quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Resenha: Romanos (Bíblia)



























Título: Romanos
Autor: Paulo
Editora: Editora Luz e Vida
Ano de publicação no Brasil: 1998
Número de páginas: 12 páginas
Onde encontrar: Bíblia Online
Nota: 5/5

Este post é apenas uma resenha, e não tem nenhuma pretensão ou responsabilidade espiritual. Se quiser ler algo feito para te edificar espiritualmente, acesse este link. Aqui encontrará minhas impressões de leitura e um pouco do que você vai encontrar no livro. É uma resenha comum.

Romanos é uma carta do apóstolo Paulo aos romanos, ou seja, os que viviam em Roma. Paulo escreveu essa carta para orientar os não-judeus, já que esse foi seu propósito de vida enquanto cristão. Paulo começa dizendo que Deus o escolheu para pregar o evangelho em todo o mundo, e esse é o motivo de Paulo ter viajado para tantos países diferentes. É preciso deixar claro que a América não era conhecida nessa época, poucas décadas depois de Cristo, e por isso sua viagem se concentra no que hoje é a Europa.

Ao longo da carta existem orações de agradecimento à Deus e alguns louvores, e parecem tão verdadeiras, sem roteiros, que é emocionante de ler. Como é uma carta escrita à toda uma população, e não realmente uma oração que Paulo fez direcionada a Deus, é algo ainda mais bonito, pois a forma com que Paulo fala de Deus sempre faz parecer que tudo é uma oração. E eu creio que as orações devem ser assim, conversas com Deus e sobre Deus, que venha do nosso coração.

Para mim, o ponto mais legal de Romanos é que em vários momentos Paulo diz que Jesus não veio apenas para salvar os judeus, e sim para salvar todos que Nele crerem. Começa com Paulo dizendo que muitas vezes, por estarem muito presos aos rituais religiosos, os judeus acabam não adorando a Deus em verdade. Sendo que às vezes, mesmo não praticando rituais religiosos, não-judeus adoram a Deus com verdade, de coração, sem esperar nada em troca. Seja cuidando de alguém ou até mesmo conversando com o Espírito Santo.

"O verdadeiro judeu é aquele que é judeu por dentro, aquele que tem o coração circuncidado; e isso é uma coisa que o Espírito de Deus faz e que a lei escrita não pode fazer" _ Rm 2:29

Alguns dos judeus da época acreditavam que apenas eles seriam salvos, por serem descendentes de Abraão, mas Paulo diz que Jesus veio à terra para mudar isso e fazer com que todos pudessem ser aceitos por Deus, independente do histórico familiar.



























Além disso, Paulo fala sobre a glória que veremos quando Cristo voltar. Precisamos ter uma boa vida com Cristo na terra pra que possamos ter uma vida com Ele no céu, e por mais que tudo pareça ser difícil demais, perto do que veremos e viveremos quando estivermos fisicamente com Cristo, todas as coisas ruins parecem desaparecer.

"Eu penso que o que sofremos durante a nossa vida não pode ser comparado, de modo nenhum, com a glória que nos será revelada no futuro" _ Rm 8:18

Então temos meus versos preferidos da carta. Paulo fala sobre o que seria possível nos separar do amor de Deus, e diz que nada pode. Por mais que sejamos falhos e cheios de defeitos, Deus sempre vai nos amar. E claro, Deus nos amar é uma coisa, nós sermos abençoados por Deus é outra coisa totalmente diferente. Nós recebemos às coisas pela graça de Deus e colhemos o que plantamos, então sim, Deus te ama sempre, mas não é por isso que Ele vai te dar tudo que você pedir.

"Pois eu tenho a certeza de que anda pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor." _ Rm 8:38-39

Então Paulo começa a dar conselhos sobre coisas práticas da vida como a nova vida que devemos ter dedicada ao serviço de Deus, ou seja, abrir o coração sempre para Deus e agir como Jesus agiu. Também fala sobre obedecer as autoridades, pois elas foram postas ali com a permissão de Deus, e que se as autoridades fazem o bem, devemos obedecê-las, o que significa que se ela nos faz mal ou vai contra princípios humanos básicos, como o direito à vida e à não-tortura, não devemos apoiá-los. Fala sobre amar uns aos outros e não julgar, pois nossos julgamentos podem destruir alguém.

É uma carta que recomendo à todos, até mesmo os que não são nem um pouco religiosos e/ou não têm religião, pois vários dos conselhos que Paulo dá são aplicáveis na nossa vida no contexto atual. Também recomendo aos religiosos que buscam iluminação espiritual, seguindo os conselhos de Paulo é possível mudarmos nossas vidas, apenas é necessário ter disciplina e ir fazendo tudo aos poucos. E recomendo aos que querem entender um pouco mais do evangelho, sejam religiosos ou estudantes de religiões, ou até mesmo apenas pessoas curiosas que querem ler coisas que influenciam milhões de pessoas ao longo dos séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário