segunda-feira, 24 de abril de 2017

Resenha:100 Poemas de Carlos Drummond de Andrade





Título:100 Poemas
Título original:100 Poemas
Autor:Carlos Drummond de Andrade
Editora:EditoraUFMG
Ano de publicação:2002
Ano de publicação no Brasil:2002
Número de páginas:416
Preço:R$ 60,30
Paguei:R$ 00,00 -Ganhei-
Nota:5/5



Gente,que livro!É um ótimo livro pra se dar de presente pra quem gosta de poesias,e principalmente pra quem gosta do Drummond.Esse livro,como o próprio nome já sugere,é uma coletânea com 100 poemas do Drummond.Não são poemas inéditos,são poemas retirados de outros livros.O livro é dividido em 19 partes,pois os poemas foram retirados de 19 livros diferentes,sendo eles Alguma Poesia,Brejo das Almas,Sentimento do Mundo,José,A Rosa do Povo,Novos Poemas,Claro Enigma,Viola de Bolso,Fazendeiro do Ar,Viola de Bolso Novamente,A Vida Passada a Limpo,Lição de Coisas,Versiprosa,Boitempo,A Falta que Ama,As Impurezas do Branco,A Paixão Medida,Corpo,Amar de Aprende Amando,O Amor Natural e Farewall,Como eu só havia lido Sentimento do Mundo,boa parte desse livro foi inédito pra mim.


Uma coisa que preciso deixar claro já o início do post é que esse livro é bilingue.O lado esquerdo é português e o lado direito é espanhol,e foi um livro que me ajudou MUITO em melhorar meu vocabulário em espanhol.Se você estuda ou fala espanhol,é um livro que indico MUITO.No início temos um nota editorial falando um pouco sobre como a história da UFMG se mistura com a do DrummondO texto de introdução do livro está em espanhol e fala sobre a tradução do livro do português para o espanhol e castelhano.Depois temos um texto,também em espanhol sobre a vida do Drummond em Buenos Aires e então o livro começa de fato.


Não vou falar sobre todos os 100 poemas,a resenha ficaria gigante e cansativa de ler,mas vou falar sobre os poemas que mais gostei.Primeiramente quero dizer que eu marquei com post-its na lateral frases que eu gostei,e na parte superior eu marquei os poemas que amei,amei de paixão,mais de 25 poemas,e amei mais de 15 frases,ou seja,esse livro com certeza é um amorzinho na minha vida.


"E fiquei só em mim,de mim ausente." Science-fiction,página 326


O primeiro poema que eu amei foi No meio do caminho,aquele clássico poema que está aberto à inúmeras interpretações,e inclusive tem um livro enorme e lindo inteiramente para ele chamado Uma Pedra no Meio do Caminho,que é realmente uma biografia de um poema.Eu ainda não o li,mas morro de vontade de lê-lo.Esse poema é com certeza um dos mais marcantes de todos os que o Drummond escreveu,simplesmente porque cada pessoa pode interpretar ele de uma forma única e exclusiva.Vou deixar aqui a primeira estrofe dele.


"No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra" _ Página 36


Outro que me marcou MUITO foi Sentimento do Mundo.Gente,o que dizer desse poema.É de uma doçura e uma tristeza tão grande,quase um sufocamento.É um poema muito sensível,e como já viram,Drummond tem um livro com esse nome,e Sentimento do Mundo é o poema que abre o livro.Esse livro,Sentimento do Mundo,é incrível,já o li e em alguns momentos eu chegava quase ao ponto de chorar,é muito sensível,recomendo à todos,até mesmo aos que não gostam de poemas,vocês vão se surpreender.


Um poema incrível que eu já amava antes e quando o reli foi,nossa,incrível!Canção da Moça-Fantasma de Belo Horizonte.Primeiramente,por eu morar à 20 minutos de BH eu já comecei a amar a partir daí.Pra quem não sabe,Drummond é Mineiro,de Itabira.Enfim,esse poema é a história de Maria,e ela fala sobre o que ela fazia quando era viva,fala das saudades que sente,do modo como morreu e de como é estar morta.É bem profundo.


Congresso Internacional do Medo.Já perceberam que muitos autores escrevem muito o amor,mas poucos escrevem sobre o medo?"Provisoriamente não cantaremos o amor...cantaremos o medo,que esteriliza os abraços".Precisamos de mais escritos,músicas e arte no geral sobre o medo.Medo é um sentimento cotidiano tão forte,e poucos falam dele.


"Hay días en que ando por la calle de ojos bajos
para que nadie desconfíe,nadie perciba
que pasé toda la noche llorando." _ Explicación,página 53


Os Ombros Suportam o Mundo é um poema sobre o peso que as coisas têm.O peso do amor,do choro,do riso,o peso de ser mulher,o peso da juventude e da velhice.Os Rostos Imóveis é dedicado a Otto Maria Carpeaux,um crítico literário.Fala sobre morte de uma maneira que talvez causa estranhamento em quem ler e esse poema é um poema que precisamos ler pelo menos duas vezes,não por ser difícil,mas por ser bem forte.


