terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Como 'Keep your eyes on me' salvou minha vida



Keep Your Eyes on Me é a música tema do filme A Cabana, que foi inspirado no livro de mesmo título, escrito pelo William Paul Young. Eu li o livro em 2013 e foi um livro que definitivamente mudou minha vida para melhor. Não vou falar muito da minha história com o livro, por que seria spoiler do livro, mas vou falar um pouco para que vocês entendam melhor.

Em 2010 meu irmão foi assassinado, por causa de um video-game, por dois "amigos", que infelizmente ainda não foram presos. Até 2013 eu queria que eles morressem, de verdade, queria vingança,eu queria matá-los. Eu tinha 11 anos quando tudo aconteceu, então não tinha controle nenhum dos meus sentimentos. Quando eu li A Cabana, e em certo momento, perto do final, um dos personagens perdoa a pessoa que fez com que a vida dele mudasse para pior, a pessoa que fez com a vida dele perdesse a cor e se tornasse um inferno de emoções, e principalmente quando Deus diz ao personagem principal que estava tudo bem sentir raiva de fez em quando, mas que ele deveria liberar o perdão para que ele pudesse seguir em frente, eu percebi que eu precisava fazer o medo.

Odiar as pessoas que mataram meu irmão não iria mudar minha vida para melhor, a morte deles não vai fazer meu irmão voltar. Quero sim que eles sejam devidamente punidos pela lei, pois o que eles fizeram é crime, e devem pagar por isso, mas de maneira nenhum desejo-lhes mal. A vida é regida pelo Karma, pela Lei da Semeadura. Colhemos hoje o que plantamos ontem. Eles plantaram o mal e vão colher isso, mas a própria vida vai cuidar disso. Eu tentar rebater o mal com o mal não iria trazer coisas boas, o Karma viria atrás de mim também, em alguma hora.

Enfim, o livro foi importante para mim. Foi algo importante no meu processo de cura. Hoje, 7 anos e meio depois da morte do meu irmão, ainda sinto falta dele, choro na data em que ele deveria fazer mais um ano de vida, e choro no dia 7 de setembro, dia em que ele foi assassinado, mas não vivo em volta disso. Minha vida não se resume mais ao que aconteceu naquele dia. Sei sim que algumas coisas são irreversíveis, como a Síndrome do Pânico que tenho desde então, mas faço o máximo para que aquela noite não decida toda a minha vida. Não sinto nenhuma raiva dos homens que o mataram, e não deixou mais a saudade me consumir. Sinto saudade sim e choro algumas vezes no ano por causa disso, afinal "meus mortos jazem em mim", e isso é algo que não posso mudar, mas isso não me consome mais, não me impede de viver.

Como eu disse, isso trouxe coisas irreversíveis. Tenho depressão desde os 6 anos de idade, e com a morte do meu irmão isso se agravou bastante. Eu já tentei suicídio algumas vezes, mas não quero falar sobre isso. O post é sobre superação, fiquem tranquilos, não sobre coisas tristes!

Um dia, logo depois de ouvir de pessoas importantes na minha vida, que eu era um fracasso e que nunca conseguiria me dar bem na vida, eu quis morrer. Eu estava pronta para tentar novamente. Meu irmão mais novo chegou em casa e eu comecei a pensar que ele não merecia isso de novo, perder outro irmão, para ele, seria algo bem perto do fim. Meu irmão ter chegado naquele momento foi algo bom, pois me impediu de, naquele momento, tentar algo. Logo depois, enquanto eu arrumava a cozinha, Keep Your Eyes on Me começou a tocar no rádio. Minha mãe sempre deixa o rádio ligado enquanto arrumamos a casa, e nesse momento, essa música me salvou.

A letra da música, que vocês podem conferir na íntegra clicando aqui, fala sobre manter os olhos em alguém, no meu caso e no caso do filme, em Deus, para que as dificuldades da vida não te destruam. Eu realmente senti Deus falando comigo naquele momento, como se Ele soubesse que tudo que eu precisava naquele momento é que alguém estivesse ali por mim, me dizendo para ter um foco e que tudo ficaria bem.

Eu senti que Ele estava me dizendo "mantenha seus olhos em mim quando estiver perdida na escuridão". E é esse meu conselho para vocês. Tenham um foco. Seja lá qual for sua religião, mantenha o foco no seu sagrado, saiba que não importa qual seja o deus que você cultue, ele vai te ajudar, se você deixar, a sair da escuridão. Tenha um apoio, um lugar ou pessoa para onde você possa ir quando tudo estiver mal. Não se apegue às coisas ruins, elas são passageiras, tudo passa. Aproveite os momentos bons com intensidade, e nos momentos ruins, tenha um foco, para que você não quebre, não se destrua e nem deixe as pessoas te destruírem.

