sábado, 17 de fevereiro de 2018

Viva uma vida sem arrependimentos





Já percebeu que perto da morte é comum as pessoas falarem que se arrependeram de não terem feito certas coisas? Várias pesquisas já foram feitas sobre isso, e a maioria das pessoas, principalmente idosos, se arrependem mais de coisas que não fizeram, do que das coisas que eles de fato fizeram. Então a dica de hoje é: FAÇA!


Claro que existem várias e várias situações, então analise tudo antes de agir. O que você quer fazer vai prejudicar alguém? É ilegal? Tem mais contras do que prós? Pode ter consequências sérias? Tudo isso deve ser analisado, mas se ao final da análise você perceber que tudo que te impede de fazer o que você quer é o medo, não perca mais tempo pensando, faça.


Nós vivemos a vida tendo pequenas doses de adrenalina durante o dia, às vezes ela é tanta que criamos coragem para falar ou fazer coisas que sempre sonhamos em fazer, mas não tínhamos coragem. Vou citar alguns exemplos pessoas que creio que vão ajudar vocês.



Eu amo um homem, mas por saber que ele gostava de outra menina, eu fiquei com receio de dizer que gostava dele. Mas num momento de coragem que me veio, acabei dizendo que gostava dele, e foi uma das melhores coisas que já fiz na vida, de verdade! Ele gosta de mim, não da mesma forma, mas ele quer sim gostar da mesma forma, e isso só acontece por que eu falei primeiro. Ele gosta do fato de eu amá-lo, e vamos ser francos, dizer à ele não iria arrancar nenhum pedaço. Não estamos juntos, ainda, mas a amizade que passamos a construir depois da minha confissão é algo lindo, e não teria acontecido se eu não tivesse me declarado.


Passei na faculdade, vou me graduar em Ciências Biológicas pela modalidade Licenciatura. Eu não sabia nada sobre como a faculdade era, o campus, as regras, nem mesmo quais documentos mandar. Não sabia como fazer uma autodeclaração de cor/etnia, não sabia o horário das aulas. Basicamente eu não sabia nada. É tudo muito novo para mim, mas creio que em breve vou conhecer o campus inteiro como conheço minha casa. Enfim, como eu não sabia, precisava perguntar para alguém. Conheço uma estudante de lá, e fui enchendo ela de perguntas, bem na cara de pau mesmo, pois é melhor eu perguntar e ter minhas dúvidas sanadas, do que perder a vaga por bobeira. Mas não pensem que foi fácil perguntar, eu sou tímida, então dependendo do que eu preciso falar com a pessoa, acaba sendo difícil, mas num acesso de coragem eu acabei perguntando, e foi bom.


Eu ainda não trabalho, mas espero conseguir um emprego ainda nesse semestre. Nunca tive experiência profissional, o que é entendível aos 18 anos, mas atrapalha bastante, pois a maioria das empresas estão investindo em contratos à pessoas que já possuem experiência. Para turbinar meu currículo, olhei alguns cursos e vi que eu poderia fazer alguns cursos online. Esse plano era para se caso eu não conseguisse passar na faculdade logo no início do ano, e como vocês viram, eu consegui. A inscrição para os cursos seria no dia 19, no mesmo dia do início das inscrições no Sisu. Eram cursos online, porém pagos. Eu vi a minha nota no ENEM e vi que eu passaria na faculdade, mesmo que não fosse numa posição legal, e confesso que pensei "ah, vou passar, não preciso dos cursos", mas depois eu percebi que seria legal manter a cabeça ocupada enquanto as aulas da universidade não começassem e me matriculei em três cursos com duração de uma semana cada. Gestão Administrativa, Marketing Digital e Atendente de Farmácia. Terminei o último curso no sábado e devo dizer que foram experiências muito boas, que vieram de uma escolha num momento de coragem, num momento em que eu vi que não teria nada a perder fazendo os cursos!




Nunca deixe que o medo te impeça de fazer algo. A vida é feita de superações, você precisa olhar para o seu medo e dizer que você é maior. Sei que é difícil fazer isso, principalmente quando alguma doença psicológica entra em jogo, mas pelo menos tente. Tentar é o que faz valer a pena, faz a experiência ser boa, pois mesmo que não dê 100% certo da maneira que você queria, você tentou e viu que 1. é possível chegar onde você quer, se você tiver mais disciplina e fizer tudo certinho ou 2. aquilo não era para você. Mas saiba reconhecer as duas situações, nem sempre mudar o modus operandi vai te levar à algum lugar, assim como desistir simplesmente por que não deu certo na primeira vez, sem um motivo plausível, é ruim.


Antes de tomar decisões, faça perguntas práticas para saber que aquilo vai ser bom ou ruim para você. Não tem uma resposta certa para cada uma delas, por tudo vai depender do contexto em que você vive e do seu objetivo com aquela ação. Apenas tenham em mente que nada que for ilegal deve ser feito, ou seja, se pode te levar para a cadeia, NÃO FAÇA! Não precisamos de mais presidiários para abarrotar ainda mais os presídios.


1. A vida de alguém vai correr perigo se eu fizer isso?
2. Alguém vai ficar magoado ou com raiva se eu fizer isso?
3. Vou afastar de mim pessoas que eu amo?
4. Vou ter algum benefício físico, psicológico e/ou financeiro a médio e longo prazo?
5. Isso vai me fazer bem?
6. Saberei lidar com as possíveis críticas que vierem?
7. Tenho o que é necessário para essa realização?
8. Eu posso conseguir o que é necessário para essa realização sem prejudicar pessoas no caminho?
9. É algo que possa me causar algum arrependimento depois?
10. É algo do qual eu poderei sentir orgulho?



Depois de se perguntar tudo isso, faça algo, mesmo que sua ação seja deixar tudo isso de lado, tome alguma atitude. Quando paramos, estagnados, a vida passa por nós sem que percebamos que estamos perdendo um tempo precioso que não poderemos pegar de volta. Viva todos os dias como se fosse o último. Seja gentil com as pessoas que merecem a sua gentileza, seja sempre educado com todos, não faça nada que vá te prejudicar ou prejudicar as pessoas que são importantes na sua vida. Cuide da sua saúde mental e física, faça exercícios e converse com seus amigos todos os dias. Tire 10 minutos do dia para meditação ou para fazer uma massagem nas pernas. Cuide de você e das pessoas que ama sem arrependimentos. Fale "eu te amo" para todos que merecem ouvir isso de você, demonstre esse amor e aceite o amor que for demonstrado à você. As coisas preciosas da vida são tão pequenas que muitas vezes nos esquecemos delas. Coma coisas saudáveis, não se esqueça de comer pelo menos 5 vezes ao dia, não se esqueça de escovar os dentes pelo menos 3 vezes, faça exercícios rápidos como uma caminhada entre o ponto de ônibus e o seu trabalho ou escola, durma por no mínimo 6 horas por noite, vá ao médico pelo menos 2 vezes ao ano e ao dentista pelo menos uma vez ao ano. Não se arrependa de nenhum investimento que você fez em si mesmo, você é seu projeto mais importante e você merece todo o investimento e tempo gasto cuidando de si.


Um bom exercício para saber se viver sem arrependimentos, mesmo que seja com pequenos atos durante o dia, é anotar em um diário, planner, agenda ou bullet journal algo que você fez de novo e como se sentiu fazendo aquilo. No final do mês reveja as anotações, veja quantas experiências novas você viveu e como elas te ajudaram a estar mais feliz consigo mesmo. Veja quais dessas experiências você mais gostou e tente repeti-las sempre que possível, e tente melhorar algo nas que não gostou, claro, se você puder humanamente fazer algo para que melhorem.


Só você tem o poder de mudar a sua vida para melhor. Esperar que alguém apareça na sua casa lhe oferecendo todas as coisas que você sempre sonhou em conquistar é comodismo, e bem fantasioso para dizer a verdade, então mexa-se. Faça acontecer. Peça ajuda se necessário, lembre-se de que ninguém precisa viver sozinho ou aguentar o peso de tudo sozinho. Se você quer fazer algo que sabe que vai precisar de alguém, peça ajuda, explique o que precisa ser feito e se a pessoa não quiser te ajudar, peça ajuda à outra. Não pare sua vida por causa das outras pessoas, siga em frente, um passo de cada vez, mas não pare nunca, por que ficar parado vai ser o seu maior arrependimento daqui um tempo.


"Sigam aqueles que não falam, e fazem"



Nenhum comentário:

Postar um comentário