Morte no Avião talvez seja um poema com o qual algumas pessoas possam se assustar,ou achar estranho,por falar de uma pessoa que está vivendo sua vida normal,acorda,se barbeia,come,enfim vive sua vida normalmente e no final morre.Isso assusta porque é cru,real,nu.Ninguém sabe quando vai morrer,e apesar de o narrador do poema narrar de uma forma que dá a impressão de que ele já está morto,enquanto ele estava vivo fica claro que ele não sabia quando iria morrer.


"Não,meu coração não é maior que o mundo.
É muito menor.
Nele não cabem nem as minhas dores." _  Mundo grande,página 92


Canto ao homem do povo Charlie Chaplin está com certeza no meu top 3 desse livro.Eu tenho um amor incrível por esse poema.Fala sobre o amor que o povo brasileiro sente por Chaplin,sobre o próprio Chaplin,sobre o relacionamento de Drummond com ele como fã e como conhecido.É um doce,mesmo.


Escada é mais um poema sobre amor contado de uma forma extremamente sensível e única.Claro,não fala somente sobre amor,falta sobre o que o amor nos leva a fazer,sobre morte,e principalmente sobre lembranças,sejam elas boas ou ruins.Os mortos é um poema bem curtinho que eu amei.Como ele é curtinho,vou deixar ele aqui pra vocês.

"Na ambígua intimidade
que nos concedem
podemos andar nus
diante de seus retratos.
Não reprovam nem sorriem
como se neles a nudez fosse maior." _ Página 328


O Marginal Clorindo Gato é uma perfeita descrição do que acontece nas favelas brasileiras.Sobre crime,esperança e morte.Eu me identifiquei SUPER com esse poema porque eu moro e sempre morei em favelas,e eu sei como é a realidade que a gente vive.Apesar de ninguém da minha família ter envolvimento com coisas erradas,eu sei bem o que acontece porque eu tô aqui,né.


As Sem-razões do Amor é simplesmente incrível."Eu te amo porque te amo".É um poema muito bom pra você fazer uma arte e colocar num quadro e dar pro seu cremoso ou sua cremosa.Sério,é um daqueles poemas que se algum dia,alguém recitar pra você,se case com esse alguém.






Agora vamos falar sobre sentimentos e opiniões.Eu amei o livro,se tornou um favorito.Não vou dizer que super amei todos os poemas,mas eu gostei de todos eles,por isso esse é um livro que eu recomendo muito,principalmente se você ainda não conhece muita coisa do Drummond.O livro é caro,eu sei,mas ele é bilíngue e pra quem fala espanhol é um livro ótimo e vale super a pena.Mas isso depende né,tem gente que não acha caro pagar 60 reais num livro,pra mim pagar mais de 40,a menos que seja um livro com algum diferencial,é caro.Nesse livro eu pagaria os 60 reais por ele ser bilíngue e porque ele tem fotos.Sim!Tem fotos.Mostrei as fotos num vídeo do meu canal,vou deixar ele no finalzinho da resenha.


A edição está incrivelmente bonita.A capa é feita de um papel bem grosso(cartão duplex pack 250g),quase tão grosso quanto um papelão,mas não chega a ser papelão de fato.A parte em verde na capa tem um certo brilho.Dependendo da luz do ambiente fica verde claro ou verde escuro,e o verde claro tem um certo brilho,tipo um furta cor.As orelhas do livro são em espanhol também e são bem grandes,quase do mesmo tamanho da capa.


"Nosso amor se mutila
a cada instante.A cada
instante agonizamos
ou agoniza alguém
sob o carinho nosso." _ A um varão,que acaba de nascer,página 238


A folha de guarda tem de um lado uma foto do Drummond e sua esposa,e do outro lado uma foto dele sozinho.A partir daí,no sumário,temos várias fotos de Drummond e sua família e tem também alguns fac-símiles de cartas que Drummond escreveu e recebeu.Como eu disse no início,do lado esquerdo temos o poema em português e do lado direito o poema em espanhol.O papel usado foi o Pólen soft 80g,ele é grossinho e amarelado,do jeito que todo mundo gosta.A diagramação tá maravilhosa,apesar de as letras serem pequenas,o espaçamento ficou ótimo.


"Yo te registro,simplesmente,
en el cuaderno de frustaciones de este mundo
pues para esto viniste:
para la inutulidad de nacer." Elegía a un tucán muerto,página 403


Eu me apaixonei por várias citações e por vários poemas inteiros,a escrita do Drummond é uma coisa deliciosa,você se sente comovido pelo modo como ele escreve.Meu livro está cheio de marcações,é realmente um livro lindo,em todos os aspectos.


Vou deixar aqui no final dois vídeos.No primeiro eu falei um pouco sobre o livro em si e sobre Canto ao homem do povo Charlie Chaplin mais especificamente.E no segundo eu mostrei o livro por dentro.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário