quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Ciências Biológicas: Expectativas



Me formei no ensino médio em 2016, e infelizmente a minha nota do ENEM desse ano não permitiu que eu entrasse na faculdade. Foi algo bem ruim para mim, a depressão ficou ainda pior, eu comecei a me achar a pessoa mais burra do mundo por não ter passado. Primeiro quero falar sobre o que eu queria fazer.

Quando eu era criança, queria ser médica, até o momento, entre os 5 e 6 anos, que tive que passar quase todos os dias da semana no hospital e acabei não querendo mais ser médica. Sempre gostei do ambiente hospitalar, provavelmente por que eu tive que aprender a gostar, já que teria que ficar ali por bastante tempo, mas eu acabei não querendo mais. Depois quis ser professora, até começar a estudar. Logo na escolinha infantil eu tive uma grande decepção, uma professora defendia muito uma certa aluna, e brigava com todos que não fossem legais com ela, então aí eu já desisti de ser professora. Depois eu apenas não pensei sobre o que queria ser quando crescesse.

De 2014 à 2015, ou seja, por dois anos, eu quis fazer Medicina Veterinária. Amo muito os animais, mas eu queria fazer esse curso para entrar na Polícia Científica. Depois eu percebi que não era bem isso que eu queria. Se eu mudasse de ideia, não quisesse mais trabalhar na Polícia, eu percebi que não iria querer trabalhar apenas como veterinária, não por não gostar da área, mas naquela época, veterinária parecia demais, too much, para mim, e eu acabei desistindo dessa ideia também.

Então em 2016 eu comecei a pensar seriamente em cursar Psicologia, já que é uma área que eu amo e percebi que a grade curricular me agradava, mas não quanto eu queria. Eu queria um curso que eu gostasse de estudar MESMO, um curso que eu olhasse para a grade e pensasse "É ISSO!".

Quando as notas do ENEM 2016 foram reveladas e as inscrições para o Sisu e Prouni começaram, eu fui pesquisando os cursos que estavam ali sendo oferecidos. Mudei de opção várias e várias vezes. Eu tirei cerca de 588 de média naquele ano, então era óbvio que eu não iria conseguir entrar numa faculdade pública, já que essas faculdades exigem notas altas. Eu não sabia o que fazer, eu só queria entrar em algum curso, qualquer um! Então tentei Odontologia, Jornalismo e Ciências Biológicas. Eu até passei em algumas, mas não no meu estado. Pode parecer besteira, mas eu não teria dinheiro para me manter em outro lugar, meus pais não têm dinheiro para me bancar em outro estado, e temos que contar com a síndrome do pânico que provavelmente me faria voltar para Belo Horizonte. Passei até em Enfermagem, mas no Amazonas.


Eu percebi que tinha uma faculdade legal na minha cidade que oferecia algumas licenciaturas, dentre elas Ciências Biológicas. Ser professora não estava nos meus planos, mas eu percebi que talvez não fosse tão ruim assim.

2017 foi um ano de aprendizado pessoal, principalmente emocional. Não ter passado em Minas me fez perceber que eu não tinha que passar em qualquer coisa só pra dizer que tinha passado, eu tinha que cursar algo que eu amasse, que eu quisesse estudar e que me visse fazendo isso futuramente. Estudando a grade curricular da UEMG, eu percebi que gostava do que as matérias iriam estudar, obviamente não todas, mas a maioria me atraiu. Comecei a pesquisar os campos de trabalho em Biologia, e vi que quero trabalhar com análises clínicas, ou com genética. Como é licenciatura, eu preciso apresentar documentos que comprovem que estudei Patologia, Embriologia, Citologia e algumas outras matérias, e preciso provar uma carga horária mínima que é necessária para trabalhar nessas áreas. Percebi que meu curso oferece essa carga horária mínima, mesmo sendo licenciatura, então creio que não terei problemas grandes com isso.


