sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Resenha: Entulho de Rosas de Karine Bassi


























Título: Entulho de Rosas
Autor: Karine Bassi
Editora: Essencial
Ano de publicação: 2017
Número de páginas: 110
Onde encontrar: Karine Bassi
Nota: 5/5

Conheci Karine Bassi por causa desse livro, na época do lançamento ajudei na divulgação da campanha no cartase. Não a conhecia, mas achei legal a proposta do livro, e quando fiquei sabendo que ela morava bem pertinho de mim, acabei ficando ainda mais feliz por conhecer uma autora daqui. 

Neste livro estão alguns poemas e contos, sendo que até mesmo os contos são bem poéticos. O livro é dividido em algumas partes por temas, apesar de a maioria dos textos falarem de amor. Não apenas amor romântico, que está presente em boa parte do livro, mas amor. Meus textos preferidos foram os que falam de amor, e creio que isso se deve ao fato de eu conhecer a Karine e conviver com ela, já que ela é a melhor amiga do meu namorado (coisas da vida). Karine é feminista e negra militante, e na "vida real", esse lado dela é o que mais aparece, e ler coisas mais fofas que ela escreve é sempre bom. É incrível como pessoas que nos parecem muitas vezes mais "duronas", na verdade são muito sensíveis.

"Dentro de mim, comigo,
Cabem num só abrigo
Todos os meus amigos.
Com eles me sou
Do começo ao fim,
E de tal forma me sou
Que quando eles ficam longe
Sinto saudade de mim" _ Página 23


























Alguns poemas são bem curtinhos e rápidos, chegando a ter apenas dois versos, e outros são bem grandes e ocupam duas páginas. Todos passam muito bem o sentimento descrito ali, são poemas que a gente sente enquanto lê, e é impossível não se apaixonar por aqueles versos. E claro, como são textos escritos por uma militante, também há vários poemas que envolvem a militância e que, por me identificar muito com os pensamentos dela, eu me senti bem representada e feliz por ler aquilo.

"Nota sobre o amor:
Sentimento desinteressado, livre de amarras.
Desejo de que o outro, no seu estado mais puro
de liberdade, te escolha para acompanhá-lo" _ Página 26

Meus poemas preferidos, no geral da vida, são aqueles que conseguem retratar o amor, seja ele romântico ou não, de uma forma diferente do que normalmente se vê por aí. Algo muito recorrente nos poemas da Karine são os cinco sentidos, por que amor não é só sentir, é toque, ver, ouvir, cheirar e degustar. E amo isso por que no geral eu vejo o amor sendo retratado por aí apenas como um sentimento muito grande, e o máximo do corpo que entra em poemas de amor é o coração. Acho que depois que comecei a cursar ciências biológicas não consigo mais ver o coração como algo simbolizando o amor, e sim simbolizando a vida, e talvez por isso eu esteja cansada de poemas que usam apenas o coração para representar fisicamente o amor.

"Te toco
E algo de você
Escreve poemas
Na ponta dos meus dedos" _ Página 58

Me surpreendi muito com os contos, por que eles realmente são muito poéticos, parecem poema em prosa. Essa surpresa se deve ao fato de eu ter ido ler os contos esperando algo totalmente diferente do resto do livro, afinal, se ela escolheu uma forma diferente de escrever, provavelmente o assunto seria outro também. Mas amor e militância continuam sendo o foco. E outra coisa que também aparece bastante em todo o livro são cigarros e álcool associados ao sofrimento provocado pelo amor, ou pela decepção relacionada ao amor, e um dos contos fala disso, e gostei bastante. Continua falando de amor, mas de uma forma mais suja, menos bonitinha, mais real até.

"É que cê tem esse cheirinho bom de dia de domingo numa cachoeira pouco conhecida onde a copa das árvores faz sombra acima de nós porque de sol já vale seu sorriso." _ Página 96

Sei que a Karine teve alguns problemas com a editora (que não ligou muito pro livro, não cuidou dele devidamente), então sinceramente não sei como vocês podem adquirir o livro. Aos que já o tem, leiam, agora! É um livro incrível. Se você conhece alguém que tem, pegue emprestado. E aos que não conseguem ter acesso ao livro dessa forma, deixei o facebook da Karine linkado no início da resenha pra que vocês possam perguntar diretamente à ela como conseguir um exemplar. Façam o possível para ler este livro, vale muito a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário