domingo, 24 de dezembro de 2017

Resenha: Para Sempre Com Você



Título:Além da Superfície
Autor:Duda Razzera
Ano de publicação:2017
Número de páginas: 265
Nota:4/5



Duda Razzera é uma parceira do blog, revisei esse livro e alguns outros livros dela, mas devo deixar bem claro que eu ter participado do processo de revisão não vai aumentar ou diminuir o que eu acho do livro. Resenha 100% sincera.

Aline é uma das melhores bailarinas de sua escola e é uma das queridinhas da professora, apesar de não ter uma relação tão boa assim com os outros bailarinos. Sua mãe, dona Isabel, sempre cobrou que ela fosse a melhor bailarina, sempre a incentivou em qualquer coisa que envolvesse o balé, mas nunca a incentivou a ter amigos e viver uma vida normal como qualquer outra adolescente. A vida de Aline é o balé, ela vive para isso desde pequena, afinal, esse sempre foi seu sonho, não é mesmo?

Aline é apaixonada por Rafael, que também é um ótimo bailarino e seu único amigo. Rafael namorou com Priscila, inimiga declarada de Aline, por alguns meses, mas não deu certo. Depois do término Aline cria coragem para se declarar para Rafael, eles saem juntos, mas o encontro não foi dos melhores. Eles sofreram um acidente. Aline não se lembra de nada quando acorda, Rafael deixou um bilhete para ela e sumiu, e o pior: Aline ficou paraplégica.

"Meu corpo, que antes era motivo de orgulho, agora é a minha vergonha." _ Página 18

O médico deixa claro que ela pode sim voltar a andar, mas que vai ser um processo demorado, ela terá que fazer várias sessões de fisioterapia por vários meses até voltar a andar. Aline precisa dançar, sua vida sempre foi o balé, ela sempre viveu por isso e para isso.

Em seu processo de cura, Aline fica confusa e procura entender por que Rafael a abandonou no momento em que ela mais precisa dele ali, ao lado dela. Mas também usa esse período de adaptação à cadeira de rodas e à rotina de fisioterapia para entender que apesar de amar o balé, isso não foi uma decisão dela, foi uma decisão de sua mãe. Ao longo da história Aline vai perceber que sempre fez apenas as vontades da mãe, que ela não tem amigos justamente por que a mãe sempre colocou em sua cabeça que ela era melhor que as outras e não deveria se juntar à elas.

Mais uma vez, forçada por sua mãe, Aline começa a frequentar um grupo de apoio para atletas que sofreram lesões que os impediram de voltar a praticar o esporte. Lá ela conhece Gabriela, que vai se tornar sua melhor amiga, não apenas por que é a única amiga, mas por seu jeito alegre de ser e por sempre estar lá quando Aline precisa, ao contrário de Rafael.

Aline volta à academia, à escola de balé, mas não como bailarina, mas sim como ajudante da professora. Priscila está, obviamente, e vai fazer da vida de Aline um inferno, como se já não bastasse estar presa à cadeira de rodas e ter uma mãe que mais parece um general dentro de casa.

Rafael volta à cidade depois de alguns meses. No início Aline se recusa a falar com ele, afinal, ele foi quem fugiu e a deixou sozinha, mas aos poucos ela vai percebendo que o sentimento que sente por ele a impede de continuar fugindo dele, e percebe que quer estar com ele, e que seria burrice recusar sua companhia. Rafael sempre diz que ainda não pode dizer à ela o motivo de ter ido embora, mas que em algum momento ela vai ficar sabendo.

"Quando ele se expressa dessa forma, só me deixa mais apaixonada e queria tanto que esse sentimento fosse recíproco. Mas, sei que não é. Nem amigos podemos ser considerados." Página 61

Infelizmente o aspecto mais legal do livro, o motivo de Rafael ter ido embora, não vai poder ser comentado aqui nessa resenha por que seria spoiler, mas é com certeza o melhor do livro. Eu descobri já nos primeiros capítulos, mas isso só me fez ficar mais e mais ansiosa para que Aline também descobrisse, eu queria muito ver qual seria a reação dela. E confesso que esse livro me ajudou bastante justamente por causa desse motivo. Não vou falar por que me ajudou, por que seria uma dica muito forte do que acontece no livro, mas me ajudou.