Agora falando sobre as expectativas realmente, desde março de 2017 eu venho pensando e pesquisando muito sobre vários campos de atuação. Quem acompanha o blog há um tempo sabe que fiz um curso de Meio Ambiente, que durou um ano, e sei que por ter sido apenas um curso normal, não me ensinou tudo que eu preciso saber sobre o assunto, mas como eu gostei, creio que também vou gostar bastante das matérias que envolvem Ecologia e Botânica.

Eu amo Biologia, sempre amei e tive bastante interesse na área, mas não tive bons professores no ensino médio. A professora do primeiro ano basicamente vivia de atestados e não tive mais que 10 aulas com ela ao longo do ano inteiro, o que significa que sempre eram professores substitutos que nos davam aula, e nem sempre eles sabiam explicar a matéria que estava sendo passada, apenas nos jogavam um monte de atividades e era cada um por si.

No segundo ano eu tive um professor bom, ele nos dava bastante prática, íamos ao laboratório estudar anatomia com os bonecos da escola, fizemos pesquisas práticas com Placa de Petri e ele chegou a levar vários animais em vidros, obviamente mortos e mergulhados no formol, mas foi uma aula incrível! Porém, ele também vivia de atestados. Ele era obeso, tinha problemas de saúde em decorrência disso, então novamente ficamos boa parte do ano com substitutos. No final do ano ele fez alguma dessas cirurgias que auxiliam no emagrecimento, então o último bimestre foi metade sem ele.

No terceiro ano, pasmem, não tive professor. Um professor ficou na escola por 2 meses, passou em um concurso e saiu. Depois só tivemos professor no último bimestre, e sim, durante dois bimestres inteiros no meio do ano, ficamos totalmente sem professor, nem substitutos a escola ofereceu. Ou seja, quem não quisesse aprender biologia por conta própria, não iria aprender nada se fosse esperar algo da escola.

Em 2017 eu estudei Biologia sozinha em casa, para ter uma nota maior no ENEM, e funcionou, minha nota foi 633 na média. Tirei 720 na redação! O que abaixou a minha nota geral foi exatas, mas nem fico triste, não sou boa nisso, então sei que a nota não seria grandiosa. Mesmo assim, passei na UEMG e vou fazer licenciatura em Ciências Biológicas!

Além de contar toda a história com instituições de ensino e sobre meus anseios profissionais, quero falar sobre minhas expectativas com cada matéria do primeiro período, e pretendo ir atualizando vocês sobre isso. Como vou fazer licenciatura, pretendo fazer alguns posts "ensinando" as matérias que estou cursando, já que muitas delas exigem que eu faça "formação docente", que é basicamente você ensinar e planejar seu método de ensino dentro da sala de aula, e pretendo praticar isso aqui no blog! Ao final de cada período eu volto para dizer o que achei realmente das matérias e minhas expectativas sobre as matérias que virão. As expectativas estarão sendo baseadas na Ementa, descrição de cada matéria pela UEMG. E ah, são 8 períodos, 4 anos de curso (pelo menos para os que passarem direto).



Leitura e Produção Textual I - O nome da matéria já diz tudo. Basicamente vamos aprender estratégias para ler mais e ter produtividade com isso, o que vai ser bem útil ara mim, e a escrever melhor. Vou aprender também a escrever artigos científicos, ou qualquer outro artigo acadêmico, o que vai ser de extrema importância para que eu consiga postar as coisas aqui no blog. E quem sabe escrever um artigo científico daqui alguns anos. E claro, isso claramente vai me ajudar no TCC.


Iniciação Filosófica - Creio que essa vai ser a matéria mais tranquila do período. Vai falar sobre como a ciência era vista desde a antiguidade até os dias modernos e vai falar bastante sobre ética. Provavelmente vou ter que estudar algumas figuras importantes para a ciência, mas creio que não vai ser tão difícil.


Química Geral - Vai ser basicamente um resumão de tudo que aprendemos no ensino médio, o que não significa que vai ser mais fácil, apenas que em algum momento já vimos isso. Vamos ser honestos e confessar que nem sempre nós aprendemos de fato aquilo que estudamos no ensino médio. Vamos estudar teoria atômica e a estrutura dos átomos, substâncias da tabela periódica, reações e ligações químicas, tudo sobre as moléculas, equilíbrio químico e química orgânica. Me dou bem com quase todos esses temas que citei, então creio que não vai ser tão difícil, mas como é muita coisa, vai ser bem puxado.


Citologia - Essa é a que eu mais quero estudar, com toda certeza! Sei que provavelmente vai ser bem difícil, mas estou empolgada. É o estudo das estruturas das células, ou seja, membrana, citoplasma e núcleo. Quero muito estudar mitocôndrias! Aqui, metade das aulas serão no laboratório, o que significa que usaremos muito o microscópio, o que também me deixa empolgada.


Anatomia Humana Básica - Outra matéria que espero gostar bastante. Vamos estudar sobre anomalias e monstruosidades, estruturas básicas do corpo humano como ossos e órgãos. Sistemas tegumentar, muscular, respiratório etc. E vamos aprender também como ensinar anatomia, o que provavelmente vai nos ajudar muito no aprendizado, já que para ensinar, precisamos saber bem do que estamos falando.


Metodologia do Trabalho Científico I - Vamos aprender a fazer pesquisas científicas, pelo menos a parte teórica dela, sobre como desenvolver e como analisar os resultados obtidos de forma que tenhamos uma conclusão certeira no final. Vamos aprender também técnicas de estudo científico, que espero usar bastante durante todo o curso. E também vamos aprender a montar um trabalho ou artigo segundo as regras da ABNT. Não sei se as regras mudam muito quando é para um artigo científico, mas provavelmente sim, já que a maioria tem um formato diferente.


Bases Histórias e Epistemológicas do Pensamento Biológico - Uma aula bem teórica, sobre como Biologia começou a ser considerada ciência, pensamentos importantes dos últimos dois séculos, avanços nas pesquisas, e a relação entre ciência e sociedade. Vai ser algo bem teórico, mas não creio que vai ser mais fácil.




Essas são as matérias, agora quero falar sobre expectativas gerais. Pesquisei na internet e vi que apenas trotes solidários são permitidos na UEMG, então não terei que me preocupar com isso. Nunca quis participar de trote, mas se for, por exemplo uma doação de sangue, participo sem problemas, mas geralmente eles nem fazem nada.

Sobre as aulas de laboratório. Ainda não comprei meu jaleco, mas vou comprar em breve. Quero um bem simples, sem meu nome bordado, sem o nome do curso, apenas um jaleco simples e branco. Não tenho dinheiro para ficar comprando muitas coisas, e prefiro economizar comprando as coisas mais baratinhas, do que gastar 150 num jaleco e depois não ter dinheiro para comprar os outros materiais necessários. Enfim, expectativas altas para essas aulas, pois é ali que vamos praticar tudo que aprendemos, e espero que meus relatórios sobre as aulas e os próprios projetos no laboratório sejam bons e que eu consiga passar sem maiores dificuldades.

Sei que na faculdade ninguém cobra nada, os professores estão ali para passar a matéria, você anotar ou não é problema exclusivamente seu, e nem espero que algum professor cobre que eu estude. Eu consigo ser organizada com os estudos quando tenho um norte, quando sei qual matéria preciso estudar e por onde começar, e como o professor vai passar essas orientações, creio que vou conseguir estudar bem, na universidade e em casa também, pelo menos nos dias em que eu não trabalhar.

Vi que a bibliografia "essencial" para as matérias é meu extensa. Não sei se vai ser obrigatório comprar os livros. Alguns deles eu achei na internet, e me desculpem, mas sim, baixei alguns pdfs de livros didáticos. Não sei se isso é realmente errado, mas como eu disse, não terei dinheiro para comprar as coisas por enquanto. E quando digo que não tenho, é realmente isso. Eu vou comprar meu material inteiro com 50 reais, e espero que consiga comprar tudo, afinal, vão ser apenas cadernos, canetas e marcadores. Espero que eu consiga aprender todo o conteúdo mesmo sem ter dinheiro para comprar os livros.




Por enquanto, ainda sem ter estudado nada, quero me especializar em Genética ou Embriologia, pois são áreas que me interessam bastante. Em Genética eu gostaria de trabalhar com testes de DNA, e em Embriologia, gostaria de trabalhar com inseminação artificial. Não gosto muito de crianças, mas trabalhar no "desenvolvimento" de uma criança deve ser incrível. E assim eu trabalharia com sonhos, afinal, as pessoas que chegam ali, chegam com a vontade de realizar o sonhos de serem pais. Não tenho o sonho em trabalhar como professora, mas como o estágio em escolas de ensino fundamental e médio são obrigatórios durante os dois últimos anos do curso, eu sei que vou ter que trabalhar com isso por algum tempo, e talvez eu comece a gostar da docência, mas realmente não quero que isso se torne a minha carreira, entendem? Ficaria sim trabalhando em escolas para complementar a renda, ou durante o tempo da especialização, mas depois, provavelmente não voltaria às salas de aula.


Ciências Biológicas me dá a chance de trabalhar em várias áreas, afinal, estudarei a vida, ou seja, qualquer área em que a vida seja o centro, eu posso trabalhar. Claro, não posso fazer o que médicos fazem, não posso fazer cirurgias, e não posso trabalhar como médica veterinária. Mas eu posso sim trabalhar em hospitais, sejam eles para humanos ou para animais, fazendo Análises Clínicas, ou seja, analisando exames. Posso trabalhar em qualquer área da Ecologia e Meio Ambiente, posso me especializar em determinados tipos de animais, como por exemplo, especialização em Biologia Marinha. Posso trabalhar em postos de saúde, verificando os estoques de medicamentos injetáveis e orais, posso trabalhar em prevenção de doenças, fazendo verificações nas casas e empresas sobre focos do vírus/bactéria que passa a doença. Posso trabalhar estudando vírus, bactérias e fungos em laboratório e desenvolvendo pesquisas sobre doenças. Posso trabalhar desenvolvendo pesquisas sobre doenças e medicamentos, e se você fizer especializações em Química ou Bioquímica, posso até trabalhar na fabricação desses medicamentos. As opções são muitas, e saber que estou entrando num curso que me permite trabalhar com todas coisas futuramente, me faz sentir realizada!

Mas não vou mentir, nos últimos meses eu comecei a me apaixonar pelo estudo da Medicina. Não tanto pela prática da profissão, mas pelo estudo das matérias e pela prática delas em laboratório e até mesmo nos hospitais, no final da graduação. Eu sei que pelo menos por enquanto não tenho vocação para ser médica, mas quem sabe daqui alguns 10 anos essa ideia tenha amadurecido e eu realmente curse medicina, nem que seja apenas para cursar e não para exercer a profissão.

Como puderam ver, a maioria dos cursos que já quis fazer eram da área de Ciências Biológicas, então creio que fazer esse curso, além de me abrir portas para trabalhar em várias áreas, pode ser uma boa primeira experiência para que eu possa posteriormente me graduar em algum outro curso dentro da área.

Se você vai começar a cursar Biologia, já cursa, ou pretende cursar, espero que você consiga se encontrar em alguma especialidade depois da graduação, e que aproveite ao máximo toda essa experiência. E claro, que o mercado de trabalho lhe seja gentil, a variedade de possibilidades de áreas onde trabalhar nos dá sim a tranquilidade de conseguir um emprego após a graduação, mas não se esqueça de que você vai ter sim que se esforçar para conseguir um emprego, e também para se manter nele e ter uma boa carreira. Que 2018 seja um ano de novidades e boas experiências acadêmicas à todos!



2 comentários:

  1. Ahaaaaaa vamos ser calouras na mesma faculdade!
    Passei no vestibular da UEMG para Letras haha'

    Uma Mente Inquieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns! Espero que as nossas expectativas sejam superadas!

      Excluir