terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Leitura todo dia #81



Outra incrível semana de Leitura todo dia, projeto criado pela Nine Stecanella, pra fazer com que os participantes leiam mais e façam da leitura um hábito. O projeto não tem meta fixa, mas sempre coloco uma meta semanal que seja de acordo com as minhas metas anuais. Final de ano chegando e eu tenho muitas coisas pra ler. Mais de mil páginas, e pra conseguir ler, vou fazer um intensivo aqui. Não vou deixar um número de páginas como meta, e sim os livros que quero ler listados aqui.


Moby Dick - 503 páginas restantes
A Paixão Segundo GH - 106 páginas restantes
O Demônio e a Senhora Prym - 213 páginas restantes
Contos de Natal - 68 páginas restantes













No dia dezessete eu li 54 páginas de Entulho de Rosas da Karine Bassi, minha amiga super talentosa. Já conhecia alguns poemas, mas me surpreendi positivamente com outros. Muitos versos eu li e pensei "isso daria uma boa tatuagem". É uma preciosidade. E no dia dezoito eu li 56 páginas de Entulho de Rosas e concluí a leitura do livro. Ele é bem curtinho mesmo, mas é cheio de poemas, poesias e contos. Me surpreendi com os contos, por que são prosas bem poéticas e muito gostosas de se ler. Vai sair resenha desse livro aqui, provavelmente vai ser a resenha que vai fechar o ano. Fiquem ligados!



No dia dezenove eu li apenas 3 páginas de A Paixão Segundo GH. Fui comprar os presentes de natal das pessoas, que se resumiu à chocolates, e foi um dia incrivelmente feliz pra mim por que sempre sonhei em poder comprar as coisas pra minha família, e mesmo ganhando apenas 400 reais por mês, e regulando o dinheiro, consegui comprar meus livros, um copo térmico pro meu namorado e chocolates pra família. Apesar de ter lido pouco, foi um dia ótimo!



No dia vinte eu li 42 páginas (dois contos) de Contos de Natal, que estava no minha TBR pra dezembro por ser um compilado de contos que se passam nesse mês. Me surpreendi 100% com esse livro, pensei que fosse ser algo mais fofinho, com mensagens de amor e paz, mas é basicamente um compilado de sofrimentos que se passam no natal. E são histórias bem diversas, o que é bem interessante. O ebook não está mais disponível em lugar nenhum, não sei o motivo, então infelizmente não poderei recomendar aqui pra vocês essa leitura, mas quem já tiver adquirido o ebook, leia, é ótimo. São vários autores, entre eles Alessandro Garcia, Claudia Lage, Luisa Geisler, Maria Clara Mattos e Victor Heringer. Nesse dia eu li os dois primeiros contos, que ocupam mais de 60% das páginas do ebook, que tem apenas 68 páginas. Uma leitura boa e surpreendente.

E li também 4 páginas (um capítulo) de Moby Dick, e depois percebi que já havia lido esse capítulo anteriormente. Acontece né.




No dia vinte e um eu li 3 páginas (três capítulos) de Joel, o livro da Bíblia e concluí a leitura. Sim, ele é bem curtinho. Foi também uma surpresa nessa semana por que eu não era uma grande conhecedora do que acontecia nesse livro, e não sabia o que esperar. É uma narrativa sobre um tempo em que gafanhotos comeram todos os tipos de plantação, e que tudo só voltaria a florescer quando as pessoas voltassem a adorar a Deus. Recomendo pra quem tem interesse nesse tipo de narrativa ou aos religiosos. Enquanto cristã, alguns versos foram tapas na cara.

Li também 11 páginas (cinco contos) de Contos de Natal e li contos bem curtinhos, mas bem legais. Continuam nessa vibe de não ser nada a ver com amor, paz e alegria. E por fim, li 3 páginas de A Paixão Segundo GH. Nesse dia eu não tava tão animada com as coisas. Fiquei muito animada com o bullet journal que ganhei do meu namorado, e passei boa parte do dia decorando ele, e quando fui ver, já estava tarde, e como eu só estava animada com o bullet, todas as outras coisas me pareceram sem graça.



No dia vinte e dois eu li 15 páginas (dois contos) de Contos de Natal e concluí a leitura do ebook. Gostei bastante. O penúltimo conto eu achei bem nada a ver, principalmente por que ele foi colocado dentro do livro como imagem, e pra lê-lo no celular é um inferno, por que mesmo que você aumente a letra do arquivo no kindle, a imagem em si não aumenta. Na verdade a história do conto em si não me incomodou, mas isso me fez pegar um ranço forte do conto e não gostei nada dele. O último conto eu amei, achei incrível, e estou pensando em fazer uma resenha dele pra postar aqui no natal. O último foi escrito por Victor Heringer, falecido aos 29 anos em março desse ano.


No dia vinte e três eu li 1 página de Obadias, livro bíblico que fica mais pro final do antigo testamento. Queria ler algo, mas queria que fosse algo rápido, que eu não precisasse ficar voltando depois pra mesma leitura. E sim, Obadias tem apenas uma página na minha edição da Bíblia.

Li 5 páginas de Revelações, que é uma crítica do Machado de Assis ao livro com esse título. Sempre pensei que faria muito mais sentido ler o livro antes de ler a crítica, e ainda penso assim nos casos em que eu consigo ter acesso ao livro, mas as críticas do Machado são bem parecidas com as resenhas que vemos atualmente na internet. Então ler as críticas dele, mesmo sem ter lido o livro, é como assistir ou ler uma resenha sem ter lido o livro, coisa que faço bastante, e é assim que pego várias recomendações de livros legais. Algo interessante dessa crítica é que ele critica o autor por ter feito a musa inspiradora dele parecer humana demais em algumas partes.

Li também 3 páginas de Peregrinações, mais uma crítica do Machado. Gostei por que ele diz que quando um poeta escreve um relato, acaba sendo mais interessante por que é ao mesmo tempo um relato e uma poesia. Depois li 5 páginas de Constituinte e Sombra e Luz, que também são críticas do Machado há algumas obras. 

E por fim li 3 páginas (um capítulo) de Moby Dick. Tenho a forte impressão de que essa leitura só será finalizada ao longo de 2019. Nem prometo finalizá-la em janeiro por que já vou participar da maratona de férias do ig @umaviajanteliterária, e coloquei cerca de 10 livros na TBR, então pra mim é totalmente sem condições de eu conseguir terminar Moby Dick em dezembro. Acho que realmente vou parar a leitura dele por aqui e me concentrar em terminar os outros livros.


Na penúltima semana de 2018 eu li apenas 208 páginas, o que dá 29,7 páginas por dia. Não achei uma média ruim de fato, mas obviamente poderia e deveria ser melhor. O que acontece é que nos dias antes do natal eu fico bem pra baixo. Natal pra mim não é uma data boa, por que me lembra da morte do meu irmão, me faz pensar em todas as pessoas que estão nas ruas e coisas parecidas, e isso me deixa bem triste.

Na última semana do ano eu confesso que não vou ficar correndo com leituras, vou ler apenas o que eu conseguir, e que seja assim. Percebi ao longo dos últimos dias que ficar fritando minha cabeça não adianta nada. Eu colocava uma meta alta, aí por ser alta eu achava que não ia conseguir e nem tentava, depois ficava muito triste comigo mesma e acabava não tendo animação pra continuar. Ou seja, é um ciclo, e decidi romper ele. A próxima semana não tem metas fixas, se eu conseguir, ok, se não conseguir, tudo bem também.


Entulho de Rosas - 110 páginas lidas Concluído
Contos de Natal - 68 páginas lidas Concluído
A Paixão Segundo GH - 6 páginas
Joel - 3 páginas lidas Concluído
Obadias - 1 página lida Concluído
Moby Dick - 7 páginas lidas
Constituinte - 5 páginas lidas Concluído
Peregrinação - 3 páginas lidas Concluído
Revelações - 5 páginas lidas Concluído




Nenhum comentário:

Postar um comentário