quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Minhas metas para 2019


Ao longo das nossas vidas começamos vários projetos, e com esses projetos vêm novas metas. Para que consigamos atingi-los, é preciso, determinação e disciplina, e também é preciso que coloquemos metas alcançáveis dentro da nossa realidade. Baseei a montagem das minhas metas em metas passadas já postadas aqui no blog, e adaptei-as para a minha realidade de agora, que pode não ser a realidade de amanhã, mas aí eu irei adaptando conforte as coisas mudem.


Continuar na faculdade
Entrar na faculdade pública é difícil, mas é ainda mais difícil se manter nela. Faço licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade do Estado de Minas Gerais, não sei o que vai acontecer em 2019 com a minha universidade, mas espero que tudo fique bem, e que eu possa me manter lá, saudável de corpo e mente.


Continuar no Kaipora
Sou integrante do Kaipora - Laboratório de Estudos Bioculturais, que é uma grande conquista da minha vida. É um grupo de pesquisa e extensão maravilhoso que tem me ensinado muito, e pretendo continuar nele até o fim da minha graduação.


Começar uma nova rotina para cuidar da espiritualidade
Quero cuidar mais da minha espiritualidade e ter isso como prioridade. Separar um tempo, preferencialmente pelas manhãs, antes de ir para a faculdade, para ler um pouco da Bíblia, ler o conselho do dia do livro "A Cabana 365 dias do Ano" e meditar um pouco. Quero separar uns 20 minutos para fazer isso pelas manhãs e vou ir, ao longo do ano, falando pra vocês o que isso mudou na minha vida, pois tenho certeza que vai ser muito benéfico.


Ser mais saudável
No segundo semestre de 2018 eu comecei a comer muita besteira e parei de dançar, por que acabei perdendo o pendrive com as músicas. Vou providenciar um pendrive novo, voltar a dançar, começar a fazer caminhadas pelo menos duas vezes na semana. E claro, vou comer melhor. Preciso fazer isso para cuidar da minha saúde física também.


Estudar mais coisas que eu gosto
Quero aproveitar as férias de início do ano e o recesso do meio para estudar coisas que eu goste, como inglês, japonês, coreano e até mesmo algumas disciplinas ligadas à biologia e à revisão de livros, mas que não estejam ligadas à faculdade. Eu amo estudar, e quero poder estudar várias coisas.


Me dedicar à música
Eu acabei deixando de lado as técnicas vocais e os instrumentos. Quero voltar a estudar música, e se Deus quiser, até o fim do ano eu consigo comprar algum instrumento, de preferência saxofone ou teclado!


Deixar o cabelo crescer
Eu amo cabelo curto, e prefiro mil vezes o cabelo curto do que o cabelo longo, mas quero deixar meu cabelo crescer, pra que eu consiga cortá-lo depois e doar o cabelo para alguma instituição que cuide de pessoas com câncer. Não sei se um ano e meio de crescimento (desde meu último corte) vai ser o suficiente, já que meu cabelo está acima dos ombros ainda, mas assim que ele atingir a metade das costas eu quero cortá-lo bem curtinho e doar o cabelo.


Me dedicar mais à arte
Quero me dedicar bastante aos meus desenhos. Eu desenhei pouco nesse ano, por causa da correria da faculdade, mas quero conseguir me dedicar mais, e fazer pelo menos dois grandes desenhos por mês em 2019. Além disso, quero apoiar mais meus amigos artistas, ajudando na divulgação e dando apoio sempre.


Ler mais livros que eu gosto
Quero deixar meus desafios literários mais livres, pra que ao longo do ano eu possa escolher livros que eu queira ler naquele momento da vida sem o peso dos desafios. E também quero ler livros de autoajuda, que sei que vão me fazer bem, mas que eu ficava com um certo receio de ler e as pessoas acharem estranho.


Escrever mais sobre negros
Em 2018 comecei um projeto pessoal de escrever contos em que os personagens principais são negros, e são enredos diversos, não-ficção, fantasia, romance e ação. Quero escrever de tudo, por que negros são sim resistência, mas não apenas falando sobre racismo. Negros são resistência falando de amor, de ciência, de família, de qualquer coisa! Quero escrever sobre negros ativistas e empoderados, que são militantes, mas também sobre o lado família e amorzinho deles.


Conhecer mais do meu estado (Minas Gerais)
Quero ir às cidades que ainda não conheço do meu estado. Não só quero visitar outras cidades, mas também lugares que eu nunca fui que ficam perto de mim. Por anos deixei a depressão e a síndrome do pânico me impedirem de sair de casa e me divertir, e nesse novo ano eu quero poder vencer isso, de pouco a pouco, mas que no fim do ano eu tenha ido à vários lugares legais, assim como fiz em 2018!


Divulgar mais o canal
Em 2019 eu quero atingir 500 inscritos no meu canal. Sei que falo isso todo ano e nunca chego lá, mas também sei o motivo: eu não divulgo. Por muito tempo eu tive vergonha de mostrar meus vídeos para os amigos, mas isso está mudando, e com a divulgação, creio que consigo fazer o canal crescer bastante.


Economizar
Em 2018 eu comecei a receber uma bolsa de iniciação científica, não é muito (R$ 425,00), mas já é algo que me manteve na faculdade e que me permitiu, pro exemplo, trocar as lentes dos meus óculos, comprar alguns livros e comer tudo que eu tinha vontade de comer. Nesse próximo ano eu quero poder guardar, todos os meses, pelo menos R$ 100,00. Quero poder ter um dinheiro não somente para emergências, mas também para poder deixar guardado mesmo, para o futuro. Além disso, vou sempre reservar um pouco de dinheiro pra cada coisinha que eu quiser comprar.


Espalhar amor
É o mais difícil. Eu tenho certa dificuldade em falar "eu te amo" pra minha família. No geral eu falo isso apenas nos aniversários e outras datas comemorativas. Isso por que nós nunca tivemos essa relação de carinho um com o outro, mas eu quero mudar isso, nem que seja falando "eu te amo" de outras formas. E claro, quero exercitar o amor aos outros também.


Coloque metas possíveis dentro da sua realidade, veja o que você realmente precisa fazer e coloque como prioridade, e depois vá colocando as coisas que você quer fazer. Tente não colocar metas depois, eu acho que 10 metas é um número bom, e sim, eu coloquei mais que isso, mas eu coloquei somente metas relativamente fáceis, e a maioria depende apenas de mim. Faça isso, coloque metas que dependem apenas de você, pois quaisquer outras metas podem falhar por falta de compromisso de outras pessoas, e até mesmo por falta de oportunidade relacionada à outra pessoa.

Lembre-se de que estamos sempre colhendo o que plantamos, e que todos os anos são anos de plantio e colheita. Saiba o momento certo de colher, e plante algo bom todos os dias, para que os próximos dias sejam cheios de colheitas boas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário