quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Leitura todo dia #42





Essa semana vamos ter a Maratona Skindô Skindô, que inclusive vai ter um vídeo para o canal! Se tudo der certo, ele sai no domingo, dia 18 de fevereiro! Minha meta nessa semana é ler 1000 páginas no total. Loucura? Provavelmente sim. Vou sobreviver? Não tenho certeza. Eu queria que fosse realmente uma maratona, um desafio, algo que eu nunca faria em dias normais. A Maratona começa no dia 10 e termina no dia 14, ou seja, cinco dias para leitura desenfreada. Não sei se realmente vou conseguir ler 1000 páginas, mas vou fazer o possível para que ao final da semana - não da maratona -  eu tenha lido tudo o que eu realmente consegui ler.

Já aviso que se em algum dia eu estiver me sentindo muito cansada ou estiver passando mal, pode não rolar leitura, ou eu ler bem pouco. Quando estou realmente mal, não consigo nem abrir os olhos. Vamos torcer para que isso não aconteça, ou que pelo menos eu consiga "recuperar" no dia seguinte. Bom, abaixo estão as leituras que vou fazer, e as que estão em andamento. Vamos ter em mente que não pretendo terminar todos eles. Minha meta com Moby Dick, por exemplo, é ler 150 páginas apenas. Os número de páginas correspondem à quantidade que ainda me falta ler.


Entre Laços e Conflitos de Helô Delgado- 248 páginas
O Códex dos Caçadores de Sombras de Cassandra Clare - 270 páginas
Meu eu Poético - 130 páginas
Domelie - 154 páginas
Ela já foi Verão - 226 páginas
O Voo da Pequena Assum - 121 páginas
Moby Dick - 668 páginas






No dia oito, primeiro dia dessa maravilhosa semana em que vou ler loucamente, eu li 76 páginas (nove capítulos) de Entre Laços e Conflitos. Estou amando o livro, enredo super interessante e a escrita da autora, apesar de todos os problemas sérios discutidos no livro, é bem leve. Eu li essas páginas sem nem perceber que tinha lido tanto.

Confesso que queria ter lido mais, mas como eu disse no post anterior, estou fazendo alguns cursos, e isso me tira um pouco do tempo. A ansiedade para a faculdade está fazendo com que eu fique horas e horas, além de pesquisando vídeos sobre as matérias que terei no primeiro semestre, métodos de estudo eficazes. Sei que essa ansiedade toda vai passar assim que as aulas começarem, mas não consigo evitar me sentir assim, então estou aproveitando isso para pelo menos pesquisar coisas legais na internet, né? É sempre bom já ir tendo uma base do que vai ser estudado em cada matéria, apesar de saber que os professores vão explicar isso nas primeiras aulas.














No dia nove eu li 36 páginas de Entre Laços e Conflitos e continuo gostando muito do livro. Li pouco por que fui ler bem tarde, depois meu pai pegou meu computador, e o livro está no email. Eu poderia ter lido pelo celular? Sim, se não fosse o fato de meu celular não estar funcionando direito e não estar carregando mais que 20%.

E também li 27 páginas (cinco capítulos) de O Códex dos Caçadores de Sombras e já estou gostando bastante do livro. Não vou poder filmar a maratona, pois como eu disse, meu celular não está funcionando direito, e tenho medo de que se ele desligar por falta de bateria, ele não volte mais.



No dia dez eu li 72 páginas (sete capítulos) de Entre Laços e Conflitos. Eu queria ter lido pelo menos 100 páginas, mas acabou não rolando. Enfim, estou gostando bastante do livro. Com certeza está no top 3 de livros lidos para os projetos da Editora Coerência.

Li também 20 páginas do livro Meu eu poético, e estou fazendo a revisão. Não vou falar sobre a qualidade ele, apenas dizer que eu pessoalmente não gosto. Estou fazendo a revisão por que vejo que o autor tem potencial, mas que ainda precisa evoluir bastante na escrita, tipo, bastante mesmo. O livro inteiro é cheio de erros grotescos, e sei disso por que eu já tinha tentado ler o livro antes, e parei justamente por causa da quantidade de erros, era simplesmente impossível ler aquilo. Espero que com a minha revisão o livro tenha uma qualidade melhor, e que o autor pense melhor no que está escrevendo. Há palavras que ele coloca nas frases que acaba não fazendo sentido nenhum. Gente, me desculpe, mas eu meto o pau mesmo em livro ruim. O primeiro passo para escrever bem, é ler muito e estudar gramática e ortografia. Tem sim livros incríveis que têm foco em algumas regiões do pais, como os do Graciliano Ramos, que se passam no sertão do Nordeste, e por isso os personagens falam errado, mas nesse contexto faz todo sentido. O livro que estou revisando é mal escrito num nível que chega a dar dó. Mas como disse, vejo potencial no autor, e espero que mostrar à ele a quantidade de erros faça com que ele veja que precisa estudar.



No dia onze eu li 22 páginas de Entre Laços e Conflitos e sei que foi bem pouco, mas eu já estava super cansada, porém, como sempre, continuo gostando muito do livro. Muito bem escrito, enredo ótimo, tem doença no meio, o que é sempre algo que dá uma emoção a mais e eu particularmente amo por que pretendo trabalhar em áreas que talvez envolvam a pesquisa para o desenvolvimento de tratamentos e medicamentos para algumas doenças. Enfim, estou amando. Livro 5 estrelas com certeza!

também li mais 15 páginas de Meu eu poético. Como eu disse, comecei a ler bem tarde, o que acaba fazendo com que eu leia menos. Confesso que por estar lendo livros que estão no email, e por lê-los online, eu acabo me distraindo com algumas coisas na internet, o que também prejudica no rendimento da leitura. Não sei se a Maratona Skindô Skindô vai ser tão produtiva quanto eu pensava que seria. Já tenho plena consciência de que não vou conseguir ler 1000 páginas essa semana, mas vou continuar me esforçando para ler o máximo que conseguir.



No dia doze eu li 42 páginas de Entre Laços e Conflitos e concluí a leitura do livro! Gente, que livro incrível, 5 estrelas com certeza e espero que a autora tenha sucesso com ele mesmo que não consiga a publicação tradicional agora.

Li também 72 páginas de O Códex dos Caçadores de Sombras e que livro divertido! Da Cassandra Clare eu li apenas As Peças Infernais, e vi o filme de Cidade de Ossos, que foi baseado no primeiro volume da série Os Instrumentos Mortais, então estou acostumada com o universo criado, e com os personagens. É como se fosse um livro didático, falando sobre a história dos Caçadores de Sombras, sobre Vampiros, Demônios e outros seres do Submundo, e para quebrar o clima de livro didático, eles colocaram algumas anotações dos personagens, do Jace, Clairy e do Simon, que seriam as anotações que eles fizeram enquanto liam o livro, e elas são bem divertidas!

Por fim, li 8 páginas de Meu eu poético. Sem comentários.




No dia treze eu li 29 páginas (três capítulos) de Domelie e já estou adorando o livro, a diagramação, a fonte usada, a escrita, tudo é muito bonito e agradável, apesar de o tema ser bem pesado. Trata sobre cegueira, sobre perder pessoas e não saber lidar com isso... e continua sendo um livro de certa forma, leve.

E li também mais 20 páginas de Meu eu poético. Sabe quando o livro é tão ruim que você lê duas páginas e parece que leu 20? É isso que está acontecendo. Leio e reviso um monte, e não saio do lugar.

Li pouco nesse dia, mas foi um dia de certa forma, corrido. E vamos adicionar à isso o fato de eu ter tido cólica boa parte do dia, o que me deixou bem molenga. Adicione à isso um calor infernal de 30 graus, fiquei ainda mais mole.



No dia quatorze eu li 32 páginas (dois capítulos) de Domelie e continuo adorando o livro. Já dá pra ter uma ideia melhor de para onde o livro está nos levando, e gosto de livros que vão por esse caminho. O livro, apesar de ser pequeno, não joga as coisas sem explicações, e nem acelera as coisas para caberem no formato da história.

Li também 35 páginas de Meu eu poético, e novamente, sem comentários sobre ele. Sei que li bem pouco, mas é que durante o tempo em que eu leio normalmente, aconteceu mais uma treta literária, e meu espírito de barraqueira precisava acompanhar o que estava acontecendo. Se ainda não sabem o que é, cliquem aqui para saberem mais sobre o livro racista, que seria lançado em março de 2018, escrito por Jéssica Macedo, dona da Portal Editora, o livro se chama A Escrava e a Fera. Me desculpem, sei que deveria ter lido mais, mas como participante de alguns Movimentos Negros, eu me senti ofendida e me vi obrigada a tentar entender o que estava acontecendo. Já digo que sim, acho um absurdo a existência desse livro. Sei que ele ainda não foi lançado e que poucas pessoas tiveram acesso à história, mas a sinopse é o resumo dos primeiros 20% do livro, e pela sinopse o livro parece bem racista. A autora tentou se explicar depois, mas apenas acabou se sujando mais e mais. Disse que não vai escrever uma retratação e que vai processar as pessoas que a atacaram, MAS ela esquece que qualquer pessoa que tenha se sentido moralmente ofendida pode processá-la por danos morais, ou seja, de qualquer forma, ela vai sair perdendo. O máximo que vai acontecer é as pessoas terem que apagar os posts, mas ela pode sim ser processada e ter que pagar multa, e até ser presa, por ter publicado a sinopse de maneira pública, e por a sinopse ser sim racista.



Bom, nessa semana eu consegui ler (apenas) 506 páginas, o que dá 72,2 páginas por dia. É uma boa quantidade de páginas, mas para uma maratona chega a ser meio vergonhoso, ainda mais se tivermos em mente que a minha meta era o dobro disso. Também tem o fato de o meu celular ter estragado. Não consegui gravar a maratona, o que me desmotivou e como eu estava lendo os livros no celular, foi ruim ter que lê-los no computador, pois a tela é maior, emite mais luz, e cansa os olhos mais rápido.


Já vou dar um spoiler da próxima semana: a meta vai continuar sendo 1000 páginas. Não sei se vou conseguir, mas vou dar o meu melhor. Eu tenho a plena consciência de que não adianta tentar me forçar a ler, a leitura não flui e eu acabo me cansando, e depois pode acontecer de eu ficar dias sem ler nada, e não quero isso. Como já disse, eu quero aproveitar ao máximo o mês de fevereiro para ler tudo o que eu puder, já que depois que as aulas na UEMG começarem eu vou ter menos tempo para ler, já que vou ter que me dedicar mais aos estudos.




Entre Laços e Conflitos 248 páginas lidas Concluído
O Códex dos Caçadores de Sombras 99 páginas lidas
Meu eu Poético 98 páginas lidas
Domelie  61 páginas lidas



Nenhum comentário:

Postar um comentário