá para a "entrevista",que mais foi um monte de avisos do que uma entrevista,já que não me fizeram nenhuma pergunta,eles me disseram que o máximo que eu teria que fazer fora do caixa seria limpar a vitrine que fica na entrada e varrer a parte da frente.Eu iria trabalhar 6 dias por semana durante 11 horas por dia,o que eu já não achei certo.Eu deveria trabalhar no máximo 10 horas,incluindo o horário de almoço,ou seja 9 horas por dia,mas não reclamei,fui trabalhar no dia seguinte.


Me mandaram chegar às 07:30,cheguei 07:20,pois se tem uma coisa que eu odeio é chegar atrasada nos lugares.O supermercado abriu às 07:40 e a menina que iria me treinar só chegou às 08:30.Ou seja,perdi 1h40m da minha vida fazendo exatamente NADA.Eu fui contratada para ficar no caixa,então ela começou a me mostrar como mexia no computador do supermercado.Eu errei algumas vezes,o que é normal já que eu nunca havia mexido naquilo antes.No primeiro dia,apesar de ficar super cansada por não havia lugar nenhum para sentar,eu levei de boa,foi tranquilo,eu não fiz muita coisa porque eles tinham medo de eu errar e acontecer coisas desastrosas.


No segundo dia foi basicamente a mesma coisa do primeiro,mas já me colocaram para lavar a loja,ou seja,tive que ficar esfregando o chão da loja,o que não fazia muito sentido já que eles disseram que não lavavam a loja todo dia e durante os dias em que estive lá,eles sempre me mandavam lavar.Enfim,foi até que tranquilo,meus pés já começaram a doer,eu cheguei em casa nesse dia e simplesmente queria dormir,MAS eu tinha culto e não ia faltar só por causa de dor nos pés.Eu fico em pé nos cultos,na porta da igreja,cumprimentando quem entra,então meus pés doeram mais ainda.


No terceiro dia começaram as gracinhas.Me colocaram para arrumar as prateleiras do macarrão,o que queria normal,se não fosse uma estante de 3 metros de largura,2 de altura e com 4 prateleiras.Ok Isabella,ainda não é tão ruim.Eles tinham um estande perto dos fundos do supermercado,ao lado das prateleiras de macarrão,e nesse estande estavam cerca de 200 pacotes de macarrão.Eles tinham me pedido para tirar os macarrões do saco fechado e colocar na prateleira.Coloquei,depois mandaram tirar TUDO e colocar os do estande na prateleira.Ok,tirei tudo e comecei a colocar.Um aviso para vocês meus amigos:supermercados são cheios de bichos como ratos e baratas,MESMO!Acho que não preciso falar muito sobre isso,certo?


Enfim,nesse dia quando cheguei em casa em só consegui chorar pois meus pés estavam doendo horrores,eu não consegui ficar em pés nem pra tomar banho,ou seja,sim,tomei banho jogada no chão do banheiro,demorei pra conseguir me levantar e mal conseguia pisar no chão.Fiquei 40 minutos chorando e fazendo massagem nos pés pra aliviar a dor e até funcionou um pouco.Pra dormir foi horrível,eu consigo dormir com dor de cabeça,mas aparentemente não consigo dormir com dor nos pés e demorei muito pra pegar no sono.


No quarto dia a gerente(a que me treinou) só iria chegar um pouco mais tarde,então eu tive que ficar no caixa mesmo.Deu tudo direitinho até que uma mulher chegou com dois temperos,um verde e um rosa.Eu olhei pra eles e não percebi que eram de cores diferentes,então passei os dois com o mesmo preço,mas eles tinham preços diferentes,um era 60 centavos mais caro que o que eu passei.O dono estava perto e começou a brigar comigo dizendo que não tinha nem uma semana de casa e já estava dando prejuízo.Depois um homem foi comprar pão,eu pesei e deu 2,80.O dono disse que tava muito caro pra só 6 pães,na frente do cliente ele começou a dizer que eu não sabia mexer nas coisas e que ia acabar fazendo ele perder clientes porque eu não sabia nem pesar.Ele pesou de novo e deu o mesmo preço,ou seja,ele me humilhou sem motivo nenhum,e nem ao menos me pediu desculpa!


Depois disso eu desabei.Eu aguento ficar 11 em pé,carregando mercadoria,limpando a loja,ficando no caixa tendo que fingir um sorriso pra todos os clientes,mas aguentar um chefe folgado que fica me humilhando na frente dos outros?Não sou obrigada!No horário de almoço contei pros meus pais e eles falaram que eu nem precisava voltar lá,não estamos passando necessidade,eu ainda tinha 17 anos e eles disseram que como eu sou nova,depois que completasse 18 anos eu conseguiria um emprego melhor e mais digno.Saí mesmo,não me arrependo,ganhei só 100 reais,mas pelo menos consegui pagar as coisas pro meu batismo.


Sinceramente,não acho que eu deveria ficar trabalhando num lugar assim por pelo menos 6 meses pra conseguir pagar 2-3 meses de faculdade.Eu quero muito trabalhar fazendo algo que gosto de fazer e tal,sei que talvez não seja possível,mas eu quero pelo menos um trabalho digno.Apesar de ter problemas no ombro direito,não ligo muito pra ficar pegando peso,dói?Sim,mas a gente se acostuma rápido.Mas dor psicológica,humilhação,é uma coisa que não dá pra se acostumar,pelo menos eu não consigo me acostumar com isso.


Depois vieram as maiores frustrações da minha vida:não consegui passar no sisu nem no prouni.Eu queria muito passar,eu sei que se eu passasse eu teria que me obrigar a trabalhar onde fosse pra ter dinheiro pra pagar as passagens,mas acho que não seria tão ruim quanto trabalhar no supermercado.Tipo,eu iria pra qualquer lugar digno trabalhar,mesmo que fosse um trabalho ruinzinho e pagasse pouco.Desde que me pagassem o suficiente pra eu conseguir ir pra faculdade,tava ótimo.


Eu chorei por não ter conseguido passar.Me senti um lixo,a pessoa mais burra do mundo e ainda me sinto assim as vezes.Apesar de tudo,ainda tenho esperanças de conseguir um emprego em abril,já que agora já tenho 18 anos,pra que eu possa fazer faculdade à distância pelo menos.Eu achei uma faculdade legal à distância chamada UNIUBE,ela é de Uberaba,mas tem um polo em Belo Horizonte,então fica mais fácil pra mim.Se eu conseguir me matricular,seja no meio do ano ou pro ano que vem,eu espero que eu vá até o final,que não desista por causa do cansaço ou coisas assim.


Eu quero muito começar logo a faculdade,ficar sem estudar é meio ruim e estranho.Como disse,estou estudando biologia em casa,mas não é a mesma coisa.Eu quero muito estudar com uma rotina certa,mas sempre que tento algo dá errado e acabo quebrando a rotina de estudos.Vou tentar melhorar nisso daqui pra frente,pois se eu for fazer à distância mesmo,vou precisar ter uma rotina legal pra estudar tudo sem correria.


Fica minhas dicas pra vocês.1_não trabalhe em supermercados,se puderem.2_não trabalhem em lugares onde seu chefe seja mal educado e te humilhe na frente dos outros.3_não trabalhem num lugar que te esgote psicologicamente.4_não coloquem expectativas demais no futuro.5_não desistam de estudar,estudar sempre vale a pena.6_criem uma rotina de estudos,mesmo que você já estude,estude mais um pouco em casa,pra não correr o risco de não passar na faculdade como aconteceu comigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário