sábado, 22 de abril de 2017

Resenha:Tóquio Ano Zero de David Peace



Título:Tóquio Ano Zero
Título original:Tokyo Year Zero
Autor:Cassandra Clare
Editora:Editora Planeta
Ano de publicação:2007
Ano de publicação no Brasil:2011
Número de páginas:400
Preço:R$ 39,90
Paguei:R$ 10,00
Nota:4/5



Um livro sobre História do Japão.Quem me acompanha aqui no blog sabe que eu amo o Japão,amo animes e a língua japonesa em si,e claro,amo a cultura desse país.Estava numa feirinha de livros no Shopping e vi esse livro na bancada e pensei "por que não?".Comprei e já fui ler o livro,estava super animada pra ele,pois além de se passar no Japão,é sobre investigação policial.


O "ANO ZERO" pra quem não sabe,é 1946,o ano seguinte à explosão das bombas em Hiroshima e Nagasaki,e gente,por amor de Deus,pronunciem corretamente os nomes da cidade,a pronúncia é Rrirochima e Nagassaki,ver minha professora pronunciando do jeito que os brasileiros pronunciam foi de cortar o coração.Claro,não tem nada a ver você pronunciar do modo que sua língua determinou,mas como aluna de língua japonesa isso me irrita bastante.É tipo gente que fala Kawái em vez de Kawaií,enfim,voltando à resenha...


1946 foi um ano de reconstrução das cidades afetadas.Na verdade ainda não é bem a reconstrução quando começamos o livro,é mais os oficiais ainda tentando achar sobreviventes e/ou corpos.Como o trabalho do Departamento de Policia agora é basicamente apenas procurar esses corpos,há uma grande ameça de demissão todos os dias.Pensem bem,a maioria dos moradores morreu ou se mudou,não há muitos crimes para resolver,então não é necessário ter muitos policiais


Apesar disso,no mercado negro,no submundo,há muita coisa pra ser resolvida,e um determinado grupo de policiais é encarregado de investigar alguns pontos suspeitos.O protagonista do livro é o Detetive Minami,e já bem no início ele tem que investigar o caso de um corpo de uma mulher que foi achado num lugar bem podre e aguado.O corpo já está bem ruim,quase sem carne,perfurações,o cabelo já quase não existe.


"Aqui há apenas uma lei;compre ou seja comprado.Venda ou seja vendido.Coma ou seja comigo;é aqui onde vêm os canibais" _ Página 51


Eu não vou falar muito sobre o enredo,não vou falar muito sobre o que acontece,pra evitar spoilers.Não se pode confiar em ninguém nesse período,até seus melhores amigos podem se revelar inimigos e te apunhalar pelas costas.E além disso tudo,ainda tem o psicológico das pessoas que fica meio fodido pelo que aconteceu e pelo que a cidade se tornou por causa da guerra.E claro,as inúmeras doenças que se abateram sobre a população e a consequência de tudo isso.


Não é um livro pra quem tem estômago fraco,há várias descrições de corpos encontrados em estados horríveis,doenças,matança e vômito,bastante vômito,de todas as cores e formas,então sério,se não estão prontos pra esse tipo de coisa,não leiam.


"Sou uma mulher - ela sussurra. - Sou feita de lágrimas" _ Página 55


Um livro sobre guerra é sempre difícil de ser lido,tem uma carga emocional e Histórica muito forte.E apesar de não ser tudo 100% real nesse livro,sabemos que coisas assim aconteceram e não importa sobre o que seja o livro,se ele for baseado em fatos reais,sempre vai ser pior,mais real,mais cru.E em diversos momentos eu parava pra pensar "cara,isso realmente aconteceu".E sim,o principal do livro realmente aconteceu,e no final do livro o autor nos dá alguns dados reais do que aconteceu,então apesar de os policias reais não serem os que estão no livro,os criminosos e os crimes são,e isso pesa bastante.







Uma coisa que tenho a falar mal da minha edição,é que ela descolou 2 vezes.Uma enquanto eu estava lendo o livro,e outra hoje quando vim fazer a resenha,simplesmente porque eu abri o livro do modo como vocês estão vendo na foto ali em cima.Temo que todo o lote também esteja assim,apesar de ser facilmente resolvido com cola,é chato né.A gente paga,mesmo que seja pouco dinheiro,pra ter um produto de qualidade,não um livro que desmorone a cada vez que você o abrir.


No início do livro tem um mapa de Tóquio pra gente não se perder muito,afinal,como não conhecemos a cidade,seria bem fácil a gente se perder com tantos nomes de lugares diferentes.Durante o livro inteiro são usadas palavras japonesas,não muitas,umas 40 no máximo,e no final do livro há um glossário pra você não se perder totalmente.Como eu já conhecia as palavras,não precisei dar uma olhada no glossário,mas ele está bem explicadinho.


Na entrada de capa capítulo que se inicia nas páginas ímpares tem uma foto,e na página atrás da foto tem explicações do tipo,onde a foto foi tirada,o que estava acontecendo,enfim,uma contextualização do momento.E então,na próxima página temos o nome do capítulo e abaixo em qual cidade eles estão e a temperatura.O engraçado é que já no primeiro capítulo está fazendo 38° e eles dizem estar agradável.E a gente reclamando de calor...Apesar de ter poucos capítulos,o livro tem várias paradas,umas estrelinhas que indicam que o assunto terminou,ou que você pode tomar um arzinho,um fôlego pra continuar lendo depois.


No final do livro tem todas as fontes usadas para que o livro pudesse ser escrito,as referências ficcionais e as de não-ficção,que particularmente eu achei pequena,mas como a maioria foram de departamentos de policias,de investigação ou coisas assim,é um livro bem confiável.Há também uma indicação de filmes que contam um pouco da História narrada no livro e me interessei por História de uma prostituta.Ah,são todos filmes japoneses.


"Não consigo ficar de olhos abertos,mas,quando fecho os olhos,não consigo dormir" _ Página 241


Eu gostei bastante do livro,além de ter bastante História,tem investigação policial,que foi o gênero que me trouxe pro mundo da leitura,então é sempre bom ler algo do gênero.Fora que fala bastante sobre o Japão.Eu gostei mesmo das partes podres,dos corpos jogados no chão,das doenças e tal.Sim,saber que é verdade deixa as coisas meio estranhas,se fosse tudo ficção,eu poderia simplesmente falar que gostei porque não aconteceu,mas aqui eu sei que aconteceu aquilo tudo.Mesmo assim eu continuei gostando dessa parte,foram as partes que mais me prenderam.


Esse livro é o primeiro de uma trilogia,mas eu provavelmente vou parar por aqui.Não por ser ruim,mas porque o último livro ainda não foi publicado no Brasil,e eu só irei ler o segundo,quando já tiver em mãos o terceiro,e só Deus sabe quando e SE isso vai acontecer.É um livro interessante e recomendo à todos,principalmente aos que gostam do Japão e/ou gostam de História,principalmente se você gosta das Grandes Guerras.


Um comentário:

  1. Boa resenha, tenho o livro, interessante você citar como falar o japonês correto, também sou aluno, mas não precisa ficar de histeria com esse tipo de coisa você não deve ser mais adolescente, kkk, ótimo livro e apesar de ter partes e cenas fortes, onde faz seu imaginário voar, não o classificaria como horrível de se ler, a leitura é bem tranquila na verdade. O meu tbm descolou.
    Abraço.

    ResponderExcluir