sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Desenho: Menina negra com tranças (passo a passo)


Mais um desenho para vocês! Em novembro em assisti Dear White People, que em português ficou Cara Gente Branca, e me inspirei em desenhar meninas negras. Se vocês acompanham meu canal, sabem que sou negra, e hoje em dia eu tenho muito orgulho da minha cor, mas nem sempre foi assim. Pretendo fazer um texto sobre isso ainda esse mês, mas não sei quando vai sair. Enfim, eu percebi que há poucas ilustrações/desenhos de meninas negras pela internet, e resolvi contribuir para que o número aumente. Não vou parar de desenhar meninas brancas, mas vou sim começar a desenhar mais meninas que se pareçam comigo, e que principalmente, possam se parecer com outras meninas negras que precisem de referências, de representação.


Sou negra de pele clara, então resolvi desenhar uma menina de uma cor que está próxima à minha, mas pretendo sim desenhar meninas mais escuras. Se quiser ver melhor as imagens, clique nelas.





1. Eu fiz o desenho sem nenhuma referência, fiz de cabeça, e quando faço assim, eu gosto de fazer um esboço com linhas, para que tudo fique no devido lugar.
2. No esboço das tranças eu marquei apenas onde elas vão ficar, não fiz nenhum detalhe por enquanto.
3. Na raiz das tranças, faça-as para várias direções, para dar a sensação de cabelo de verdade, pois nenhum cabelo de verdade fica apenas partido ao meio, ou de lado.
4. Colori a pele dela com um lápis marrom. Primeiro contornei a pele dela, passando o lápis com força, mas isso é algo característico do meu estilo de desenho, você não precisa fazer isso se não quiser.





5. Colori a pele dela inteira com o marrom que usei no contorno, porém, no colorido, eu não coloquei força no lápis, para que pudesse ficar mais natural.
6. Depois fiz o sombreamento nas bordas, ou seja, onde o cabelo encosta na pele, no nariz, no maxilar e no pescoço.
7. Colori a sobrancelha com o mesmo marrom que usei na pele, fiz fio a fio, e depois passei o lápis beje por cima, colorindo, para que a sobrancelha pudesse ficar preenchida.
8. Escolhi uma cor nude para a boca dela, então peguei um marrom bem avermelhado, contornei com força, e colori com a mão leve.



9. Eu quis uma negra com olhos verdes, algo que eu acho lindo, e para atingir o tom que eu queria, colori primeiro o olho inteiro de amarelo, e depois passei verde claro por cima.
10. Depois passei um verde militar nas bordas do olho. Depois puxei, do centro do olho para as bordas, algumas linhas com um verde bem escuro, para dar a sensação de reflexos na íris.
11. Eu tive que repetir o processo anterior umas duas vezes para ficar do jeito que eu queria, faça até ficar bom para você!
12. Comecei a fazer as traças. Não é muito difícil, e se você clicar aqui, vai ver um tutorial de como fazê-las.


13. Voltando aos olhos, fiz os cílios e o delineado. Eu sempre faço delineado nos meus desenhos, você pode escolher deixar ela sem, ou fazer uma maquiagem colorida, você é quem sabe!
14. Também colori a pupila do olho com caneta preta, a mesma que usei no passo anterior.
15. Comecei a pintar a blusa. Primeiro eu usei a canete preta para pintá-la por inteiro, e depois fiz alguns pingos grandes de corretivo nela.
16. Depois que os pingos grandes secaram, eu fiz vários outros pingos bem pequenos, assim ficou parecendo uma galáxia, um céu estrelado.




17. Contornei as traças com canete preta. Isso vai demorar bastante, então tenha paciência. Uma dica para quem não quer perder tanto tempo, é fazer tranças mais grossas. Também fiz uma leve maquiagem nos olhos. Para dar a ilusão de que ela estava com glitter, fiz vários pontos beeeem pequenos com corretivo branco.
18. Comecei a colorir o as tranças. Colori as bordas com um marrom bem escuro, e no meio usei um marrom mais claro, o mesmo que usei na pele, mas com força.
19. Depois fiz tranças com um outro marrom. Passei o marrom escuro nas bordas, e usei um marrom mais avermelhado no resto.




20. Tenha paciência para colorir as tranças, vai demorar bastante, mas vale a pena, pois o resultado final fica incrível!
21. Depois de colorir as tranças, lembre-se de colorir as partes de trás do cabelo, os espaços entre uma trança e outra. Eu fui alternando entre os dois tons de marrom que usei nas tranças.
22. Faça reflexos nos lábios com corretivo, mas tome bastante cuidado! Não saia colocando reflexos em todos os cantos. Na maquiagem, nós iluminados o arco do cupido, que é esse V nos lábios, e pelo reflexo natural, eu fiz também outros três pontos de reflexo, mas foram pequenos e foram poucos. Não exagere!




Aqui está o resultado final! Esse desenho inteiro, desde o rascunho até o momento em que eu coloquei nele a minha assinatura, levou cerca de 6 horas para ser feito. Sim, demorou bastante, mas o resultado foi incrível! Eu não fiz ele inteiro num dia só, fiquei trabalhando nele por 5 dias, e recomendo que vocês também façam essas divisões de tempo, por que ficar desenhando, principalmente se você pôr força, pode fazer com que você machuque o pulso ou os dedos, então vá com calma. Faça o desenho em etapas. Faça o rascunho em um dia, depois coloca o rosto, no outro dia coloca o cabelo e no último faça os detalhes. Fica mais divertido, e você não se cansa. Se você colore os desenhos usando tinta, provavelmente vai demorar bem menos, pois a tinta espalha bem mais fácil. Tudo vai depender dos materiais usados e das técnicas também!




Nenhum comentário:

Postar um comentário