Eu gosto bastante de balé, nunca fiz, e provavelmente não farei, mas admiro muito quem faz, principalmente por que eu sei o quão difícil é fazer todos aqueles movimentos e continuar mantendo a graciosidade. Eu danço, desde os 7 anos, e sei o quão difícil é dançar quando você está com alguma parte do corpo funcionando de um jeito estranho, imagine tentar voltar a dançar depois de ficar meses em uma cadeira de rodas, deve ser horrível. Por gostar de balé e conhecer o nome de alguns dos movimentos, eu consegui aproveitar bem o livro, mas já aviso que quem não gostar do tema não vai gostar do livro, pois metade dele se passa dentro da academia, por ser o lugar onde Aline encontra as pessoas que não são seu pai e sua mãe.

Aline é uma adolescente, então seus problemas, além do acidente, são coisas dessa fase da vida, ou seja, brigas com a mãe, brigas com sua inimiga da academia, a descoberta de novas amizades e o primeiro amor, coisas que me interessam, por que acho legal ver como outras pessoas, sejam elas reais ou não, passam por tudo isso. Adolescência é um período de descoberta para todos, e com Aline não é diferente. Essas são coisas que podem fazer com que algumas pessoas não queiram ler o livro. Ele se passa em um ambiente que não é do convívio comum da maioria das pessoas e é um livro infanto/juvenil.

Eu gostei bastante do livro por que ele consegue ser muito leve nos momentos em que a leveza é necessária e consegue ser pesado, muito pesado, quando precisa. Gosto de livros que conseguem trazer até os leitores a sensação real do que está se passando com a personagem. Como o livro é narrado em primeira pessoa, ficamos sabendo apenas do que Aline sabe, e isso é bom por que vamos descobrindo as coisas junto com ela, o que também pode ser bem ruim, para algumas pessoas, por que só descobrimos as coisas quando ela descobre, e digamos que Aline é aquela pessoa que prefere não saber de nada, então sempre que ela tem a oportunidade de descobrir algo e pensamos que finalmente nós, leitores, vamos descobrir o que está acontecendo, ela corre. Literalmente corre, para não ter que ouvir.

"Desejo colar nossos lábios e provar o gosto do céu." _ Página 171

Apesar de Aline ser a personagem principal, eu gostei mais de Rafael. Tenho uma facilidade maior para gostar de personagens masculinos por que geralmente meus pensamentos são mais parecidos com os deles. GERALMENTE, não sempre. Aqui eu gostei de Rafael pelo que ele representa na história e pelo motivo de ele ter sumido durante alguns meses, principalmente por que ele me ajudou em uma certa coisa da minha vida. Sei que provavelmente eu gostei bastante do livro por causa disso.

O melhor do livro é o motivo de ele ter sumido, que só vai ser realmente relevado nos últimos capítulos, mas como eu disse, eu já sabia desde o início, provavelmente por que eu já li alguns livros em que coisas parecidas acontecem, e não é fácil.

Apesar de ter gostado do livro, tenho que dizer que o final me decepcionou um pouco. Esperava mais emoção. Aline finalmente descobriu por que Rafael ficou longe dela por meses e o livro termina como se ela tivesse esquecido tudo o que eles viveram juntos, tudo o que eles prometeram um ao outro, como se nada tivesse acontecido, e isso me decepcionou por que eu esperava que a reação dela fosse ser algo maior. A primeira reação dela, assim que ela ficou sabendo, me agradou por que apesar de não ter sido nada grandioso, foi uma reação de choque, mas depois de alguns dias ela agia como se estivesse sendo muito fácil. Esperava mais do último capitulo.

Não vou falar sobre a diagramação e revisão do livro por que eu trabalhei na revisão dele, e acho errado falar sobre revisão de um livro que não estava revisado quando eu li. Porém a escrita da Duda é gostosa de ser lida, é uma escrita fácil e creio que ninguém vai encontrar dificuldades em ler o livro.

Recomendo o livro se você gosta de livros infanto/juvenil, recomendo muito à todos que gostam de balé ou de dança no geral, pois fala bastante disso, afinal, a academia de balé o cenário principal da história. Recomendo a quem gosta de livros com drama e surpresas no final, vale a pena ler, nem que seja só para saber o motivo de Rafael ter ficado fora da cidade por um tempo. E o motivo não é apenas uma coisinha, é aquele caso de que uma coisa ruim começa a puxar outra pior ainda e assim vai...



Nenhum comentário:

Postar um comentário