Sei que tenho apenas 18 anos, mas eu tenho muitos anos de experiência com Depressão e Síndrome do Pânico. Não venço sempre, às vezes eu me desespero, choro por horas, não saio de casa e me fecho para o mundo. Tudo bem isso acontecer, desde que você não se renda. O sofrimento, a ansiedade vai vir, mas você precisa se posicionar e deixar claro que você é quem manda na sua vida.

Quando estiver triste, deixe a tristeza vir, não fuja dela, ela vai nos alcançar em algum momento, não lute contra ela, apenas deixe ela vir. Apenas você sabe quanto tempo você vai deixá-la aqui. Em alguns momentos eu deixo a tristeza ficar por 1 hora, às vezes por 10 minutos, mas nunca deixo que ela me consuma por mais de 1 dia.

Sim, há momentos e situações difíceis em que é impossível mandá-la embora. Perdi pessoas que amo muito em 2017 e isso me afetou. A tristeza acabou ficando por muito tempo, mas agora o que resta é saudade. Deixe a saudade, de pessoas, de momentos bons, de lugares, vir. Deixe que ela substitua a tristeza. A saudade é o que te faz lembrar, a saudade não faz mal, ela tem sim algo meio triste, mas ela não é a tristeza. A saudade não mata. O que mata é ficarmos presos no passado, não perdoarmos, sermos orgulhosos, e principalmente, deixar que a tristeza seja uma moradora. Deixe que ela te visite, tristeza é importante, a vida precisa de equilíbrio, precisamos de momentos tristes para apreciar ainda mais os momentos alegres, mas de forma nenhuma deixe que a tristeza faça morada.

Quando ela bater à porta, abra, e deixe claro que ela tem pouco tempo para ficar ali. No momento certo, o momento em que você determinar que ela precisa ir embora, abra a porta e deixa-a partir. Não se apegue à tristeza, ela não tem coisas boas a oferecer.

Quando tudo estiver escuro, quando você não souber mais para onde deve ir, mantenha seus olhos no foco. Se você tem alguma religião, mantenha os olhos no seu sagrado e tenha fé de que ele vai te ajudar a encontrar o caminho para a luz. Se você não tem uma religião, mantenha o foco nas pessoas que realmente te amam, nas coisas que te fazem bem. Se você sabe que precisa terminar um projeto e que muitas pessoas dependem desse projeto, mantenha os olhos nisso, no bem que o projeto fará às pessoas. Se você tem o objetivo de se formar em alguma área, apesar dos problemas, mantenha os olhos na formatura e na carreira que você quer seguir.

Quando estamos realmente focados, quando nossos olhos estão presos à algo ou alguém, o que vem pelos lados não nos faz desviar. Tudo bem você olhar para os lados de vez em quando, ver as coisas boas e ruins que as suas escolhas vão te trazer, tudo bem pensar que talvez aquilo não seja o certo, mas se mantenha no caminho. Se seus olhos desviarem, mantenha seus pés fixos no chão até que eles achem o foco novamente. Nós caminhamos para onde estamos olhando, então mantenha os olhos fixos em coisas boas, não desvie do caminho que você escolheu, acredite que com fé e esforço tudo vai dar certo.

Todos nós temos momentos tristes, difíceis, e aqueles momentos em que parece que a morte é a única saída, ou que é a saída mais fácil, mas não se engane. Você é importante, mesmo que não veja isso, e mesmo que as pessoas com quem você se relaciona não demonstre isso, você é importante. Pessoas te amam e te querem bem. Seus sonhos são importantes, e para alcançá-los você precisa de esforçar, então não deixe que coisas aleatórias tirem seu foco e sua força.

Vale a pena continuar vivo, e você consegue! Faça algo que te faça sentir útil. Eu me sinto útil quando estou lendo com algum objetivo, seja ele de fazer uma resenha ou de dar um parecer à alguém. Me sinto útil quando saio com meus amigos. Me sinto útil arrumando as coisas em casa. Me sinto muito útil escrevendo. Me sinto útil quando ajudo meus amigos. Me sinto útil quando estou cuidando de mim mesma, da aparência, do espiritual e do físico. Não consigo me sentir útil quando estou deitada pensando em coisas ruins, ou criando situações que nunca irão acontecer, então eu evito fazer isso. Faça cursos, saia com amigos ou até mesmo sozinho, estude pela internet, faça amigos pela internet, escreva, desenhe, leia bastante, mas faça coisas que ocupem sua cabeça e te façam sentir útil. Que tal visitar um hospital e tentar alegrar os pacientes internados? Ou ir até uma ONG e ser voluntário por um dia? Ou até mesmo ajudar as pessoas na rua quando ver que elas precisam de ajuda? Tudo isso muda seu dia e o das pessoas ajudadas, e essas pequenas coisas podem te salvar, do mundo e de você mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário